4 Fatores que comprometem o seu foco

Manter o foco é um processo muito importante para qualquer profissional, uma vez que é preciso ter atenção para realizar suas tarefas com mais qualidade. Por conta disso, é importante entender como manter o foco e quais são seus principais obstáculos para isso.

O mundo está em constante processo de apresentar novas informações, o que tem se intensificado ainda mais por conta da transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos se tornaram mais populares.

Hoje, é possível receber informações o tempo todo através de:

  • Sites e blogs;
  • Redes sociais;
  • Notificações de aplicativos móveis;
  • E-mails.

Estes fatores acabam influenciando muito sua produtividade, e não é incomum que você passe horas procrastinando ao consumir esse tipo de material, o que atrapalha muito a manutenção do foco em atividades realmente importantes.

Identificar como as pessoas podem ajudá-lo a otimizar seu tempo e manter suas tarefas em dia é um passo muito importante para uma boa ação, e existem casos em que a ajuda profissional pode ser necessária, como um curso de capacitação SP.

Por conta do estresse e da quantidade de ações que as pessoas têm que realizar em um curto período de tempo, existe também a ideia de multitarefas. Tratam-se de pessoas que podem realizar duas ou mais atividades ao mesmo tempo, otimizando assim o trabalho.

Entretanto, é preciso ter em mente que pouquíssimas pessoas no mundo são realmente capazes de realizar ações de forma multitarefa. Na maioria dos casos, as pessoas acabam dando prioridade para uma ação em detrimento das outras, ainda que subconscientemente.

Quando você não consegue trabalhar com o foco na atividade que está buscando realizar, seus resultados acabam ficando muito abaixo do esperado, e em alguns casos isso pode até mesmo gerar o comprometimento do projeto como um todo.

Além disso, é importante entender o quão fundamental o foco é para a execução do trabalho, e ter em mente que esta não é uma tarefa fácil, como a realização de um curso de excel avançado a distancia

Pelo contrário, manter o foco enquanto diversos fatores externos tentam tirar sua atenção pode ser desgastante e prejudicial.

Banner Remarketing 10

Por que manter o foco?

A produtividade é um elemento que tem impacto direto na conquista de seus objetivos. Diante disso, muitas pessoas precisam manter o foco para conseguir dar conta do trabalho necessário para seu cargo ou profissão.

Nenhum profissional deve se sobrecarregar de tarefas, e fazer tudo nem sempre é a opção mais adequada para esse tipo de atividade, porém a utilização de estratégias que otimizam sua ação pode ajudar muito a resolver seu problema de foco.

Dessa forma, você consegue deixar de lado a procrastinação, ignorando uma série de distrações que acabam acontecendo ao longo do seu dia.

Manter esse tipo de comportamento é ideal para você alcançar seus objetivos, o que ajuda a conquistar um crescimento tanto no campo profissional, podendo realizar palestras SIPAT SP, quanto no pessoal, ajudando a superar desafios e bater metas com mais efetividade.

Principais impeditivos para seu foco

Compreender alguns dos principais elementos que impedem o foco em uma determinada ação ou serviço é um passo bastante importante, principalmente com relação ao comprometimento de sua produtividade.

Inclusive, podemos dizer que isso é necessário tanto em empresas de produtos promocionais quanto de diversos outros ramos.

Estar preparado para superar cada um destes desafios é um processo, e cada pessoa tem seu próprio tempo para lidar com isso, mas é importante que você procure entender quais são seus principais pontos fracos.

Ao adaptar esse tipo de recurso a sua realidade, você consegue ter uma visão mais clara do que precisa ser trabalhado para efetivamente conseguir resultados expressivos em suas atividades profissionais ou pessoais.

Por isso, entender o que tira seu foco e eliminá-lo acaba se tornando uma ferramenta muito importante para seu trabalho.

1.    Interrupções em geral

Existem diversos elementos à sua volta que podem se tornar constantes interrupções, impedindo que você consiga se focar na ação que está realizado e que você tenha uma estrutura mais adequada para o trabalho.

Dessa forma, é importante ter em mente que o foco vem da atenção, e você precisa ser capaz de se concentrar para conseguir resultados mais expressivos com relação a esse tipo de atividade.

Com a tecnologia, muitas dinâmicas de comunicação e de relacionamentos acabaram mudando, e as pessoas esperam constantemente respostas imediatas e diretas, entretanto esse tipo de atividade pode acabar se tornando um problema a longo prazo.

