4 dicas para aplicar quando estiver sobrecarregado no trabalho

Saber como lidar com a sobrecarga no trabalho é essencial para que as pessoas consigam desenvolver uma rotina de trabalho mais leve e vejam suas atividades, não como um peso, mas como algo que realmente gostam de fazer. 

É claro que lidar com a rotina insana de algumas profissões nunca é algo fácil, e a primeira coisa a ser entendida é que ninguém, nunca conseguirá dar conta de tudo, e está tudo bem, afinal de contas, você não é uma máquina que trabalha sem parar. 

Os seres humanos possuem um corpo, uma mente e tudo isso requer cuidados e descansos que precisam ser atendidos e respeitados, por isso, criar uma rotina leve de trabalho é essencial para que você consiga até mesmo trabalhar mais. 

Isso porque, quando você entende a importância do descanso e da construção de uma rotina leve de trabalho, consegue determinar quais são as suas prioridades, o que fazer, quando e como fazer isso dentro do tempo e dos recursos que possui. 

E isso serve para todo e qualquer tipo de profissão, seja para uma pessoa que presta consultoria de RH ou até mesmo para um mecânico que possui o seu próprio negócio e deseja organizar melhor a sua rotina de trabalho. 

Seja qual for a sua profissão, entender como construir uma rotina saudável de trabalho é essencial para que você consiga produzir mais e ver essa rotina com mais amor e leveza, o que te ajuda a ter mais felicidade e qualidade de vida. 

Por isso, hoje iremos abordar mais sobre esse assunto, além da importância da construção dessa rotina, também daremos dicas práticas de como trazer isso para a sua vida e fazer com que a sobrecarga no trabalho seja algo que você consiga controlar. 

Banner

Entenda a importância da rotina de trabalho leve 

Antes de qualquer coisa, é de suma importância que você entenda a importância de uma rotina de trabalho leve, pois muitas pessoas ainda acham que quanto mais insana e cheia for a rotina de trabalho, melhor é, mas isso é um grande engano. 

Para que o vendedor de uma marca de sacola alça fita consiga lidar com todas as demandas que existem no setor, é preciso muita organização e assertividade, pois é fato que não será possível atender a tudo e a todos em um só dia. 

Existem diversas e diversas áreas de trabalho com rotinas malucas, que exigem horas e horas de trabalho e que acabam envolvendo o profissional em uma rotina que nem ele percebe quantas horas se passou de trabalho, como:

  • Saúde;
  • Comunicação;
  • Direito;
  • Economia;
  • Ciências;
  • Educação;
  • Esportes;
  • Entre outros. 

Claro que, quando a pessoa ama o que faz, ela passa horas trabalhando e nem se dá conta disso, mas ainda assim, mesmo amando o que se faz, existe uma sobrecarga que em algum momento irá lhe alcançar e que será necessário cuidado. 

Isso porque, uma rotina de trabalho com muita sobrecarga acaba consumindo o profissional em questão e pode até mesmo desenvolver sérios problemas de saúde física e mental, não é à toa que número de pessoas com burnout cresceu de forma surpreendente. 

Dependendo do tipo de trabalho que exerça, sempre haverá uma grande demanda a ser atendida, é o que acontece com quem trabalha em uma administradora de condomínios centro sp ou em um hospital, por exemplo. 

Entretanto, saber construir essa rotina leve de trabalho é essencial para que você consiga fazer o que precisa fazer dentro do prazo e saia do trabalho com a sensação de dever cumprido e de que fez tudo o que estava ao seu alcance naquele dia.

Isso não quer dizer que você sempre fará tudo, mas fará o que for mais importante, isso já é um grande avanço e te ajudará a ter uma rotina da qual se orgulhe e da qual conseguirá ter mais realização e felicidade. 

Tired Femalel

Confira 4 dicas para evitar a sobrecarga no trabalho 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a importância da construção de uma rotina leve de trabalho, chegou o momento de conferir algumas das dicas que selecionamos para te ajudar a evitar a sobrecarga no dia a dia de trabalho. Confira: 

1 - Crie uma lista de tarefas 

A primeira dica é a criação de uma lista de tarefas com tudo o que você precisa fazer referente a sua função, seja a checagem da produção do corrimão de aço inox da empresa ou conferir a lista de e-mails para ver o que os clientes responderam. 

