6 Dicas para trabalhar em casa

O trabalho em casa se tornou comum em todo o mundo após a pandemia do novo coronavírus, que se instaurou no planeta em meados de 2020 e obrigou as pessoas a se isolarem e fazerem tudo de dentro de casa, inclusive trabalhar. 

Claro que nem todos conseguiram usufruir de tal privilégio, mas aqueles que puderam fazer isso, viram no novo formato de trabalho uma oportunidade de unir o útil ao agradável e trabalhar do lugar onde mais se sente confortável, sua própria casa. 

Alguns chamam de home office, outros chamam de trabalho remoto ou até mesmo trabalho de casa, seja qual for a maneira como você o chama, tal formato tem traz diversos benefícios tanto para os profissionais quanto para as empresas. 

Hoje, mesmo com a flexibilização da pandemia, é possível ver que muitas empresas não retornaram ao trabalho presencial, se retornaram, estão indo apenas algumas vezes durante a semana ou durante o mês inteiro. 

Claro que em alguns casos podem acontecer imprevistos, como a instalação de um gerador de emergência que precisará de profissionais no lugar o mais rápido possível, mas nesses casos, eles já estão a postos para tais acontecimentos. 

Tirando esses casos, os profissionais se acomodam dentro de suas próprias casas e constroem um ambiente onde conseguem trabalhar o dia inteiro e até mesmo descansar com mais conforto durante suas pausas. 

Entretanto, nem sempre esse modelo de trabalho é fácil de se adaptar, existem muitas pessoas que veem diversas dificuldades na hora de conseguir gerir e equilibrar os momentos de trabalho com descanso e até mesmo os cuidados com a casa.

Tendo em vista que tal cenário se tornou mais comum do que se imaginava e que muitas pessoas precisam de ajuda com isso, hoje vamos falar mais sobre o assunto, além de oferecer dicas práticas para que você consiga trabalhar com mais produtividade em casa. 

Banner

Benefícios de se trabalhar em casa

Antes de qualquer coisa, é importante que você conheça alguns dos benefícios que existem em trabalhar em casa, seja na área de vendas de lavadoras automáticas de uma empresa ou até mesmo como psicólogo clínico com seus atendimentos. 

São diversos os benefícios que, se fossemos listar cada um deles, provavelmente não caberiam apenas neste texto, mas selecionamos alguns que, com certeza, quem trabalha em casa entende, como: 

  • Mais flexibilidade;
  • Economia de tempo;
  • Mais tempo para descanso;
  • Mais conforto e acessibilidade;
  • Otimização de processos;
  • Mais segurança; 
  • Mais liberdade;
  • Entre outros. 

Tudo isso faz parte de um arsenal de benefícios que fazem toda a diferença na rotina de quem trabalha em casa e é uma prova de como tal formato de trabalho mudou por completo a rotina dos profissionais e, felizmente, para melhor. 

Modern Young Handsome Man In Casual Outfit Sitting At Table Working On Laptop Freelancer At Home

Confira 6 dicas para trabalhar em casa com produtividade

Agora que você já conhece alguns dos benefícios desse modelo de trabalho, chegou o momento de conferir algumas das dicas que selecionamos para te ajudar nesse processo e fazer com que você tenha mais produtividade trabalhando em casa. Confira: 

1 - Faça um planejamento 

A primeira delas é um planejamento, afinal de contas, ele é essencial para tudo, seja para a construção de uma empresa de manutenção predial ou até mesmo para cuidar mais da sua rotina trabalhando dentro de casa. 

O planejamento serve justamente para que você saiba o que precisa fazer, quando e como irá fazer aquilo, o planejamento evita que você se sinta ansioso(a) e garante que você obtenha mais controle sobre tudo o que faz. 

Sendo assim, você pode realizar um planejamento diário ou semanal, o que achar melhor, e anotar tudo o que precisa ser feito tanto do trabalho quanto da casa, pois assim, conseguirá separar as tarefas e não deixar que uma acabe atrapalhando a outra no dia a dia. 

2 - Tenha uma rotina definida 

Além disso, ter uma rotina definida de trabalho e até mesmo antes de começar a trabalhar é uma ótima forma de ter um dia a dia bem mais produtivo, afinal de contas, por mais que muitos odeiam uma rotina padronizada, ela é essencial para a produtividade. 

Assim como um profissional de EPI precisa de suas botinas de EPI para trabalhar, saiba qual roupa é melhor para o seu dia de trabalho e crie um ritual de preparo, que te estimule a estar pronto para mais de um dia de muita produtividade. 