O smartphone é um exemplo de dispositivo que acaba causando esse tipo de problema.

Se por um lado, é uma importante ferramenta de comunicação, e em alguns casos fundamental para a execução de atividades dentro do seu campo de trabalho em uma empresa de informatica SP.

Por outro lado, é também um dispositivo que armazena fácil acesso a todas as suas redes sociais e aplicativos de comunicação, que podem acabar tomando um tempo maior do que o esperado para realizar tarefas.

O ideal, nestes casos, é criar uma rotina e um hábito de não responder situações pessoais, salvo em casos de emergência, durante o expediente. 

Se você e as pessoas de seu convívio estiverem dispostas a fazer isso, você pode conseguir um resultado muito mais expressivo.

2.    Fazer várias tarefas ao mesmo tempo

Conforme citado anteriormente, o hábito de se dizer multitarefa tornou-se comum no mercado de trabalho. Muitos profissionais se dizem orgulhosos por serem  multitarefa, e em alguns pontos, o termo é usado até como requisito de contrato para determinados setores.

Porém, a maioria das pessoas não está falando a verdade quando diz que é multitarefa, ainda que elas não saibam disso. Trata-se de uma ferramenta cerebral, na verdade, que raras pessoas no mundo possuem.

Na maioria dos casos, o ato de realizar várias tarefas simultaneamente faz com que você não consiga se focar em nenhuma, e mesmo que você esteja dando mais atenção a uma das tarefas no lugar das outras, como é comum, você não fará direito.

A produtividade de uma pessoa que se julga multitarefa cai consideravelmente, o que acaba atrapalhando planos de metas e o alcance de resultados na empresa, o que gera frustração, insatisfação, estresse e medo de perder o emprego.

Por isso, muitas vezes é melhor trabalhar focado em uma atividade e então passar para outra. Quando você gera essa mudança de forma repentina, principalmente quando há um elemento de repetição, isso acaba se tornando um problema.

Isso não se aplica a tarefas simples e práticas, entretanto, e sim em atividades complexas que tenham impacto direto em sua produtividade, como o desenho e melhoria de processos, sendo importante que você consiga fazer essa separação para trabalhar melhor.

O foco pode acabar se tornando uma ferramenta importante para conseguir resultados mais precisos, e dessa forma você acaba conseguindo eliminar uma série de obstáculos para sua produção, otimizando a forma como você age no trabalho.

Ponto Focal

3.    O potencial da internet

Enquanto a internet é uma impressionante ferramenta de trabalho, ela também pode gerar uma série de distrações. Por conta disso, muitas empresas estão aplicando limitadores para os acessos em páginas não relacionadas ao trabalho como um todo.

O ser humano é uma figura de interesses, e muitas vezes você possui hobbies e curiosidade de elementos não relacionados ao trabalho, seja por lazer ou entretenimento. 

Quando você tem um portal de acesso a conhecimento praticamente ilimitado como a internet, isso acaba se tornando muito atraente.

Por isso, deixar de lado esse tipo de busca enquanto você está em um ambiente de trabalho é uma forma interessante de garantir mais produtividade em sua etapa profissional de desenvolvimento de software sob medida como um todo.

4.    Estresse

A cobrança excessiva pode ser um sério impeditivo para você conseguir focar em suas atividades. Muitas vezes, a quantidade de trabalho com um deadline curto acaba gerando uma série de sensações negativas, encabeçadas pelo estresse.

A ansiedade também tem uma grande culpa na falta de foco de um profissional, uma vez que ela acaba prejudicando seu engajamento. Para melhorar essa questão, é possível procurar por uma clinica de acupuntura para te indicar um tratamento.

Estresse, ansiedade e depressão são doenças sérias, e se não cuidadas com atenção, podem até mesmo te tirar do ambiente de trabalho com o desgaste que foi realizado a longo prazo com o excesso de atividades.

Banner Remarketing 11

Considerações finais

Manter o foco para o trabalho pode ser um processo muito complicado, sobretudo em questão de interrupções e outras atividades que podem atrapalhar seu processo profissional, o que acaba gerando um incômodo muito grande.

Quando você consegue lidar corretamente com esse tipo de atividade, é muito mais fácil trabalhar de maneira efetiva, aumentando sua produtividade e conquistando resultados cada vez mais satisfatórios para a empresa.

Portanto, ter o foco em ordem é uma peça-chave para que você consiga ajudar sua empresa a se tornar uma liderança em seu nicho de atuação, como a CR.Andrade é dentro do marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.