4 motivos que deixam sua produtividade baixa

Existem diversos desafios no processo de gestão de um negócio, sendo importante trazer uma solução para cada problema que surge em relação a esse empreendimento, para assim evitar casos como um índice de produtividade baixa.

Questões que se não forem bem trabalhadas, podem até mesmo colocar o seu projeto em um nível de alto risco de falência, caso tal problema continue presente a longo prazo. Sendo então um problema com danos ao presente, mas também ao futuro de uma empresa.

Afinal, como expandir as suas atividades comerciais, se atualmente não parece existir capacidade sequer de dar conta das demandas atuais de uma companhia? Um contratempo que é facilmente percebido pelo seu público, prejudicando seu projeto.

Ainda mais quando se trata de um mercado competitivo, como é o caso das atividades de uma empresa de montagem mecânica industrial, cujos serviços vêm crescendo na medida que o mercado de forma ampla vem tendo atenção ao processo de automação.

Um serviço que cresce justamente pela promessa de aumentar a produtividade de uma fábrica, não substituindo o trabalho humano, mas otimizando os seus resultados, deixando os funcionários desses locais serem responsáveis por outras atividades de valor na fábrica.

A presença de índices positivos de produção é algo que não só consta como algo positivo nas planilhas de uma empresa, mas é também é uma característica favorável ao próprio público dessa companhia, tendo assim melhores chances de ser atendido.

O que envolve desde a fabricação de um produto por uma fábrica de capachos personalizados, até o processo de entrega dessa mercadoria nas mãos de um comprador, por meio de um serviço de qualidade de transporte de produtos.

Uma relação positiva que se encontra associada ao nível de produção de uma empresa, independente de qual seja a sua atenção, ampliando assim esse valor para o mercado como um todo, principalmente diante das possíveis parcerias comerciais.

Mas para alcançar os benefícios de um alto nível de produção é preciso agir em relação a todo tipo de problema que pode estar associado a uma baixa produtividade. Sendo importante conhecer a fundo esse contexto, para assim encontrar a solução adequada.

Banner Remarketing 22

Ao que se refere uma baixa produtividade?

A baixa produtividade de um projeto está diretamente associada ao alcance inferior de resultados aos quais são possíveis de se alcançar em uma empresa, levando em conta o porte dessa companhia ou até mesmo os números que eram apresentados anteriormente.

Podendo existir então algum tipo de problema que tenha surgido, até mesmo em relação ao seu método de trabalho, que possa influenciar no baixo rendimento agora alcançado.

Situação que pode ser vista no gerenciamento de uma fazenda, por exemplo. No qual a baixa produção de uma colheita pode estar associada ao desgaste do solo, diante da falta de rotação de culturas, além da adoção de técnicas que evitem essa exploração excessiva.

O mesmo para uma fábrica que não é limpa há meses, tornando-se assim em um ambiente insalubre para a sua equipe de funcionários. Algo capaz de prejudicar a qualidade do seu trabalho, e que poderia ser resolvido com um aditivo alcalino aplicado na limpeza do local.

Normalmente a busca por uma solução para um caso de baixo rendimento costuma ser resolvida de forma melhor ao se conhecer as causas para esse índice negativo. Facilitando a aplicação de estratégias que possam otimizar novamente os seus resultados.

Algo que é preciso se ter atenção, diante dos prejuízos que um baixo nível de rendimento pode causar em uma empresa, independente do seu porte ou área de atuação.

Os impactos diretos de um baixo nível de produção

Ao não cumprir com a sua meta de produção, uma empresa pode ser prejudicada de diversas maneiras. A começar pela baixa de entrega em relação às expectativas do seu público, que nessa situação pode voltar a sua atenção para empresas concorrentes.

Situação que conversa com prejuízos de uma produção de baixo nível. Algo que passa pelos seguintes tópicos negativos:

  • Menor número de vendas;
  • Insatisfação dos clientes;
  • Enfraquecimento da companhia;
  • Atraso na entrega de produtos e serviços.

Questões que conversam entre si, sendo consequências uma das outras, todas estando associadas ao baixo nível de produção entregue por uma companhia. E quando se fala no mercado industrial, uma baixa produtividade pode prejudicar até mesmo outros negócios.

