10 principais hábitos para atingir o sucesso

Para se alcançar o sucesso profissional, em qualquer que seja área da sua carreira ou empreendimento, cabe ao profissional capacitado seguir e desenvolver estratégias capazes de otimizar as atividades referente ao seu trabalho.

Isso acontece porque, independente da sua área, o público sempre irá esperar uma postura respeitável e digna por parte do profissional, seja de um cliente que visita uma loja, ou um gerente comandando a sua equipe em um escritório de advocacia.

O próprio mercado passou a adotar o sucesso profissional não apenas como um objetivo, mas também como um processo, repleto de atividades específicas que, quando praticadas da maneira correta, podem auxiliar  nesse encadeamento de ações de valor.

Cursos de coaching, mentoria e capacitação como o da CR.Andrade se tornam cada vez mais tão comuns como uma formação técnica, como em um curso de design gráfico EAD (Ensino a Distância), ou videoaulas de programas de computação.

A expansão desse tipo de curso e material acompanha um desejo cada vez mais expressivo do público, que é sobre como se profissionalizar em suas áreas, com o intuito de aprimorar a sua carreira, ou então de apostar em novas áreas.

Banner Remarketing 25

As formas de profissionalização existentes

Assim como o avanço das tecnologias permite que diversos setores sociais se modifiquem, incluindo a comunicação e os ambientes de convívio, as plataformas digitais possibilitam novas formas de trabalho, assim como maneiras únicas de otimizar esses ofícios.

O ensino tradicional sempre teve uma grande importância em relação ao mercado profissional, preparando o indivíduo para agir futuramente no comércio, na indústria, nos órgãos governamentais de apoio e em diferentes áreas de suporte à sociedade.

O mesmo acontece quando se pensa diretamente no mercado, no qual alguns setores prestam algum tipo de assistência a um comércio ou fornecedor de serviços, como um escritório de contabilidade e consultoria e o seu apoio para diferentes áreas do comércio.

Da mesma forma que o mercado se adapta aos costumes e interesses vigentes de cada público, as organizações que prestam assistência a esses mercados também passam por um processo de adaptação, buscando formas de preparar esses novos profissionais.

Paralelo aos ambientes tradicionais de estudo, como escolas e centros universitários, os cursos profissionalizantes tornam-se muito mais expressivos, apresentando um estudo direcionado para cada área específica.

As plataformas digitais permitiram essa proliferação de cursos especializados, sem a necessidade de que o aluno se dirija até um centro de estudo, podendo acessar esses programas educacionais diretos pela internet.

Por meio do celular, alguém consegue hoje pesquisar por um “curso de capacitação SP”, tendo acesso a cursos locais que apresentam esse tipo de especialização, além daqueles que funcionam totalmente por meio de um ambiente virtual, com videoaulas.

Através dessas práticas de ensino um profissional pode tanto se capacitar, como desenvolver técnicas específicas para o exercício de uma atividade. Uma nova realidade que prepara o indivíduo ainda mais para o mercado de trabalho.

Mas não basta ter o conhecimento técnico, para se alcançar o sucesso profissional um conjunto de técnicas e estratégias precisam ser adotadas pelo indivíduo que atua com uma atividade profissional.

Uma série de práticas que devem ser desenvolvidas tanto em um campo ocupacional, como no estado emocional que aquela atividade específica exige, seja para alguém que comanda um negócio próprio, ou que atua como colaborador em uma instituição terceira.

Antifragil Marketing

Dicas para se conquistar um sucesso profissional

Para se destacar no meio profissional o indivíduo deve focar acima de tudo em um processo de investimento, seja focando na área em que atua ou que pretende trabalhar, e acima de tudo em si mesmo, para que esta pessoa esteja pronta para executar tais atividades.

Em muitos casos esse processo de aprendizado acontece em mão dupla, com o profissional se preparando para o mercado, assim como apresentando formas de aprimorar a atuação desse setor profissional em si.

Sendo a situação de uma fábrica que financia um curso de reciclagem para operador de empilhadeira, garantindo uma melhor qualificação das suas atividades, por meio de uma capacitação profissional dos seus funcionários.

Mas essa iniciativa não começa apenas com o mercado, já que os próprios profissionais podem tomar alguma atitude com esse sentido, garantindo assim o início de sua jornada profissional de sucesso.

Para quem quer alcançar esse tipo de triunfo, é importante seguir alguns passos, tais como:

  1. Estabeleça metas

Você não pode cumprir um objetivo profissional sem sequer mapear quais são. Para um supermercado, o seu objetivo pode ser trabalhar com produtos mais diferenciados, enquanto para um profissional de uma fábrica, o seu propósito é conquistar uma promoção.

