6 Sinais que você procrastina demais

Se você é uma pessoa que procrastina muito, seja bem-vindo ao clube. São diversas as pessoas que sofrem desse problema e isso acaba afetando diretamente não apenas o seu rendimento no trabalho, mas também a sua vida pessoal.

Não importa o quanto você se planeje para conseguir algo, procrastinar nunca é a melhor solução e, deixar tudo para a última hora, além de prejudicar o planejamento, pode causar atrasos, queda de rendimento e até mesmo trazer maiores problemas para você.

Sendo assim, o texto de hoje irá abordar alguns sinais para você prestar atenção se está procrastinando demais, apontando os malefícios da procrastinação, os comportamentos que indicam esse mau hábito e como tais tarefas impactam negativamente em sua vida.

Desde uma empresa de jardinagem ribeirao preto até mesmo uma grande logística, todas as empresas possuem algum funcionário que procrastina em algum nível e, mesmo que não pensemos no âmbito empresarial, as pessoas por si só costumam adiar tarefas.

Algumas mais e outras menos, mas a verdade é que a procrastinação é um dos males que afeta qualquer pessoa que precisa ser produtiva e desempenhar alguma tarefa ou demanda necessária. A procrastinação é algo consciente que as pessoas fazem.

Pense que é quando alguém sabe que precisa fazer uma tarefa, como o projeto de paisagismo para empresa, e fica adiando tal tarefa por preguiça ou por algum motivo menos importante que não é necessariamente urgente ou mais importante do que a principal demanda que deve ser feita.

Outro detalhe é que a procrastinação acaba se tornando um caminho sem volta, quase que uma bola de neve e pode acabar de você sempre continuar adiando os seus compromissos, algo que, com o tempo, será extremamente prejudicial ao seu dia a dia.

A procrastinação é um grande problema e pode gerar a quebra de confiança por parte das pessoas que aguardam o trabalho, no caso de meios profissionais como em um serviço de manutenção de piscinas, ou no caso de meios pessoais, seus próprios projetos de vida.

Com isso em mente, os tópicos a seguir irão mostrar alguns dos malefícios em ficar procrastinando tarefas e os sinais que apontam de forma muito clara como isso pode afetar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Sem mais delongas, confira.

Banner Remarketing 10

Sinais claros de alta procrastinação

Antes de mais nada, é importante entender que a procrastinação é um mau hábito e, assim como qualquer outro, conforme você for exercitando maneiras de acabar com ela, aos poucos seu cérebro se acostuma e começa a diminuir a frequência com que faz determinada ação.

Em outras palavras, assim como uma empresa de raspagem de pisos de madeira não consegue ser a maior do mercado do dia para a noite, você também não se livrará do hábito da procrastinação com um simples estalar de dedos.

Portanto, é preciso ter em mente que alguns dos principais malefícios para aqueles que continuam seguindo no caminho da procrastinação, impedindo inclusive seu crescimento profissional em uma empresa de montagem de painéis elétricos SP.

Alguns dos grandes problemas que a procrastinação traz para o indivíduo, são:

  • Afeta a qualidade do serviço entregue;
  • Prejudica a sua imagem no mercado de trabalho;
  • Gasta mais tempo do que o necessário;
  • Afeta negativamente o seu planejamento;
  • Aumenta o índice de ansiedade.

Claro que cada um desses malefícios afeta mais algumas pessoas do que outras, e tudo depende do quanto ela se empenha ou deixa as coisas acumularem, podendo chegar ao ponto de ser impossível entregar uma demanda.

Sendo assim, separamos alguns sinais para que você se policie e consiga descobrir se está procrastinando demais, prejudicando sua vida pessoal e seu desempenho no trabalho com empresa de instalações elétricas e hidráulicas. Confira!

01 - Demorar para se levantar da cama

Sem sombra de dúvidas, um dos maiores inimigos de qualquer pessoa que trabalha ao longo do dia e se sente muito cansado é o momento onde precisa acordar para enfrentar um novo dia de trabalho. E sim, é realmente difícil.

Ainda mais com a criação do botão de soneca do celular onde, após ouvirmos o despertador, podemos sempre continuar aplicando a ideia do “Só mais 5 minutinhos”. Tudo bem acontecer de vez em quando, mas quando ocorre diariamente, temos um problema.

