6 dicas eficazes de arrumação da guru Marie Kondo

Se tem uma pessoa que entende muito sobre arrumação e organização pessoal e empresarial, essa pessoa é a especialista Marie Kondo, uma escritora japonesa que nasceu em 1984 e tem muito conhecimento acumulado para distribuir para a sociedade.

E, quando se pensar em organizar seja a bagunça que temos em nosso quarto ou simplesmente organizar melhor as tarefas que fazemos ao longo do dia, acreditamos que todo mundo peca um pouquinho e uma ajuda seria mais do que bem vinda.

Sendo assim, o texto de hoje abordará quem é Marie Kondo, a sua importância quando pensamos em organização, e algumas dicas eficazes que ela nos dá para fazer uma melhor arrumação, mostrando algumas vantagens e explorando tais benefícios.

Seja um estante e prateleiras de aço ou um mesa cheia de papéis do trabalho, em algum momento de nossas vidas acumulamos mais do que o necessário para algo, seja por causa de trabalho ou simplesmente pela fadiga, deixando para organizar tudo em outro momento.

Mas a verdade é que, embora muita gente goste de uma bagunça no quarto ou no escritório, a verdade é que ela pode atrapalhar e muito no cumprimento de diversas tarefas que temos que realizar ao longo do dia, podendo ser um grande empecilho caso não saibamos como lidar com ela.

Embora uma empresa de limpeza terceirizada sempre seja uma excelente opção para arrumar tudo de forma simples, rápida e eficiente, não é sempre que temos o dinheiro disponível para pagar ou queremos gastar com aquilo, deixando-nos à deriva.

Mas, uma série recente sobre a guru Marie Kondo foi lançada, dando um pouco mais de destaque à essa escritora que, além de fantástica, sabe muito bem como realizar uma boa arrumação e organizar a sua casa de maneira eficiente e bonita.

Muitas pessoas não sabem quem ela é e, portanto, será abordada e explicada nos tópicos a seguir, junto com algumas dicas da mesma de como organizar o ambiente, mesmo que este esteja cheio de divisórias de drywall. Sem mais delongas, confira.

Banner Remarketing 25

Marie Kondo e as vantagens da organização

Marie Kondo sempre disse que teve um sincero interesse por organização e arrumação desde a sua infância. Segunda ela, enquanto diversas crianças queriam correr e se divertir nas aulas de educação física, a guru preferia arrumar as estantes da sala e deixar todos os livros organizados.

Não apenas isso, mas ela sempre fugia de papéis de representantes de classe, preferindo por mil vezes cuidar da organização da sala de aula, refletindo isso futuramente em sua profissão, quando abriu uma consultoria em organização pessoal apenas aos 19 anos.

Seja para aplicar na limpeza e conservação de escritórios, a mesma escreveu diversos livros e um método de arrumação denominado KonMari, que consiste em reunir todos os seus pertences, uma categoria de cada vez, e escolher ficar apenas com aqueles que te despertam uma certa alegria, satisfação ao ver, selecionando depois o lugar ideal.

Com isso, é possível concluir algumas vantagens e benefícios em se manter as coisas o mais organizadas possível, como por exemplo: 

  • Ganhar mais espaço no ambiente;
  • Conseguir otimizar tempo nas tarefas;
  • Diminuir tempo de busca de objetos e documentos;
  • Maior beleza do ambiente.

Muitas pessoas já sabem disso, porém, quando houve o lançamento de uma série de Marie Kondo nos streamings, a sua popularidade subiu muito e a busca por ideias e o tipo de organização que a japonesa faz se popularizou.

Por isso, se prepare para comprar produtos de limpeza e vamos entender mais a fundo 6 dicas muito eficazes que Marie Kondo acredita serem essenciais para a arrumação e organização de um ambiente.

Yellow Light Bulb Over The Paper Cutout Brain On The Outline Face Made With Chalk Over The Blackboard

01 - Uma coisa de cada vez

Em nossa vida, sempre que tentamos abraçar o mundo, fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, pode ser que ao longo do processo acabamos nos confundindo e não sabendo administrá-las e, no final, acabamos por não definir prioridades e dando atenção a coisas que podem não ser tão importantes assim.

O conceito de arrumação e a dica número 1 de Kondo seguem pelo mesmo conceito: fazer uma coisa de cada vez. Ela ensina que tudo deve ser dividido em categorias, mesma tática que muitas empresas terceirizada serviços gerais realizam.

