5 principais objeções na hora de vender

O processo de vendas pode ser bastante complexo, principalmente por conta das objeções aplicadas pelos clientes em um estágio inicial. Saber lidar com esse tipo de situação pode ser fundamental para que você consiga conquistar mais conversões em sua empresa.

A negociação é uma corda bamba, onde o vendedor e o comprador tentam chegar em um acordo para que a empresa consiga lucrar e o consumidor tenha uma necessidade solucionada com a venda de climatizadores, garantindo assim uma transação saudável.

Entretanto, muitas vezes o vendedor se depara com algum obstáculo no caminho da negociação, em grande parte uma objeção inicial que muitas vezes nem mesmo tem fundamentação.

No comércio, é comum que o consumidor entre em uma loja com olhar de visitante, onde ele não enxerga a necessidade de possuir um produto ou contratar um serviço. Esse tipo de ação depende do vendedor, que explora o conceito do desejo do cliente.

Em muitos casos, o vendedor encontra resistência do cliente, que sente a necessidade de tentar evitar o diálogo. Esse tipo de ação deve ser avaliado e estratégias tomadas para que você consiga apresentar uma proposta de qualidade.

Não importa a quantidade e o tempo gasto com ações de marketing e publicidade, ainda é comum que você encontre esse tipo de resistência com os consumidores. 

Por isso, é fundamental que você tenha profissionais qualificados que consigam identificar estes obstáculos. Para isso, existe a CR.Andrade.

A prática de venda de plantas ornamentais leva tempo e capacitação para ser aprimorada, e muitos profissionais acabam sendo deixados de lado se não houver um investimento por parte da empresa.

Por isso, é importante que você procure apresentar novos contextos e informações sempre, através de técnicas de negociação como:

  • Comunicação direta;
  • Avaliação do cliente;
  • Assertividade e objetividade no conteúdo;
  • Abertura para perguntas.

O treinamento de sua equipe de vendas conseguirá muito mais do que simplesmente deixar seus colaboradores preparados para lidar com clientes. Trata-se de uma forma de valorização de seus funcionários.

O desenvolvimento de sua equipe é uma maneira de mostrar que você se importa, e que por conta disso é importante saber lidar com esse tipo de ação para alcanãr melhores resultados e ter uma estrutura de qualidade em suas vendas.

Além disso, sua equipe estará muito mais integrada à forma de fazer negócios de sua empresa, conseguindo identificar as dificuldades e obstáculos ainda nos primeiros momentos e identificando formas de converter esse cliente.

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Obstáculos na hora da venda

Existem algumas etapas para você seguir e vender um determinado produto ou serviço. É importante ter em mente que esse tipo de ação é essencial na estrutura de vendas de tintas. Por isso, muitas empresas investem tempo para identificar estes obstáculos.

Quando você encontra um cliente que está tentando impedir a negociação de acontecer, é preciso saber chegar até ele sem forçar a comunicação, uma vez que você pode acabar perdendo o espaço para se comunicar se for o caso.

Por isso, entender os principais meios de os clientes terem objeções na hora da venda ajuda sua equipe a ter mais qualidade e estrutura para o atendimento como um todo, garantindo uma maior taxa de conversão usando um curso de capacitação SP.

1.    Ausência de tempo

Uma das primeiras objeções e das mais comuns de encontrar é a ausência de tempo. Quando o consumidor diz que está sem tempo para dialogar com o vendedor, é comum que ele queira evitar o processo por inteiro.

Esse tipo de objeção é muito comum quando o lead ainda não foi trabalhado, por isso é muito importante que sua equipe de vendas saiba o momento certo para agir e conquistar o cliente, garantindo assim mais sucesso em sua empreitada.

Além disso, é importante que ele tenha noção do que está acontecendo, dessa forma você consegue apresentar uma solução para ele ainda que não haja um conhecimento acerca do assunto inicialmente.

Quando o lead é bem trabalhado, ele consegue ter consciência de que a negociação pode ser benéfica para ele, ainda que não seja algo planejado para a sua loja de equipamentos odontologicos

Dessa maneira, o consumidor se torna muito mais aberto a qualquer tipo de negociação.

Para passar por esse tipo de objeção, o primeiro ponto é apresentar rapidamente o produto ou serviço que você está oferecendo. É preciso saber ser direto e objetivo para conseguir uma conversão maior.

