5 motivos para você criar um cronograma de postagens

Criar um cronograma de postagens é essencial para qualquer tipo de negócio, principalmente para manter a frequência das publicações, além de garantir que os conteúdos sejam sempre relevantes para o público.

No marketing digital, uma das estratégias mais importantes hoje em dia é o Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair pessoas interessadas pela marca, sendo composto por várias etapas.

Por exemplo, é necessário definir um objetivo, criar uma persona e elaborar um calendário editorial. Cada uma dessas etapas existe para orientar a equipe de marketing e garantir que as ações sejam embasadas.

O calendário editorial é importante desde o momento em que é necessário estabelecer uma ordem para a produção de conteúdo. Para construir um bom calendário editorial, contrate uma consultoria de marketing, como a Cr.Andrade.

Mesmo que seus materiais tenham excelente qualidade e valor, não é certo publicá-los aleatoriamente e sem critério. É necessário se organizar antes de fazer isso, sabendo quando, o que, como e onde os materiais podem ser divulgados.

É dessa forma que você organiza as publicações, de modo a construir uma sequência de postagens que faça sentido e respeite um período. Em vista disso, neste artigo, vamos mostrar a importância do cronograma de postagem e dar algumas dicas para você fazer o seu. 

 

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 Importância do cronograma de postagem

Mais do que definir a data certa para postagem de cada conteúdo criado pela empresa, o cronograma de postagem é importante por diversos outros motivos. Pensando nisso, listamos os principais:

1. Fornece insights para a produção de conteúdos 

Ao ter um calendário bem organizado, fica mais fácil criar novos conteúdos, visto que toda estratégia será documentada, permitindo enxergar ideias, baseando-se em publicações que deram resultado.

Por exemplo, as empresas de manutenção industrial conseguem reaproveitar materiais como e-books para criar vídeos, utilizar uma série de artigos para fazer um whitepaper, dentre outras possibilidades, porque possui um histórico em seu calendário.

Ademais, ela possui um padrão de publicações para verificar o que pode ser modificado ou aprimorado.

2. Boa frequência de publicações

É possível ter uma ordem precisa de publicações graças ao calendário editorial. Por meio dele, a empresa decide se vai postar um artigo novo por dia ou um e-book por mês.

Trata-se de uma sequência que acompanha as possibilidades do time de marketing para produzir, editar e divulgar os conteúdos. Sem falar que os materiais não serão mais elaborados de forma aleatória, uma vez que cada postagem será definida com antecedência.

A equipe só vai se perder no trajeto se não acompanhar o que foi estipulado ou se houver algum atraso. Também é dessa forma que se torna possível evitar atrasos ou que o canal fique estagnado, sem novas publicações.

3. Mais produtividade para a equipe de marketing

O calendário editorial é um guia para a produção e publicação de conteúdos. Todo o planejamento está registrado, então, ele servirá como uma referência para os trabalhos.

Ele especifica quem é o responsável de cada tarefa e quais são os prazos de cumprimento. Assim, a equipe de marketing de uma empresa de ferramentaria de moldes, por exemplo, evita duplicação de conteúdo e cada um sabe bem qual é sua tarefa.

4. Evita repetição de postagens

O calendário antecipa temas e formatos do que será publicado, e isso evita repetições desnecessárias, além de ajudar a definir as pautas que podem ser exploradas.

É uma divisão importante porque torna a produção mais dinâmica, variando os temas e tipos de publicações, o que ajuda a impactar públicos diferentes.

Lembre-se de que, enquanto algumas pessoas preferem vídeos, outras gostam mais de artigos, infográficos e outros formatos.

5. Torna o layout do perfil mais agradável

O layout do perfil onde os conteúdos serão publicados se torna mais agradável para o público, melhorando a experiência dos visitantes em seus canais. Além disso, garante que todos eles recebam materiais necessários.  

Isso é ainda mais importante para organizações que possuem uma quantidade maior de canais, como no caso das empresas de hidrojateamento industrial.

Quando isso acontece, pode ser difícil garantir que todos sejam atualizados com conteúdos, de acordo com uma frequência. Entretanto, por meio de um calendário, isso não será mais um problema, já que haverá uma ordem documentada que a equipe precisa apenas seguir.

Agora que você já conhece os motivos que justificam a importância do calendário editorial, no próximo tópico, vamos mostrar como você pode criar um. Acompanhe!