Algumas metas de destaque, tanto para um profissional como para um mercado são:

  • Aumentar o seu número de vendas;
  • Expandir o total de público;
  • Liquidar as dívidas existentes;
  • Especializar-se uma atividade específica;
  • Diminuir os seus gastos.

Para executar ações que respondam diretamente a essas metas, o profissional deve saber como desenvolver propósitos realistas, com base na sua situação pessoal ou do mercado, e tudo começa com um estudo de reconhecimento.

  1. Conheça o mercado

Antes de abrir uma nova filial de uma confeitaria, uma loja de vestuário ou uma empresa de informatica SP, o empreendedor precisa conhecer a sua área de atuação, como o público ali presente, assim como os concorrentes que atuam naquela região.

Essa dica não se resume somente ao meio empresarial, pois um colaborador de uma fábrica de cadernos também precisa saber da situação do seu meio de trabalho, como o nível de crescimento da empresa em que trabalha, para poder desenvolver metas pessoais.

  1. Conheça o público

O mercado não é uma entidade própria, agindo como resposta aos interesses e comportamentos sociais apresentados por um público. Logo, estudar o mercado significa também analisar em conjunto as atitudes tomadas pela audiência desse comércio.

  1. Aposte em um desenvolvimento contínuo

Não basta procurar por um algum estudo especializado e depois abandoná-lo com o fim do curso. Assim como as tecnologias se modificam com frequência, as técnicas de trabalho e atividades comerciais acompanham esse contínuo processo de atualizações.

Além disso, o profissional também precisa estar sempre atualizado sobre as novidades em sua área de trabalho, caso queira se destacar nela.

Pode ser o caso de uma fábrica que passa a trabalhar com um software de gestão financeira, onde o trabalho dos profissionais presentes será otimizado, contanto que existam colaboradores preparados para lidar com esse tipo de programa de computador.

  1. Não tenha medo da autocrítica

Em busca de um sucesso profissional é fácil para um funcionário encontrar e apontar as dificuldades do mercado, que em muitos casos demora a se adaptar à nova realidade da sua área.

Ao mesmo tempo, esse processo de análise também precisa ser feito em cima da própria pessoa, para que, por meio de um diagnóstico particular, esse profissional consiga estabelecer metas reais, em busca de identificar pontos a serem desenvolvidos.

  1. Seja responsável por outros além de você

Quem atua em um cargo de gerência é exposto diariamente a um conjunto de responsabilidades, sendo encarregado de comandar e gerenciar uma grande equipe de funcionários, atuando em um sistema de gestão para franquias, por exemplo.

Do outro lado, esse mesmo tipo de responsabilidade também se encontra em um colaborador comum, no qual o trabalho de um profissional do setor de comunicação irá impactar diretamente nas atividades da equipe de vendas.

  1. Trabalhe o seu equilíbrio emocional

Esse conjunto de responsabilidades pode desestabilizar a estabilidade emocional de um funcionário ou empreendedor, resultando em danos consequentes ao seu trabalho realizado.

Por isso, cuidar da saúde mental significa também se preocupar com a sua qualidade profissional, tendo condições físicas e emocionais para se dedicar a uma atividade.

  1. Desenvolva o seu network

Ninguém cresce profissionalmente sozinho, afinal, é comum do mercado ser um ambiente que trabalha com conceitos sociais, reagindo às atividades do público ou de outras empresas do mesmo ramo ou de diferentes áreas.

Sendo assim, para se destacar profissionalmente, o indivíduo deve contar com uma forte rede de contatos, que podem auxiliá-lo durante a sua jornada profissional, assim como você pode representar algum tipo de apoio para a sua rede de conexões.

  1. Seja ético

Os conceitos éticos e morais são essenciais para todas as áreas de trabalho, exigindo do profissional uma relação de respeito com seus parceiros comerciais e com o seu público.

Uma consultoria contábil, por exemplo, não deve compartilhar com os seus clientes dados referentes à atuação com colaboradores anteriores, assim como não se indica aceitar trabalhar ao mesmo tempo com duas empresas concorrentes.

Práticas de civilidade que irão garantir uma situação favorável para que a sua empresa, ou até mesmo você, possa se desenvolver com conceitos profissionais.

  1. Nunca desista

A persistência é uma grande colaborador do profissional, pois por mais difícil que uma atividade possa parecer, principalmente em um emprego novo, com práticas e estudo constante, o profissional irá se especializar nessa ação específica.

É só lembrar que ninguém nasceu sabendo falar ou andar. Essas ações foram sendo conquistadas com o tempo.

Por meio desse conjunto de práticas um profissional pode alcançar um nível avançado de capacitação, mostrando-se preparado para lidar com as responsabilidades do seu cargo, tanto em um nível individual como coletivo, no caso de uma empresa.

O sucesso profissional se conquista por meio de práticas constantes e especializadas, capazes de aprimorar a capacidade desse indivíduo.

Banner Remarketing 11

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.