4 pilares dos negócios digitais

Os pilares são elementos de sustentação, que permitem que uma construção ou estrutura permaneça em pé. Entretanto, também são considerados pilares os elementos essenciais para uma estrutura de negócios de capacete de construção civil, seja ele físico ou digital.

Os negócios digitais são aqueles que lidam diretamente com a tecnologia para conseguir agregar novos valores a seus negócios, criando uma série de experiências diferenciadas para os clientes.

O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual muitos avanços tecnológicos tem se tornado mais populares e sendo aplicados no dia a dia dos usuários comuns.

Por conta disso, o mercado como um todo teve que começar a se adaptar, e entender a importância da internet e de realizar ações à distância, aproveitando do material digital para aprimorar essa experiência.

Tanto empresas convencionais que migraram para canais digitais quanto aquelas que nasceram nestes ambientes são consideradas negócios digitais, uma vez que utilizam a tecnologia necessária para fazer suas ações e vender bebedouro para escola.

Atualmente, o crescimento do mercado digital chama a atenção de empresas no mundo todo. Isso porque esse formato tem se tornado cada vez mais funcional e até mesmo preferido do público, depois que ferramentas de segurança digital foram aprimoradas.

Algumas pessoas compram tudo online, desde produtos do dia a dia até grandes negociações, como aquisições de imóveis e veículos. Por isso, estar atento aos negócios digitais e saber aplicá-los em sua realidade é fundamental.

Entretanto, é preciso saber como se posicionar neste tipo de mercado. Você pode acabar não conseguindo encontrar seu público ou reduzindo suas vendas de filtro de agua para torneira se não se atentar a alguns pontos importantes que ajudam a entender melhor suas possibilidades.

Criar uma base forte para sua empresa digital é muito importante, uma vez que a confiança e a proximidade são ferramentas básicas para esse tipo de interação, e eles permitem que você tenha uma relação muito mais íntima com seus consumidores.

Embora cada empresa seja única, e as ações de marketing e de vendas divergem muito entre cada companhia, existem alguns pontos em comum que devem ser avaliados com qualidade, independente de seu porte ou da quantidade de clientes que possui.

Estes itens são conhecidos como pilares, tal qual as estruturas mencionadas no começo do texto, e eles formam a fundação de como sua companhia irá agir na internet, criando possibilidades importantes para aproveitar estes elementos.

Por isso, conhecer esta base é um ponto fundamental antes de investir em um canal digital, aumentando suas chances de evoluir e desenvolver novas ferramentas para tornar-se ainda mais relevante no mercado atual.

Banner Remarketing 13

Os pilares dos negócios digitais

Entender cada um destes pilares é um ponto muito importante para conseguir conquistar sucesso em suas atividades. Você precisa ter em mente que estes itens são essenciais, e devem constar em qualquer empresa de painel de led quadrado que deseja continuar em atividade.

Além disso, todos os itens são igualmente importantes, independente da ordem em que eles são citados no texto. Muitas pessoas acreditam que devem priorizar um ou outro pilar, mas a verdade é que eles devem funcionar em conjunto para esse tipo de resposta ser funcional.

Credibilidade

O primeiro pilar dos negócios digitais é o da credibilidade e da confiança. A maioria das pessoas só começa a cogitar fazer uma transação digital em um ambiente em que confiam completamente.

Normalmente, um consumidor já procura uma empresa de extintores de incêndio em que possa confiar para realizar interações de qualquer forma, mas em um ambiente digital isso se amplia ainda mais, em grande parte por conta da questão de distância.

A verdade é que para fazer uma compra digital, você precisa fornecer dados relevantes de seu cartão de crédito ou débito, endereço e outras informações pessoais. Por isso, confiar que está passando estas informações para uma empresa consciente é muito importante.

Normalmente, essa relação de confiança é mais simples em processos de compra físicos, uma vez que o consumidor vai até a loja e conversa diretamente com o vendedor, muitas vezes negociando até mesmo com um gestor ou proprietário da loja.

Entretanto, esse processo realizado no meio digital acaba sendo diferente, o que se torna um desafio para qualquer companhia que deseja aprimorar questões de segurança e confiança do público-alvo.

Investir nesse tipo de interação é muito importante para que as pessoas sintam-se mais confortáveis de comprar em sua loja virtual de um fabricante de esquadrias de alumínio, garantindo uma posição mais profissional e melhor estabelecida no mercado.