Quando você apresenta um produto ou serviço de maneira efetiva, acaba atraindo a atenção do potencial cliente, que começará a ficar intrigado pelas funcionalidades e capacidades do produto em questão.

Assim, você prende a atenção do consumidor tempo o suficiente para que ele comece a ouvir você falar, podendo apresentar os benefícios e recursos do produto que você teve a atenção atraída.

Esse tipo de ação é fundamental para atingir mais retorno em suas ações de marketing, seja ele tradicional ou digital. Quanto mais você apresentar material de qualidade nos primeiros contatos, menos obstáculos de tempo terá.

Caso o cliente ainda apresente pressa, é interessante que você questione os melhores horários para a comunicação, mostrando que você entende a necessidade dele mas ainda tem interesse em manter a comunicação aberta com sua empresa de cobertura metalica.

2.    Pensar a respeito

Outra resposta comum que tenta encerrar um diálogo com o vendedor é quando o cliente diz que precisa pensar a respeito. 

Neste caso, ele não se opõe a ouvir o que o negociante está oferecendo, mas provavelmente sente que não teve todas as suas respostas atendidas.

O problema nesse tipo de expressão, entretanto, é que ele é muito vago, e pode acabar afastando o consumidor uma vez que não haja maneiras de dialogar para trazê-lo de volta.

Neste caso, o ideal é pensar em maneiras de aumentar suas chances de engajamento especificamente. Através de questionamentos, você pode acabar mantendo a conversa em atividade.

Procure entender quais dúvidas ainda restam, mas sem ser invasivo.

Perguntar se ele ainda tem alguma dúvida, ou se gostaria de conversar sobre um ponto específico da negociação pode acabar sendo muito interessante para você conseguir retomar a negociação em sua empresa de brindes corporativos.

É muito importante que você pense em agir com pouca impaciência ou mesmo truculência, uma vez que esse tipo de recurso pode acabar afastando o cliente e impedindo a negociação de acontecer.

Além disso, esse tipo de abordagem mostra ao cliente que não há uma tentativa desesperada de vender um produto ou serviço. 

Você demonstra estar efetivamente interessado no que ele tem a dizer, garantindo assim uma estrutura melhor para o atendimento.

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3.    Falta de necessidade

Esse tipo de comunicação indica que o consumidor não entendeu a proposta de seu produto, e por conta disso não tem interesse o suficiente em continuar a comunicação.

Convertê-lo torna-se um processo complexo, que muitas vezes demanda uma atenção especial para que você possa prosseguir com o processo de conversão para totens de autoatendimento

Normalmente esse tipo de diálogo acontece quando o consumidor ainda é um visitante na empresa.

Isso significa que ele não tem uma relação direta, e normalmente não conhece o tipo de trabalho apresentado pela companhia.

Dessa forma, é importante que você consiga passar informações de maneira clara e funcional para uma boa comunicação.

4.    Muito caro

Em alguns casos, a objeção não diz respeito à recusa na compra, mas sim uma forma de virar o poder de negociação e conseguir uma vantagem maior durante esse tipo de processo, o que é muito comum.

Solicitar descontos ou preços promocionais é parte da negociação, mas alguns clientes acabam tornando isso mais pessoal, ameaçando abandonar a negociação caso o preço não seja baixado.

Nesse caso, o segredo é apresentar uma flexibilidade maior na negociação, apresentando qualidades do produto ou serviço que justifiquem o motivo do valor já estar adequado à venda.

5.    Retorno outra hora

Existem várias ocorrências que levam a esse tipo de objeção, desde o desinteresse pelo produto ou serviço até de fato você ter feito uma abordagem em um momento inoportuno.

Quando esse tipo de situação ocorre, o ideal é que você respeite o espaço pessoal do cliente, evitando assim problemas de comunicação no futuro. Entretanto, é importante entender quais motivos levam a esse tipo de comunicação.

Portanto, é interessante que você consiga se questionar sem ser inconveniente sobre o motivo da falta de interesse, sendo capaz de identificar se isso é um problema que você pode resolver ou não.

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Considerações finais

As objeções podem surgir de diversas maneiras durante o processo de negociação, dependendo do perfil do consumidor e do momento em que ele se encontra. Por causa disso, é importante ter uma equipe preparada para lidar com estas situações.

Isso acontece porque a objeção de vendas não é uma ação incomum. Muitas vezes, esse tipo de ação é parte do processo como um todo, que precisa ser trabalhado com qualidade para que você possa converter mais vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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