Tomar um café da manhã com calma e até mesmo realizar uma atividade física antes de começar a trabalhar são ótimas opções para quem deseja criar uma rotina que te estimule a ter mais ânimo para começar o dia com o pé direito. 

3 - Faça uma tarefa de cada vez 

Outra dica muito importante é saber fazer cada tarefa de uma vez e não tentar fazer tudo ao mesmo tempo, pois isso pode te trazer grandes problemas a longo prazo, além de remover mais ansiedade e estresse quando não consegue finalizar tudo. 

É importante que você entenda que não é uma máquina, por mais óbvio que isso possa parecer, é a realidade, e quanto antes você entender isso, mais rápido conseguirá evitar problemas maiores e a sobrecarga por tentar fazer tudo ao mesmo tempo. 

Se tiver que comprar um redutor de velocidade industrial e entrar em contato com seus clientes, faça cada coisa de uma vez e com calma, só assim você conseguirá fazer o que precisa da melhor maneira possível.  

4 - Tenha intervalos programados 

Trabalhar é bom e quando você sente que as coisas estão rendendo, é ainda melhor, mas  descanso é tão importante quanto o trabalho, pois assim, você consegue ter ainda mais disposição para fazer o que precisa. 

Para isso, você pode contar com técnicas como o pomodoro, que trabalha justamente com ciclos de minutos em que você foca no que deve fazer, e depois descansa durante um período, existem diversos aplicativos com muitas opções de ciclos para você. 

É uma forma de começar a criar esses ciclos que te permitam fazer o que precisa ser feito dentro do prazo e ainda descansar, o que também é de suma importância para recuperar as energias e conseguir ter mais disposição para finalizar o que precisa. 

5 - Use um diário de produtividade 

Falando em produtividade, também é importante que você conte com um diário que te permita controlar e organizar sua produtividade no dia a dia, seja qual for a sua função, o atendente de uma fábrica de papel higiênico ou um advogado criminalista. 

Existem diversas opções de diários de produtividade personalizados no mercado, mas você pode criar o seu com um simples caderno em sua casa ou até mesmo através do seu computador, ou celular. 

Para isso, basta controlar tudo o que pretende fazer e o que fez no dia, além de marcar com cores específicas suas atividades mais urgentes daquele dia, é uma forma de ter a rotina ainda mais organizada e saber que está sendo produtivo no dia a dia. 

6 - Comemore suas conquistas 

Por fim, mas longe de ser menos importante, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de comemorar suas conquistas, por mais pequenas que sejam, elas merecem ser devidamente recompensadas. 

Sendo assim, ao bater sua meta de vendas de cinta com catraca na empresa em que trabalha, se dê um jantar de presente ou algo que deseja, e isso vale para pequenas conquistas também, como fazer tudo o que precisava em um certo dia. 

Simples recompensas fazem com que o seu cérebro entenda que trabalhar e se concentrar no que deve ser feito é algo bom e gera sensações boas, o que te estimula a continuar entregando o seu melhor, mesmo trabalho de casa. 

Essas são as dicas que selecionamos para te ajudar a trabalhar em casa com mais produtividade e que, por mais simples que possa parecer, fazem toda a diferença a longo prazo e te ajudam a ter mais controle de suas atividades. 

Entenda a importância de cuidar do seu espaço de trabalho 

Para finalizar este conteúdo, também é importante que reforce como se tornou essencial o cuidado com o espaço em que você trabalha dentro da sua casa, o que também influencia muito em sua produtividade. 

Assim como uma empresa que produz compressor parafuso precisa de um espaço específico para tal, você também precisa contar com um espaço que te permita trabalhar em paz mas, ao mesmo tempo, com foco e disposição. 

Por isso, não deixe de investir em bons equipamentos para compor esse espaço e priorize aqueles que te estimulem a se manter atento ao que deve ser feito, pois assim, torna-se mais difícil sucumbir às tentações da distração. 

Trabalhar em casa é um grande desafio e exige das pessoas muito cuidado e atenção, por isso, é necessário que tudo o que for fazer seja com a intenção de criar um espaço que seja confortável para a sua produção. 

Banner Remarketing 11

Considerações finais 

Dessa forma, você verá que trabalhar em casa pode não ser a coisa mais perfeita do mundo, mas também está muito longe de ser a pior, e aplicando as dicas que demos, esse processo será ainda mais delicioso para você no dia a dia. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.