Como na necessidade de uma empresa de pintura epóxi em contar com o fornecimento de material adequado para a realização do seu trabalho, dependendo então dos níveis de produção de uma companhia que trabalha com a produção de tintas.

Ou seja, trata-se de um problema que se não for bem tratado pode prejudicar toda uma cadeia de produção, sendo então um tópico a se ter uma atenção constante dentro da gestão de uma empresa.

Principalmente para compreender se essa baixa produtividade está associada a algo momentâneo, como o período menor de trabalho, em relação às festas de final, ou então algo mais agravante, que se não for resolvido pode colocar em risco o futuro da empresa.

Diante disso, é importante reconhecer de maneira rápida o que pode estar causando essa baixa produção em seus negócios. Existindo alguns tópicos em especial que podem ser levados em conta, diante da sua presença comum entre diferentes perfis de empresas.

Agency Young Adult Profession Stressed Black

Motivos que podem estar prejudicando sua produção

Seja para uma empresa de projetos hidráulicos ou para uma loja de brinquedos, existem alguns tópicos que costumam se associar, em relação ao surgimento de problemas que podem estar reduzindo o nível de produtividade de um projeto.

Sendo possível destacar quatro problemas em específico, sendo eles:

  1. Excesso de trabalho

É comum associar um baixo nível de produção com níveis inferiores de empenho no trabalho. O que até pode ser o caso em algumas empresas, mas normalmente o problema é outro. Já que um excesso de trabalho pode estar prejudicando seus resultados.

É importante lembrar que uma empresa é movida não só por engrenagens, mas sim por pessoas. Indivíduos que ao serem expostos a uma jornada excessiva de trabalho podem ter sua capacidade física e cognitiva afetando, prejudicando assim a qualidade do seu serviço.

Até mesmo máquinas podem apresentar falhas caso sejam exigidos ao máximo, como um motor de um carro que entra em curto por estar muito quente. Diante disso é importante buscar soluções, como a contratação de novos funcionários, para dar conta da demanda.

  1. Esgotamento físico e mental

Esse problema está diretamente associado ao anterior, já que um ambiente desfavorável ao trabalhador pode fazer com que os resultados sejam prejudicados. Algo que pode ter origem em uma carga excessiva de trabalho, mas também em outras frentes.

Como uma relação estressante e pouco colaborativa entre os funcionários de uma empresa. Sendo importante para ela realizar eventos corporativos e confraternizações, de forma a trabalhar melhor a sinergia da sua equipe interna.

  1. Ambiente desfavorável

Estar em um ambiente socialmente desconfortável pode fazer com que um profissional tenha o seu ritmo de rendimento prejudicado. No entanto, existem outras questões que podem estar por trás disso, como a própria concepção de um espaço de trabalho.

Como uma fábrica com pouca circulação de ar, onde a alta das temperaturas das máquinas podem tornar o trabalho de um profissional difícil de ser concluído, já que o seu desgaste físico acaba sendo maior nesses ambientes pouco otimizados para o trabalho.

O mesmo pode ser dito sobre a qualidade dos equipamentos que ali estão presentes, sendo importante recorrer ao processo de usinagem de peças de alumínio, para garantir um melhor funcionamento dos equipamentos a serem utilizados nessa companhia.

Destacando-se assim a importância de se estar em local otimizado ao trabalho, para que uma empresa tenha condições de alcançar os níveis de produção que procura.

Banner Remarketing 17

  1. Falta de capacitação

Outro problema que pode estar prejudicando os resultados de uma empresa, acerca do seu nível de produção, é a falta de profissionais qualificados para lidar com algum tipo de atividade específica.

Mas não basta para uma empresa somente exigir bons resultados da sua equipe, é importante também oferecer condições para que o seu time de funcionários consiga entregar o melhor trabalho possível.

Para isso é importante saber como distribuir suas tarefas de acordo com as habilidades de cada um, além do fornecimento de cursos, palestras e workshops que podem ser úteis no processo de capacitação desses funcionários acerca de suas funções.

Ao observar os quatro tópicos citados, uma fabrica de tinta para plastico pode encontrar melhores resultados em suas atividades, identificando problemas que afeta sua produtividade, e agindo de forma adequada para resolvê-los.

Um cenário que exige a realização de diagnósticos constantes por parte de uma companhia, para identificar e resolver certos problemas antes mesmo que eles prejudiquem a situação de uma empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.