 

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Dicas para fazer um cronograma editorial

Para criar o seu cronograma de publicações, uma empresa de paisagismo, bem como qualquer outra, precisa seguir alguns passos importantes. São eles:

Criar uma lista de conteúdos permanentes

Veja quais são os materiais ou assuntos que se repetem com frequência. Isso é importante porque pode ser que tenha alguma pauta que precisa ser reforçada.

Além disso, existem, alguns posts podem precisar ser repetidos, como no caso da divulgação de uma landing page. Sabendo com antecedência quais são os conteúdos permanentes, alguns dias do calendário serão preenchidos.

Estabelecer frequência de postagens

Defina qual será o intervalo de postagem em cada canal usado pelo negócio. Um exemplo é publicar dois posts por semana no blog, dois no Facebook e um por dia no Instagram.

Além de estabelecer a frequência, veja o formato que será publicado. Quando falamos em conteúdos, não podemos nos esquecer de que eles podem ter formatos diferentes, como:

  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Textos;
  • Imagens.

Determinar o formato ajuda a escolher uma frequência e a personalizar melhor as plataformas que as empresas de consultoria ambiental, assim como diversas outras organizações, utilizam.

Separar conteúdos por temas

Crie uma rotina de publicações por assunto, assim, seu público pode esperar determinado tipo de publicação em um dia específico da semana.

Por exemplo, na segunda-feira, você pode criar postagens motivacionais e na quinta fazer o famoso #TBT. Se você souber usar os temas a favor dos assuntos, terá ótimas ideias de criação.

Determinar datas e horários

Além de saber como será a frequência de suas publicações, é importante determinar os dias e horários de cada uma. Você não vai apenas especificar prazos e melhorar a organização, mas marcar os horários de modo a facilitar análises posteriores.

Dessa forma, fica mais fácil descobrir em que datas e momentos do dia a audiência é maior, o público está mais engajado e quando é mais fácil fazer conversões.

Escolher os responsáveis de cada tarefa

Assim como uma empresa escolhe com cuidado os seus fornecedores de plantas ornamentais, ela deve escolher o responsável ou responsáveis pela pesquisa, desenvolvimento, revisão e publicação dos conteúdos.

Com isso, fica mais fácil manter o time de marketing alinhado, produtivo e sem problemas em sua comunicação. Tudo estará registrado, evitando brechas, atrasos ou retrabalhos.

Personalizar o conteúdo de acordo com a plataforma

Depois que você souber quais são os conteúdos permanentes e aqueles destinados a um evento, separar as publicações por temas e planejar os recursos, está pronto para personalizá-las, de acordo com as plataformas onde serão postadas.

Cada canal é mais apropriado para um tipo de publicação e proporciona um tipo diferente de interação com o público. Por exemplo, no Facebook, o tipo de postagem é diferente do Instagram.

Entretanto, isso não significa começar tudo de novo ou fazer ajustes em cada conteúdo criado. É possível usar algumas plataformas que te ajudam a segmentar as publicações por canal e ter uma visão mais completa de tudo que sai.

Destacar títulos e palavras-chave

Um escritório de assessoria contabil pode destacar os títulos e palavras-chave porque eles são as principais referências de seus materiais. Isso facilita a análise da produção, se há materiais repetidos, também ajuda a criar insights para a produção de novos materiais.

Planejar os recursos utilizados

Criar conteúdos é um trabalho complexo que exige que tudo seja feito antecipadamente. Uma razão para isso são os recursos necessários para publicar, o que envolve pesquisas, imagens, vídeos, enquetes, dentre outros.

Vez por outra, é necessário criar um post exclusivo para comunicar o lançamento de um produto ou material, então, uma forma de lidar com essas demandas é usando uma boa ferramenta.

Mensurar resultados

É imprescindível analisar os resultados dos conteúdos, e esse trabalho ajuda uma empresa de serviços de limpeza e conservação a descobrir quais horários geram mais engajamento, palavras-chave de bom desempenho e temas mais atrativos.

Ao analisar os resultados do cronograma, é possível adequá-lo às preferências do público, e com isso alcançar os objetivos mais facilmente.

 

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Conclusão

O calendário de publicação permite que você tenha mais controle sobre seus investimentos em marketing de conteúdo.

Com isso, seu negócio terá mais visibilidade nos canais em que veicula os materiais, gerando mais autoridade para a marca e conquistando mais clientes.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre essa ferramenta e de que forma ela pode ajudar a sua empresa e ter mais sucesso com as estratégias de Inbound Marketing.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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