3 coisas que acabam com sua produtividade

Em algum momento da vida, todo mundo considera ter que aumentar a produtividade. Por exemplo, quando se quer ser mais produtivo no escritório para conseguir a promoção que deseja, ou quando se está cansado de não conseguir concluir projetos pessoais.

Em outras palavras, a produtividade é de fato algo essencial para tudo na vida: trabalhar, estudar, cuidar da saúde, realizar projetos, etc.

Principalmente para as empresas, a baixa produtividade pode ser um fator prejudicial para a qualidade na gestão e para a lucratividade a ser alcançada.

Ou seja, existem vários desafios na gestão de um negócio, e a baixa produtividade das equipes pode impedir que esses desafios importantes sejam vencidos.

Se não for tratado adequadamente, pode até colocar um projeto organizacional em alto risco de falência. Portanto, é uma questão que prejudica o presente, como também o futuro da empresa.

Isso é especialmente prejudicial em mercados altamente competitivos, como as atividades de gestão de frotas, cujos serviços vêm crescendo à medida que o mercado se concentra amplamente na automação de processos.

Um serviço cresce juntamente com o aumento da produtividade, e é por isso que as empresas devem se atentar a essas questões importantes.

A presença de produtividade positiva não só garante bons resultados para as empresas, como também é um recurso favorável para o desenvolvimento pessoal dos próprios funcionários.

Logo, desde a solicitação do serviço, até a instalação de película antivandalismo, a produtividade deve se mostrar garantida para os clientes.

Isso promove uma relação positiva relacionada ao nível de produção de uma empresa, independentemente do seu foco, e estende esse valor a toda a cultura organizacional, principalmente diante de possíveis parcerias comerciais, esse é um fator crucial.

Mas para perceber os benefícios dos altos níveis de produção, é preciso agir sobre os vários problemas associados à baixa produtividade.

Por isso, vamos abordar neste artigo o que configura uma baixa produtividade na empresa, quais os impactos e as 3 principais coisas que podem estar desencadeando isso nas empresas. Confira!

Banner Remarketing 22

O que configura produtividade baixa?

Considerando o porte da empresa e mesmo os números fornecidos anteriormente, a baixa produtividade pode estar diretamente relacionada ao menor leque de resultados que a empresa está alcançando.

Pode haver algum tipo de problema, até mesmo relacionado aos métodos de trabalho, que podem afetar o baixo desempenho alcançado.

Por exemplo, isso pode ser visto no gerenciamento de algumas empresas, em que a baixa produtividade pode estar relacionada ao desgaste dos funcionários em relação à organização das grandes solicitações e documentações.

O mesmo vale para fábricas que não são limpas há meses, então é um ambiente insalubre para seus funcionários, algo que pode prejudicar a qualidade do trabalho e pode ser corrigido com algumas medidas otimizadas para o processo de limpeza.

A solução para o caso de baixo rendimento geralmente é melhor quando os gerentes entendem o motivo desse índice negativo. Ou seja, entendendo bem os fatores, os gerentes podem facilitar a aplicação de estratégias que possam otimizar os resultados.

Considerando os danos que um baixo nível de rendimento pode causar a uma empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação, é preciso estar atento a isso, assim como autoescolas ficam sempre de olho nesses indicativos.

Impactos negativos da baixa produtividade

Uma empresa pode ser prejudicada de várias maneiras se não cumprir suas metas de produção.

Ou seja, a baixa produtividade pode afetar o atendimento, a qualidade do produto ou mesmo o tempo de entrega ou tempo de realização de serviço, se for o caso.

Com isso, a empresa começa a perder seus clientes, pois eles podem voltar sua atenção para empresas concorrentes.

Em síntese, algumas das principais situações associadas a baixos níveis de perdas de produção podem ser vistas nas seguintes situações:

  • Diminuição do número de vendas;
  • Insatisfação do cliente;
  • Enfraquecimento da força da empresa;
  • Atraso na entrega de produtos e serviços.

Ou seja, são pontos realmente críticos que podem afetar todos os setores de uma empresa, e prejudicar sua participação no mercado, ou seja, seu market share.

Assim como uma empresa de assessoria contábil para abertura de empresa precisa ter clientes suficientes para subsistir, uma empresa de logística precisa ter entregas solicitadas para se manter.

E tudo isso depende da produtividade que pode elevar ou não o nível de qualidade nos atendimentos e na captação de novos clientes mensais.

