6 Dicas para um Marketing Digital eficiente

Bastante usado para alavancar o alcance de uma empresa no cenário virtual, o marketing digital passou a ser mais usado conforme a internet tornou-se mais acessível para as pessoas com o passar dos anos. 

Como em qualquer processo que tenha êxito, é preciso que as estratégias sejam traçadas previamente. 

Sem ter um planejamento, fica ainda mais difícil quais decisões tomar, e no mundo dos negócios, as decisões têm o poder de definir o caminho da empresa, seja para o sucesso ou para o fracasso. 

Como é possível imaginar, as decisões também têm o poder de fazer com que a empresa ganhe mais destaque no mercado de trabalho, ou seja, não ser só mais um em meio a tantas outras organizações que atuam no mesmo segmento. 

Para exemplificar, podemos usar uma página de empresa de tratamento de resíduos sólidos, que pode optar por desenvolver conteúdos com fins educativos, para atrair ainda o seu público-alvo. 

Quando se trata das redes sociais, praticar o marketing digital é  uma maneira eficiente de se diferenciar das demais páginas que falam sobre o mesmo mercado em que você trabalha. 

Diante disso, ter autoridade sobre o que a sua página fala, automaticamente faz com que o seu público-alvo tenha confiança sobre as postagens que são feitas. 

Desse modo, pode imaginar que uma página sobre uma fábrica de carroceria florestal, por exemplo, pode ganhar notoriedade realizando posts informativos sobre as atividades que costumam realizar. 

Por isso, pense que a inovação tem o poder de abrir portas com várias oportunidades para empresas dos mais variados setores. 

Com isso, listamos 6 dicas que podem ser usadas quando sua empresa decidir praticar o marketing digital em suas redes sociais. 

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  1. Defina o seu diferencial

Inicialmente, é preciso que você estude os principais diferenciais da sua empresa, para que, só então, possa entender quais são seus pontos de vantagem comparado aos seus concorrentes. 

Desse modo, podemos imaginar que, uma distribuidora de rolamentos SP, por exemplo, pode ganhar destaque no mercado apenas mostrando seus principais diferenciais. 

Preferencialmente, o conteúdo deve ter embasamento e ser factível, a fim de trazer um diferencial competitivo para sua empresa. 

Para iniciar, é preciso que você defina o que faz de melhor, seja seu produto, serviço ou atendimento. Naturalmente, seu público irá perceber suas qualidades e começar a valorizá-lo, como uma vantagem de ser o seu cliente. 

Ter esse diferencial é essencial para uma empresa de ônibus fretado, por exemplo, que acaba sofrendo com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. 

  1. Defina seu público-alvo

Definir o seu público-alvo é uma maneira de saber o direcionamento que os seus conteúdos terão que acompanhar, evitando que tempo seja gasto na criação de conteúdos que não trarão retorno.

Ou seja, se a sua página trabalha com vendas de tintas, é necessário ter uma base de seguidores que estão interessados em realizar obras ou restaurações residenciais. 

A definição deve, preferencialmente, ser clara e refinada, para que os materiais sejam direcionados para o público certo. Quanto mais assertivo for a definição de público, melhor será a relação, comunicação e divulgação com o cliente. 

Pense que, as redes sociais atualmente servem como uma grande porta para vender certos produtos, ou seja, uma página que trata sobre assuntos como radiografia, pode conseguir clientes potenciais para comprar visor de radiografias e outros tipos de produtos. 

No mundo digital, promover uma interação intensificada com o público-alvo é uma forma de se diferenciar do concorrente. Isso mostra, automaticamente, que a sua empresa está mais disposta a ouvir e sentir quais pontos devem ser melhorados. 

Para que a definição de público seja feita, é preciso saber onde eles estão, como se comunicam, onde buscam informações e como praticam seus hábitos de consumo. 

Caso a sua empresa seja uma loja de equipamentos odontológicos, por exemplo, o feed deve estar munido principalmente com publicações educativas para garantir a confiança do público e para atrair novos clientes. 

Além disso, é importante que a empresa crie um relacionamento com o seu público, e novamente, vemos como é importante promover interações com seus seguidores. 

Através da interação da página com o cliente, fica ainda mais fácil entender quais são as suas principais necessidades e desejos de consumo, e por fim, isso irá agregar ainda mais o reconhecimento da sua empresa com o público. 