Você pode produzir uma lista com tarefas diárias ou semanais, mas para um primeiro momento, a diária costuma ser a melhor, pois assim, você consegue ver tudo o que precisa ser feito apenas naquele dia. 

Sendo assim, todos os dias, você anota em um caderno ou até mesmo no bloco de notas do celular, tudo o que precisa fazer, isso te ajudará a ter uma visão macro sobre suas demandas, o que evita se sentir ansioso(a) com o que deve ser feito. 

2 - Use a técnica pomodoro 

Outra dica muito importante e valiosa, principalmente para quem não consegue manter o foco em suas atividades, é o uso da técnica pomodoro, conhecida por ciclos onde a pessoa foca completamente por alguns minutos no que deve fazer e depois descansa um pouco. 

Nos minutos de foco, você tenta resolver o máximo de coisas que conseguir, desde entrar em contato com uma fábrica de sacaria de ráfia para fazer um pedido para a sua empresa ou responder os e-mails dos clientes. 

Você pode começar aos poucos, com ciclos de 20 minutos de foco e 5 de descanso e depois aumenta para 45 minutos de foco e 15 de descanso. Existem diversos aplicativos que você consegue baixar em seu celular e que podem te ajudar a usar o pomodoro. 

3 - Classifique as suas prioridades 

Além de tudo isso, também é de suma importância que você saiba classificar as prioridades das suas atividades, pois mesmo que você tenha diversas demandas no dia, nem sempre significa que todas elas são urgentes e precisam ser feitas exatamente naquele dia. 

Por isso, após fazer a sua lista de tarefas, conforme ensinamos na primeira dica, você pode usar algumas cores para sinalizar as atividades que precisam ser feitas com urgência e as que podem esperar um pouco mais para serem realizadas. 

Por exemplo, se contratar uma empresa de soldagem para o seu escritório for uma tarefa urgente, marque ela com uma cor vermelha, as atividades medianas podem ser marcadas de amarelo e as que não são urgentes, de verde. 

4 - Saiba dizer não 

Para finalizar essas dicas, mas longe de ser menos importante, não podemos deixar de falar sobre algo essencial na construção de uma rotina de trabalho leve e que deve ser levada para a vida, que é saber quando falar não.

Para algumas pessoas, falar não pode ser algo muito difícil, mas muitas vezes é necessário para que você consiga priorizar o que precisa e não acabe tomando para si algumas atividades que irão te deixar sobrecarregado. 

Sendo assim, ao ver que determinada tarefa que lhe está sendo oferecida irá te sobrecarregar, saiba dizer não e não se sinta mal por isso, pois aquela pessoa conseguirá resolver aquilo de outra maneira e você conseguirá ajudar a si mesmo e sua rotina. 

Seja para quem trabalha em uma empresa de manutenção industrial ou até mesmo para um professor infantil, tais dicas são essenciais e fazem toda a diferença na construção de uma rotina mais leve de trabalho. 

Saiba o que fazer para ter uma rotina mais leve no trabalho  

Por fim, não poderíamos deixar de dar algumas dicas bônus do que fazer para que a sua rotina de trabalho seja, de fato, mais leve e que, além de ter mais organização com suas demandas, tenha mais realização no que faz. 

A primeira delas é sempre manter os devidos cuidados com o seu corpo e com a sua mente, pois ambos andam em paralelo para que você consiga desempenhar sua função da melhor maneira possível.  

Além disso, também é importante que tenha com quem contar para compartilhar os desafios e as conquistas de seu trabalho, pois tudo se torna melhor quando temos um ombro para chorar e mãos para nos aplaudir quando preciso. 

E é claro que entender o propósito do que faz e agregar valor a isso também é essencial, pois uma empresa que produz resina de troca iônica, por exemplo, não produz um simples produto, mas algo que será usado para entregar qualidade aos clientes. 

Ao entender isso, você também entende que faz muito mais do que apenas algumas atividades no dia a dia, mas trabalha para a construção de algo que melhore a vida das pessoas e traga um impacto positivo na sociedade. 

Com isso, torna-se mais fácil entender a importância do que faz e compreender que cada simples ação do dia a dia impacta na vida de diversas pessoas e que o seu trabalho, é sim, muito importante dentro do mercado. 

Banner3

Considerações finais 

Dessa maneira, você consegue não só construir uma rotina de trabalho mais leve e evitar a sobrecarga, mas também ajudar outras pessoas a entenderem a importância disso e desenvolver ainda mais produtividade e valor no que faz. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.