5 dicas de como passar mais confiança em vendas

Um bom vendedor sabe como negociar para realizar boas vendas, ele tem carisma, pensa rápido e tenta se colocar no lugar do cliente. 

É esse tipo de perfil que diversas empresas e comércios buscam diariamente e estão investindo cada vez mais em modos de desenvolver esse tipo de profissional.

Mas vender nunca foi uma tarefa tão simples, mesmo para as pessoas mais bem treinadas e estudadas, pode ser difícil de extrair todo o potencial existente. Sendo assim, é preciso uma junção de habilidades para se chegar no objetivo final.

Pensando nisso, o texto de hoje trará algumas dicas de como passar mais confiança em suas vendas, mesmo que a função seja a venda de estufas industriais, explorando maneiras, benefícios e vantagens no aprendizado, além de mostrar o impacto que esse tipo de habilidade causa na empresa.

Bons vendedores precisam de credibilidade. Isso é muito significativo tanto no quesito de vida profissional do mesmo quanto para o cliente acreditar no que está sendo dito pelo mesmo e, de fato, confiar no que está sendo dito.

É importante entender que credibilidade é totalmente diferente de simpatia. Enquanto o primeiro se conquista com ações e atitudes que funcionam e provam o quão crível é aquela decisão, a simpatia pode ser conquistada ao longo de uma conversa, abrindo alguns caminhos.

Porém, mesmo no caso de empresas de projetos de engenharia, a simpatia em si não converte clientes, embora ajude muito. 

Ou seja, não importa o quão simpático o vendedor seja, se ele não souber vender o produto, passar confiança ou fazer com que o cliente acredite no que ele diz, de nada adianta seus esforços.

E, diferente da confiança pessoal, que é conquistada por uma conexão de intensidade entre pessoas, a confiança pessoal é conquistada apenas por credibilidade profissional, ou seja, pelo quanto é palpável e crível as informações passadas pela pessoa, seja através de atitudes ou ações.

Por isso, seja na compra e venda de tambores ou em negociações com investidores, a confiança está totalmente atrelada ao domínio da pessoa pelo assunto e o quanto ela entende e acredita no que está sendo dito.

Mas como conquistar esse tipo de confiança? Ela pode ser aplicada em qualquer ambiente profissional? Existe mais de uma forma dela ser alcançada? Como isso pode impactar o dia a dia em uma empresa? Essa habilidade pode ser usada para vender serviços de ferramentaria?

A resposta dessa e de muitas outras perguntas podem ser conferidas nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado, além de explorar as inúmeras possibilidades do mesmo. 

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As cinco dicas essenciais

Antes de mais nada, é importante entender como as vendas impactam a rotina de uma empresa. Todo e qualquer negócio tem como objetivo vender para se manter negociando e conforme eles avançam no mercado, se tornarem mais competitivos e expandirem.

Mesmo aqueles cujo objetivo é realizar o desembaraço aduaneiro de mercadorias, no fim, de alguma forma é preciso lucrar tanto para pagar funcionários e cumprir com suas obrigações, quanto para se manter de pé no mercado de trabalho.

Por isso, ter bons vendedores, que consigam desempenhar bem o seu papel e sejam eficientes nessa etapa final das negociações é essencial para se atingir os objetivos do negócio e fazer com que o mesmo se expanda, assunto tão tratado neste tópico.

Dessa forma, mesmo quando o cliente comprar plantas ornamentais atacado, é preciso que o vendedor saiba utilizar de suas táticas e técnicas para ganhar confiança. 

A empresa consegue diversos benefícios quando investe no treinamento e capacitação dos vendedores, ou simplesmente contrata alguns que já estão desenvolvidos, como:

  • Maior número de vendas;
  • Maior facilidade em se conectar com o cliente;
  • Maior lucro;
  • Maior alcance do negócio;
  • Desenvolvimento mais rápido da organização.

Ou seja, mesmo que muitos não tenham ciência, o investimento em vendedores é essencial para que o negócio consiga cada vez mais ganhar seu próprio espaço no mercado de trabalho, emplacando seus serviços de software para nota fiscal eletrônica.

Com isso, algumas dicas podem ser a diferença entre um negócio de sucesso e um vendedor que consegue desenvolver suas estratégias e ser mais confiante, de um negócio que não consegue atingir suas metas.