Atente-se caso isso esteja acontecendo, pois prejudica seus compromissos pessoais e até mesmo os profissionais, como uma reunião para uma promoção com empresas de içamento de cargas.

02 - Falta de foco

Sabemos que o ser humano não consegue focar muito tempo em tarefas, sendo difícil conseguir manter a concentração, além de ser incrivelmente fácil perdê-la. A falta de foco é um claro sinal de procrastinação.

Isso se reflete na demora em desenvolver tarefas incrivelmente simples e que são feitas de maneira rápida por você mesmo. 

Portanto, caso esteja perdendo seu foco muito rápido e levando mais tempo do que o necessário para o desenvolvimento de tais tarefas, é hora de começar a se preocupar.

03 - Usar constantemente o celular

Desde as pessoas que trabalham por conta própria, as que estão desempregadas até as que são gerentes de uma empresa de restauração de fachadas, o celular é um grande mal que facilita muito para distrair, tirar foco e aumentar o índice de procrastinação.

Claro, entendemos que muitas vezes o smartphone precisa estar ligado para alguma emergência ou até mesmo para trabalho, mas o simples fato dele estar próximo de você enquanto precisa realizar alguma tarefa, já é o suficiente para aumentar o tempo necessário para terminá-la.

Os celulares estão constantemente ligados a internet onde estão as redes sociais, vídeos do Youtube ou até mesmo alguns jogos online para o usuário, portanto, tome cuidado e se policie para que tal atitude não te prejudique muito.

Ouvir Musica Trabalho

04 - Deixa os deveres para depois da diversão

As pessoas gostam de se divertir e não existe nenhum problema nisso, mas o que preocupa é quando alguém prioriza o momento de lazer às demandas e obrigações, fazendo com que elas se tornem bolas de neve que, momento ou outro, irão te prejudicar e muito.

O que normalmente acontece é você não estar com vontade de fazer algo no momento e deixar para depois de alguma atividade mais divertida. O que provavelmente vai acontecer é você ter ainda menos vontade depois de aproveitar seu momento de lazer.

Portanto, dê prioridade ao que realmente é necessário para o momento e, depois, se divirta e faça algo que tenha mais vontade. Acredite, o seu eu do futuro não apenas irá agradecer como criará esse hábito, ajudando a abandonar a procrastinação.

05 - Não planejar o seu dia

Sabemos que a correria do dia a dia é complicada mesmo e nem sempre será possível planejar o que fará ao longo dele, mas no mínimo é preciso uma certa ideia do que fará e em que ordem tais tarefas serão cumpridas para melhor otimizar o seu tempo e seu foco.

Quando isso não acontece, o mais comum de ocorrer é você não dar prioridade ao que realmente precisa e separar o que é trivial e o que é secundário. Isso facilmente atrapalha também o tempo que desenvolve a atividade.

E, quando pensamos em todo esse cansaço que pode ser gerado, também pode impactar seu rendimento e mal estar pois, você pode começar a dormir pouco ou dormir mal, até mesmo se alimentar em horários não tão bons. Fique de olhos abertos.

06 - Não buscar se conhecer

Uma das coisas que afetam diretamente o hábito de procrastinar é não conhecer os gatilhos que te motivam a fazer algo ou pior ainda, ignorar o que você tem certeza que irá tirar a sua concentração, levando a mais um dia de procrastinação.

Por exemplo, você sabe que acaba sempre se distraindo com o celular e mexendo nele mais do que deveria, e mesmo assim continua utilizando-o ou levando ele para sua mesa no momento que precisa trabalhar. Esse tipo de atitude é praticamente uma auto-sabotagem.

É preciso então não apenas buscar se conhecer, mas evitar que seja distraído por aquilo que te rodeia. Por isso, saber o que te motiva pode ajudar e muito a evitar o ato de procrastinar e se tornar um ser humano mais produtivo em todos os âmbitos.

Banner Remarketing 17

Considerações finais

Claro que isso é algo muito pessoal de cada um e é uma constante vigia. É preciso sempre estar se monitorando, mas esses são alguns dos métodos mais fáceis de conseguir atingir o objetivo.

Esperamos que esse texto tenha ajudado a melhor detectar quando se está procrastinando demais. Busque sempre atento para não acabar desenvolvendo esse mau hábito que prejudica tantas pessoas ao redor do mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.