Para isso, é preciso que você se mostre constantemente uma realidade na vida de seu público-alvo. As ações de marketing podem ser funcionais, mas é preciso uma interação real para que seus consumidores entendam que existe uma pessoa por trás da marca.

Além disso, a transparência e a qualidade devem ser pontos fundamentais para esse tipo de interação, conquistando uma estrutura funcional para suas vendas, onde as pessoas se sentem à vontade o suficiente para passar informações.

Garantir a segurança destes dados também pode ser uma boa estratégia, através de certificações e recursos de segurança avançados para suas interações.

Humanização

Outro pilar importante para os negócios digitais é a humanização. Embora o mundo esteja em um momento tecnológico, isso não quer dizer que as pessoas abriram mão de uma comunicação real.

Ninguém gosta ou confia em uma empresa distribuidora de espelhos que automatiza o atendimento por completo. Claro, ferramentas de automação de comunicação, como os chatbots, podem auxiliar muito em um primeiro momento, mas é preciso ter uma figura humana para lidar com o consumidor.

Sobretudo durante o processo de comunicação, quando a pessoa ainda está criando a confiança necessária para abordar sua equipe de vendas ou dar sequência no processo de compra de um determinado produto ou serviço, esse tipo de interação é fundamental.

Além disso, as pessoas gostam de tirar todas as dúvidas que possuem antes de fechar qualquer negócio. Por isso, muitas vezes precisam da figura de um atendente para conseguir lidar com esse tipo de situação.

Existem muitos canais de comunicação que podem ser usados para isso, como:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Mensageiros instantâneos;
  • Redes sociais.

Independente do modelo de comunicação escolhido, o cliente deve sentir que está falando com um outro ser humano, que está pronto para ajudá-lo a alcançar os próximos passos desse tipo de interação.

Business Woman Planning Work

Engajamento

O engajamento é um pilar de aproximação. Isso porque o mercado hoje está cada vez mais polarizado, e é muito importante que seus consumidores encontrem identificação com a marca distribuidora de fibra de vidro para conseguir fazer parte desse processo.

Você deve entender e se comunicar constantemente com seu público-alvo para entender suas necessidades e seus desejos, para que assim consiga criar soluções adequadas para estas pessoas.

Quanto mais atenção você dá a estes detalhes, mais próximo de sua empresa os clientes estarão, criando assim uma rede de apoio e segurança que se converte em mais vendas para a companhia.

A experiência do usuário deve ser sempre boa, e deve surpreender constantemente estas pessoas. Dessa forma, você consegue fazer o consumidor manter-se interessado no que você tem a oferecer.

Um cliente fidelizado não só continua a consumir seus produtos e serviços, otimizando seu faturamento. Ele também se torna um promotor da marca, divulgando suas ações para novos potenciais clientes entre seus amigos e familiares.

Investir na comunicação com o consumidor é a maneira mais assertiva de garantir que você terá uma estrutura adequada para trabalhar suas vendas, sempre ligado no que o público precisa para conseguir uma conversão maior.

Tecnologia

O quarto pilar lida diretamente com uma das principais questões para os negócios digitais. A tecnologia é uma ferramenta essencial para toda a execução do trabalho. Por isso é importante estar sempre atento a mudanças e inovações.

A tecnologia é um conceito que vive em constante avanço, com novos profissionais criando soluções e ferramentas o tempo todo. Por isso, ainda que você monte toda a sua estrutura digital, é preciso ficar de olho para atualizações e novas versões.

Estar sempre atualizado ainda se torna uma questão de segurança, uma vez que a maioria das empresas elimina chances de vírus e outros ataques quando está fazendo esse tipo de ação.

Dessa maneira, você consegue trabalhar muito melhor suas vendas e mostrar-se uma figura relevante no mercado, constantemente preocupada em ativar todas as inovações para seu segmento.

Banner Remarketing 17

Considerações finais

Fazer negócios digitais demanda uma série de detalhes importantes, que precisam ser avaliados para que você consiga uma estrutura adequada de atendimento e assim consiga trabalhar com muito mais ferramentas.

Entretanto, é preciso ter atenção a elementos básicos para que sua companhia mostre-se segura no mercado e consiga se destacar frente a concorrência, atraindo cada vez mais consumidores para seu material.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.