As categorias são livros, roupas, objetos de valor sentimental, papéis e os komonos, nome dado pela japonesa para descrever itens acumulados de cozinhas, garagem e banheiro. A partir desse conceito, é possível já se ter uma boa ideia do que está sendo realmente utilizado no ambiente.

02 - Mantenha tudo que é alegre

Somente o que realmente traz felicidade é o que deve ser mantido em sua casa, segundo Kondo. É indicado que, depois de ter separado os itens você segure em suas mãos e tente sentir a energia que o mesmo traz, verificar se te remete a felicidade.

No começo pode ser um pouco difícil entender a fundo esse sentimento e o que ele realmente significa, mas de acordo com a escritora, com o passar do tempo e diversas tentativas, vai se entendendo melhor.

Porém, é preciso usar o bom senso. Uma caixa de papelão ondulado pode não ser o melhor item para se manter em casa, mas com certeza é ótimo para organizar as coisas, tendo que ser muito bem pensado e contrabalanceado.

03 - Crie pilhas

Outra dica valiosa que a escritora deixa para seus leitores é sempre, ao começar a organizar o ambiente, colocar os devidos itens em pilhas para ampliar a visão sobre a área como um todo, até mesmo porque uma grande quantidade de sapatos pode prejudicar a sua arrumação caso não estejam em um certo lugar.

A mesma coisa sobre camisas, ternos, calças, roupas no geral, podem ser colocados sobre a cama ou sobre uma mesa de quartzo. A partir disso, será possível ver as que estão mais bonitas, as que estão rasgadas, feias, velhas ou simplesmente não te cabem mais, ajudando a se livrar do excesso.

04 - Cada um que organize o seu

Essa dica é especial para quem não mora sozinho e divide a casa com a família, amigos ou algum cônjuge. Se tem uma coisa que deve ser respeitada é a privacidade e espaço de cada um, portanto, sempre organize e faça sua parte mas não se intrometa na do outro.

O ideal é que cada um organize a sua própria bagunça e suas pilhas, que ninguém dê palpites sobre o que deve ser doado ou jogado no lixo, ou quais as roupas e itens que devem ser mantidos. Isso fere diretamente a dica número 2.

O que te mantém alegre é algo totalmente seu, da mesma forma que a felicidade do outro é algo particular da pessoa. Sendo assim, seja grato pela roupa ou item que utilizou por tanto tempo e separe tudo que não vai mais utilizar, organizando o restante.

05 - Use caixas para te ajudar com a organização

Marie Kondo ensina que você precisa e deve utilizar caixas para separar e melhor visualizar os itens “komono” conforme mencionado anteriormente. Itens de banheiro, cozinha e garagem se acumulam facilmente e, ao colocá-los em caixas nomeadas, fica muito mais simples de não se perder no ambiente.

Para facilitar o processo, separe todos por tamanho e data de validade. O que já venceu, obviamente, é preciso de livrar, enquanto os tamanhos podem ser divididos posteriormente.

06 - Se sinta bem com o processo

Por fim, a escritora japonesa ensina que todo esse processo deve ser lidado com leveza e felicidade. Você manteve por perto apenas os itens que, de alguma maneira são muito necessários e te trazem uma grande felicidade, transparecendo isso ao ambiente.

Nenhuma casa é perfeita e sempre terá algo para ser arrumado, mas isso não significa que precisa ser estressante ou feito diariamente. Tire um tempo para a organização, mas sempre se lembre que ela pode ser um processo divertido e que te faça um grande bem.

Banner Remarketing 14

Considerações finais

O texto de hoje abordou quem é a japonesa Marie Kondo, a sua importância no meio de arrumação e organização, explorando um pouco sobre a sua história e seus métodos, além de dar 6 dicas muito boas sobre como organizar melhor sua casa ou o ambiente em que você se encontra.

Claro que muito irá depender de pessoa para pessoa. Às vezes você não se sente tão à vontade para seguir passo a passo do que foi ensinado, mas gostaria muito de aproveitar alguns pontos que achou mais interessante e adaptar ao seu estilo próprio de organização.

Independentemente da sua decisão, o importante é acumular apenas conhecimento, não itens desnecessários. Portanto, tente ver se esse método funciona contigo e, caso sim, passe para outras pessoas que também podem ter dificuldades em deixar as coisas à sua volta organizadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.