5 Passos para humanizar sua marca no digital

As marcas que desejam se tornar referência no mercado e ganhar autoridade estão aprendendo como se humanizar. Essa prática tem trazido resultados muito positivos pela sensação do cliente de estar se sentindo compreendido por outro ser humano.

Os humanos têm sensações de alegria, tristeza, raiva, insegurança, medo e outros que máquinas não são capazes de reproduzir. Sendo assim, empresas que demonstram alguns dos sentimentos positivos podem atrair clientes pela humanização.

Isso pode ajudá-lo a evitar a falta de autenticidade (mais do mesmo) e a não originalidade (fazer o que todo mundo faz). Ter uma marca humanizada pode trazer inúmeros benefícios e recompensas, e também é surpreendentemente fácil de fazer. 

Concentrar-se em ser identificável e envolvente permitirá que seu público se conecte com sua empresa e se sinta mais entendido, cativado e atraído. Se o cliente ver sua empresa como uma verdadeira aliada, as chances de conversão aumentam muito.

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Benefícios da humanização da marca digital

Inclusive, é importante reforçar que a humanização traz muitos benefícios para qualquer empresa, independentemente de qual seja o ramo de atuação ou o produto vendido por essa empresa. Entre as vantagens estão:

  • Melhores experiências aos clientes;
  • Mais chance de fidelização;
  • Defesa da marca pelo marketing positivo dos clientes;
  • Maior engajamento e número de conversões (acessos em clientes);
  • Melhoria do tráfego.

Abaixo serão abordados estes benefícios com mais detalhes, para que você entenda quais as reais vantagens que a humanização traz para seus negócios.

Melhores experiências aos clientes

Clientes que sentem a empatia por suas reais necessidades, tendem a ter melhores experiências durante o processo de compra. Sendo assim, garantir esse sentimento de preocupação com o próximo é importante para provocar esse efeito.

Se o seu empreendimento faz negócio com um cliente pela primeira vez e fornece brindes empresas criativos, relacionados às necessidades dele, a boa experiência do consumidor pode ampliar seus resultados posteriores.

Mais chance de fidelização

A fidelização de clientes é o objetivo de todas as empresas. Para isso, a humanização no primeiro contato é essencial, por meio da empatia, simpatia e bom atendimento prestado. A fidelização é resultado da soma de qualidade do produto e bom atendimento.

Por exemplo: suponha que você tem um cliente que precisa de uniformes para a equipe e está fazendo sua primeira compra com sua empresa. A associação com uma empresa de brindes personalizados e o fornecimento desses ao cliente, promove a fidelização.

Defesa da marca pelo marketing positivo dos clientes

Quando os clientes se sentem bem atendidos durante sua jornada de compra, inclusive no pós-venda, tendem a se tornar verdadeiros defensores da marca e de sua qualidade, por meio da veiculação de propaganda e de comentários positivos na internet.

Desta forma, o marketing informal, o tradicional “boca a boca”, pode lhe trazer clientes orgânicos (não obtidos por meio de veiculação de anúncios) e realmente interessados no seu produto, com maiores chances de compra.

Maior engajamento e número de conversões

O engajamento é a atração que o cliente tem naturalmente pelo seu produto. Isso é conseguido por meio da produção de conteúdo e da atração que isso gera de modo natural nos potenciais clientes.

As conversões são a transformação de cliques de anúncios, realizados por potenciais clientes, em compras de determinado produto ou serviço.

Esses dois pontos são alcançados por meio da humanização, como resultado de um atendimento simpático e de real preocupação com as necessidades que o cliente possui e apresenta ao vendedor.

Para promover maior engajamento, você pode se associar a negócios que vendem material promocional de empresas e realizar concursos veiculados ao seu público-alvo.

Melhoria do tráfego

O tráfego pelo seu site é essencial para que os clientes conheçam seu trabalho, leiam seus conteúdos e se sintam atraídos a adquirir seus produtos e serviços. Por isso, ter uma consultoria de marketing como a CR.Andrade pode ajudar nessa conquista.

Nesse sentido, a humanização é uma ferramenta que aumenta muito o acesso dos clientes ao seu site como resultado do marketing positivo de outros clientes. Demonstre empatia nos primeiros atendimentos e terá uma legião de fãs altamente tendentes à efetuar compras.

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Veja como adotar a estratégia

Agora que você sabe quais são os princípios da humanização, seus benefícios e importância no mundo dos negócios, vamos te apresentar 5 passos para que consiga adotar essa prática em sua empresa.