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  1. Transparência é tudo

Quando se trata da venda de produtos e serviços, como um serviço de inbound marketing, o vendedor precisa ser o mais transparente possível, além de ser honesto com o cliente. Caso não faça e o mesmo descubra, as consequências podem ser desastrosas.

O primeiro ponto é que se o vendedor não tiver experiência o suficiente, pode ser muito simples do cliente perceber a mentira, fazendo com que todo o trabalho da empresa de alinhamento a laser acabe sendo descartado e o cliente nunca mais volte.

Não apenas isso, mas lembre-se sobre o trecho onde foi mencionado a credibilidade. Uma vez perdida dificilmente é recuperada e apenas dificulta as coisas, fazendo com que seja mais difícil emplacar no mercado de trabalho.

  1. Estude a sua empresa

Se tem uma coisa que gera confiança é a informação. Foi assim que a CR. Andrade conquistou seus clientes. Quando se tem certeza de alguma informação, a pessoa acredita nela e se sente muito mais tranquila e convicta na hora de passá-la para outras pessoas.

Um bom exemplo é, pense em uma série ou filme que gosta muito. Ao comentar sobre com algum amigo ou conhecido, é bem provável que saiba explicar exatamente ou boa parte da história ou personagens para o mesmo. 

Com as vendas não é tão diferente. Quando se conhece o produto, fica incrivelmente mais fácil e simples de ser confiante e mostrar ao seu cliente que você sabe o que está fazendo e tem domínio no assunto, gerando credibilidade e confiança.

  1. Se adapte

Nem sempre a linguagem utilizada com um cliente irá funcionar com outra, ou o discurso utilizado para informar um convença um segundo. Sempre é preciso ser versátil e adaptar-se às diversas situações que podem surgir em um dia de trabalho.

Portanto, assim como é preciso ter a informação para gerar mais confiança, quanto mais você se adaptar ao cliente, mais fácil ficará vender para o mesmo e ser transparente no assunto. Adapte sua linguagem, seu corpo e sua mente.

Com isso, seja vendendo para pessoas com menos poder aquisitivo ou para um empresário, você saberá lidar com o ambiente e terá a confiança necessária para emplacar e ser um ótimo vendedor.

  1. Mantenha-se atualizado

É importante se manter sempre atualizado, tanto no quesito de estudos quanto na sua imagem. Isso significa que é importante continuar sempre estudando para não se sentir atrasado frente a outros vendedores, podendo abalar a sua confiança.

Novas práticas de mercado e técnicas de negociação sempre estão sendo desenvolvidas e parte do trabalho de um bom vendedor é entender como elas funcionam, quais os gatilhos que geram interesse no cliente e explorar isso ao máximo.

Também é importante manter as redes sociais atualizadas, de preferência o LinkedIn, para que assim sempre possam surgir novas oportunidades que coloquem as suas habilidades em jogo, além de cursos profissionalizantes que podem fazer toda a diferença.

  1. Amplie a sua rede de contatos

Ter contatos é essencial em qualquer ramo de negócios e, quando se pensa no ramo de vendas, isso não seria diferente. Portanto, conhecer pessoas que sabem do assunto e que podem realizar a troca de experiências é essencial.

Conhecer outras perspectivas e fazer com que os outros compartilhem elas com você pode gerar novas ideias de negociação e te preparar para situações que ainda não foram enfrentadas, fortalecendo seus argumentos quando algo próximo a isso acontecer com você.

E, quando deparado com uma situação inusitada, as pessoas tendem a ficar mais nervosas. Como tal experiência já foi compartilhada, é mais fácil de encontrar confiança e seguir junto ao cliente, mostrando que seu preparo está em dia, gerando credibilidade.

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Considerações Finais

O texto de hoje abordou a importância de se ter confiança durante o processo de vendas, mostrando e explorando as diferentes formas de gerar credibilidade durante as negociações e como isso pode impactar o dia a dia de uma empresa.

Quanto mais credibilidade e informações o vendedor tiver antes de negociar com o cliente, mais fácil será de se destacar nesse mercado. 

Não que ele seja simples, muito pelo contrário, mas quando se tem confiança e se sabe o que está sendo feito, o crescimento se torna algo mais natural.

Utilize as dicas e orientações disponibilizadas ao longo do texto como uma espécie de bússola, ajudando a te guiar para os próximos passos mas, acima de tudo, continue sempre estudando e se mantendo atualizado, para que assim, seja um vendedor irresistível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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