  1. Faça conteúdos úteis

O princípio básico para que os conteúdos digitais tenham engajamento, é desenvolver um material relevante para ser postado, isso fará com que entendam o que sua empresa faz, além de ajudar na identificação da sua organização em meio a tantas empresas que estão presentes no mercado. 

Quando você cria conteúdos relevantes,  automaticamente causa um engajamento muito maior com o seu público, isso se for comparado com posts que não tem tanta utilidade.

Os conteúdos relevantes também têm o poder de fazer com que um usuário comum acabe se tornando um cliente em potencial. 

Desse modo, podemos observar que, se os conteúdos forem construídos de forma profissional, respeitando as estratégias de marketing, até mesmo uma clínica de fisioterapia está apta a conseguir mais clientes na internet. 

Contudo, é importante pontuar que os conteúdos desenvolvidos devem ter um objetivo específico, como:

  • Conversão para venda;
  • Fidelização;
  • Interação com o cliente;
  • Fins educativos.

Para entender melhor qual a finalidade de conteúdos que conseguem ser relevantes para o público, levantamos alguns pontos, como: não ter um perfil vitrine, ou seja, não ter um feed baseado apenas na venda de produtos, é necessário que seja feito uma alternação entre as postagens, para que a sua audiência fique mais interessada sobre a sua empresa. 

Outro ponto a ser considerado, é que as postagens devem falar sobre os principais diferenciais da sua companhia. 

O público deve entender por meio das postagens, que os benefícios que ele terá comprando com você, será maior do que se a compra for feita no concorrente. 

Por fim, reforçamos que é extremamente necessário que a sua empresa construa uma autoridade no cenário digital, isso porque quanto maior for o seu conhecimento no mercado que você atua, maior será a confiança do público sobre seus produtos ou serviços. 

Desenvolva conteúdos como dicas a respeito do que você vende ou faz. A autoridade faz com que você tenha credibilidade com público alvo, portanto, volte parte das suas atenções para essa fase.

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  1. Seja autêntico 

Ser autêntico está ligado diretamente com a prática da boa comunicação visual, prezando por um padrão que, naturalmente, fará com que a sua empresa tenha mais visibilidade e profissionalismo na internet. 

De acordo com a publicação que for desenvolvida, o seu público terá mais facilidade de identificar a qual empresa pertence aquele post, antes mesmo de verificar quem postou aquele conteúdo. 

Por isso, é necessário também que a empresa esteja conectada com a sua audiência, utilizando a linguagem que é praticada pelo público-alvo. 

Desse medo, é preciso novamente entender e saber comunicar com a persona que se interessa pelos seus produtos ou serviços. 

  1. Humanização

Humanizar as publicações da sua empresa é mostrar para o público que o seu negócio não é voltado somente para a realização de vendas. 

Ao contrário do que muitos pensam, humanizar uma página não é torná-la menos profissional, isso porque fazer com o que seu público fique ainda próxima da sua empresa pode se tornar um objetivo desafiador para algumas empresas. 

Uma alternativa que é usada frequentemente para realizar uma conexão maior com o público é realizar conteúdos que façam referências aos memes do momento na internet. 

  1. Frequência nas postagens

Manter uma página com uma frequência de posts mostra ao público que você está dedicada a criar uma relação com o seu público. Utilize as postagens, os stories, para que a interação da empresa com os clientes comece a aumentar. 

Conforme o número de postagens for aumentando, automaticamente a sua página ficará popular e será ainda mais vista pela audiência.

Através dessa ação, é natural que a sua página alcance o maior número de clientes em potencial, atraindo ele de forma orgânica, criando conteúdos relevantes que chamem a sua atenção do seu público e de clientes em potencial.

Portanto, crie uma agenda de publicações com conteúdos diversos e de acordo com as necessidades identificadas do seu público-alvo. Com isso, sua estratégia de marketing digital será muito mais efetiva.

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Considerações finais 

Por fim, finalizamos esse artigo pontuando que, para todas as dicas citadas acima, é necessário ter um conhecimento sobre como funciona o marketing de conteúdo e todas as suas esferas.

Só assim será possível complementar ainda mais o seu objetivo de aumentar o alcance da sua empresa no meio digital, criando conteúdos relevantes e de acordo com a sua audiência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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