1. Apresentar um lado divertido

O humor é uma das principais características positivas que diferenciam os humanos das máquinas, e demonstrar aos clientes que a empresa tem uma pitada de divertimento pode ser essencial para atraí-los.

Nesse sentido, pode ser interessante a contratação de uma consultoria de comunicação visual para empresas, que pode veicular recursos audiovisuais abordando memes, gifs e outros modelos de ações para conversas com os clientes.

Essa demonstração de que “está por dentro” do que acontece nas redes sociais, e que aprecia o mesmo tipo de humor do cliente, com certeza vai aproximá-lo da sua empresa.

2. Criar o próprio estilo

Empresas que possuem um estilo próprio se destacam no mercado, por representar a individualidade e especificidade que tem os seres humanos. O acréscimo de personalidade à marca é o que vai diferenciá-la dos demais concorrentes.

Para isso, as marcas podem adotar uma postura associada a uma junção de elementos que criem uma imagem muito única no mercado. Assim, as pessoas verão a empresa como um “indivíduo” a quem podem solicitar serviços e a resposta para dúvidas.

Como forma de personalização, você pode pensar em modificar o design do programa cupom fiscal eletronico, emitindo notas diferenciadas, mas sem deixar de lado o profissionalismo e a constância de todas as informações exigidas por lei.

3. Apresentar a equipe de pessoas que estão por trás da empresa

O usuário apresenta melhores experiências quando realmente vê que está se relacionando com outros seres humanos e não apenas com máquinas. Uma boa forma de estabelecer essa imagem, é apresentar a equipe de seres humanos que trabalham na empresa.

É importante pensar em adotar uma boa sessão “sobre nós”, colocando um histórico sobre o surgimento da empresa e a consolidação da equipe. Interessante também colocar as funcionalidades de cada membro atualmente.

Essa ação gera uma imagem de confiança e credibilidade, pela noção de que são seres humanos vendendo para outros seres humanos, o famoso “gente como a gente”.

A veiculação de fotos com pessoal da equipe uniformizado ou segurando caneca de acrilico personalizada com a logo da empresa, podem ser ótimas formas de apresentar sua equipe ao público, associando a marca à mão de obra humana.

4. Adotar o marketing não invasivo

Conforme já vimos, a empresa deve passar uma imagem de empatia com o cliente, com foco nas suas reais necessidades, e não buscar vender o produto a todo custo, o que passa uma imagem de alto corporativismo.

Ao contrário do corporativismo tradicional, que visa resultados imediatos, a humanização associada ao marketing não invasivo contribui para a construção de uma relação sólida, na qual as reais necessidades do cliente são atendidas.

Esse marketing, considerado mais amigável, aproxima o cliente da empresa, gerando fidelização, que é o objetivo final dos negócios da era digital.

Uma boa opção de marketing mais amigável e humanizado pode ser a distribuição de necessaires personalizadas para brinde em compras acima de R$ 200,00, por exemplo.

5. Crie um blog e eduque os clientes

A produção de conteúdo se tornou essencial dentro de toda empresa que tem negócios no âmbito digital. Para veiculação do conteúdo, as empresas têm usado blogs, escrevendo textos altamente persuasivos e educativos.

Por meio da criação do blog e produção de conteúdo periódico nele, você pode educar seus clientes acerca de assuntos que tenham relação com o produto e que possam buscar resolver as necessidades do público-alvo.

Assim, o cliente se sente atraído, por perceber que o texto foi pensado e escrito diretamente para ajudá-lo com seus principais problemas e necessidades.

Para a construção de textos altamente persuasivos com técnicas de escrita de Copywriting e SEO writing, pode ser necessária a contratação de mão de obra qualificada e especializada, que está acostumada a escrever redações com alto rigor em pouco tempo.

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Conclusão

Como vimos, a humanização da marca se traduz no acréscimo de sentimentos e comportamento humano durante as trocas com os clientes, como nos atendimentos, interações no site e presencialmente.

Ela traz diversos benefícios como melhor visibilidade da marca, aumento do número de conversões, maior defesa positiva nas redes sociais, aumento do tráfego no site e também aumento da fidelização de clientes pelas experiências dos contatos anteriores.

Para isso, você deve focar em ter um estilo diferenciado dos concorrentes, apresentar a mão de obra humana que fica nos bastidores da empresa, adotar o marketing mais amigável, visando resolver as reais necessidades do cliente e ser divertido.

Seguindo as dicas desse artigo, você pode começar hoje mesmo a implementar a humanização na sua empresa e colher esses resultados positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

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