Ou seja, se todos os processos importantes a uma boa produtividade não forem realizados nas empresas, pode prejudicar toda a cadeia produtiva e se tornar um tema constante de preocupação para a gestão da empresa.

O principal é entender se essa baixa produtividade está relacionada a coisas temporárias, como menor jornada de trabalho, ou algo mais grave que pode comprometer o futuro da empresa se não for abordado.

Diante disso, é importante verificar o quanto antes o que pode estar causando a baixa produção do seu negócio. Dado o seu grande fator prejudicial, é algo que de fato não pode ser negligenciado ou deixado para depois.

Afinal, para todo e qualquer negócio ir para frente, é essencial administrar bem essa produtividade nas organizações.Modern Female Writing In Notepad

3 motivos que podem atrapalhar a produtividade

Seja uma empresa de seguro suhai moto ou para uma empresa de móveis planejados, existem alguns motivos intrínsecos que podem estar relacionados ao surgimento de problemas com a produtividade interna.

Vamos destacar os 3 principais motivos que podem contribuir para uma baixa produtividade nas empresas. Confira:

  1. Sobrecarga dos funcionários

É comum que os baixos níveis de produção e esforços de trabalho sejam causados pela sobrecarga nos funcionários.

Isso pode até ser o caso em algumas empresas, mas geralmente o problema está em outro lugar, porque muito trabalho pode prejudicar seus resultados.

É importante lembrar que as empresas não são movidas apenas por máquinas, mas também por pessoas. Indivíduos que trabalham muitas horas podem afetar suas habilidades físicas e cognitivas, afetando a qualidade de seus serviços.

Mesmo as máquinas podem falhar se forem levadas ao limite, como um motor de carro em curto porque está muito quente. Diante disso, é importante buscar soluções, como a contratação de novos funcionários para atender a demanda.

  1. Ambiente desfavorável

Estar em um ambiente socialmente desconfortável pode ser uma das principais causas de falta de produtividade por parte dos funcionários. Ou seja, ergonomia ruim, falta de material e equipamentos adequados, o design do espaço de trabalho, etc.

Assim como uma empresa de declaração de importação com pouca circulação de ar, as altas temperaturas das máquinas podem dificultar o trabalho dos profissionais, pois seu desgaste físico acaba sendo maior nesses ambientes de trabalho pouco otimizados.

O mesmo vale para a qualidade dos equipamentos ali, é importante empregar o processo de usinagem das peças de alumínio para garantir que os equipamentos que a empresa utiliza funcionem melhor.

Por isso, ressalta-se a importância de otimizar o ambiente de trabalho para que a empresa alcance o nível de produção que busca e deseja alcançar.

Banner Remarketing 02

  1. Falta de treinamentos e incentivos

Outra questão que pode prejudicar o desempenho de uma empresa, ou seja, que pode prejudicar a eficiência e produtividade das equipes em termos de seu nível de produção é a falta de capacitação e treinamentos dos funcionários.

Assim também como a falta de incentivos que estimulam os funcionários a continuarem entregando mais de si e “vestindo a camisa da empresa”.

Mas não basta que uma empresa simplesmente exija a técnica e performance dos colaboradores, também é importante fornecer condições que permitam que sua força de trabalho entregue o melhor resultado possível.

Para isso, é importante saber distribuir suas tarefas de acordo com as habilidades de cada pessoa, além de oferecer cursos, palestras, alocar vans para eventos para locomover os funcionários até os locais dos seminários que auxiliem em sua capacitação em suas funções.

É claro realizar programas de incentivos como brindes e bonificações de acordo com cada resultado positivo e metas alcançadas. Tudo isso é essencial para a cultura organizacional como um todo, e evita que os funcionários queiram se demitir.

Ou seja, evite a rotatividade nas empresas, o que é algo ruim para qualquer marca.

Ao olhar para os quatro motivos de baixa produtividade que abordamos acima, uma empresa de instalação de energia solar pode obter melhores resultados em suas atividades.

Além disso, pode identificar problemas que afetam sua produtividade e tomar as medidas adequadas para resolvê-los, o que vai ajudar a sua empresa a crescer no mercado, já que a produtividade dos funcionários irá aumentar.

Um cenário que exige que uma empresa realize diagnósticos contínuos para identificar e resolver determinados problemas, mesmo antes que prejudiquem a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.