7 princípios para prosperar

Abrir o próprio negócio é um grande desafio, sendo que o maior deles é prosperar, principalmente nos primeiros cinco anos de existência. Afinal, é provável que você passe por diversos problemas e momentos para que a empresa, de fato, consiga se estabelecer.

Como exemplo, pense em uma empresa de fomento mercantil, que ao analisar formas de prosperar e alcançar o lugar almejado desde sua fundação, precisou passar por diversos pontos, principalmente para entender como fazer isso.

Até porque são muitos os fatores que podem forçar uma empresa a fechar suas portas. Entre os principais, podemos citar os seguintes:

  • Altas alíquotas de impostos;
  • Tributos e encargos sociais;
  • Crise econômica;
  • Falta de bons fornecedores;
  • Produtos de má qualidade;
  • Entre outros.

Entretanto, um dos motivos de mais importância é a falta de uma equipe de trabalho pronta para realizar as atividades. Por isso, a necessidade de atenção redobrada nestes pontos e nas metas a serem seguidas, justamente para que as empresas possam prosperar.

Assim, fazendo com que a história e todos os momentos da empresa possam ser proveitosos para o caminho a ser trilhado, conhecendo as barreiras, mas sempre visando todo sucesso e impacto que a empresa vai ter no meio.

Lembre-se: os erros podem ensinar uma lição valiosa a qualquer pessoa que esteja começando um negócio. Portanto deve se ter uma lição das mais diversas situações, e crescer a partir destas lições e situações que fazem parte do dia a dia.

Como em uma empresa de desenvolvimento de software, onde os erros no dia a dia da empresa, provavelmente, são os mais diversos possíveis, gerando manifestações de erro e defeitos em várias situações.

Mas a empresa que realmente tem um foco e que busca se firmar no meio em que ela está inserida, consegue se capacitar e se preparar para estes possíveis erros, aprendendo e evoluindo em cada situação.

Ademais, o sucesso de vendas de uma empresa, tanto de seus produtos quanto dos serviços que presta, depende não apenas de processos cuidadosamente montados.

Depende também de uma estratégia e abordagem de negócios muito bem trabalhadas, apoiadas e estruturadas, principalmente para que a empresa possa ter um bom desempenho e permanecer em bons negócios.

Assim, criando uma estrutura organizada e duradoura de negócio, para que a prosperidade e tudo que a empresa almeja em alcançar esteja cada vez mais próximo e faça parte do dia a dia e do DNA da organização.

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Pois bem, sem mais delongas, neste artigo trouxemos os 7 principais pontos para que uma empresa consiga prosperar dentro do mercado em que atua, independentemente de qual seja. São eles:

1 - Mantenha sua equipe satisfeita

Equipes de trabalho satisfeitas “dão vida” à empresa. Conduzindo suas atividades com comprometimento e satisfação quando bem treinada, alinhada às metas e objetivos, incentivada e recompensada pelos serviços prestados. Como resultado, as vendas crescem.

Uma equipe que contribui, que realmente zela e carrega a empresa consigo, agrega muito mais valor ao negócio, seja qual for o segmento, pensando sempre nas melhores soluções e melhores formas para que se tenha um crescimento mútuo.

Como exemplo, pense em uma consultoria tributaria contábil, que conta com uma equipe satisfeita, bem como entende toda a forma de trabalho e a história. Este alinhamento vem de forma espontânea, criando conexões e um ambiente para o crescimento da empresa.

2 - Invista em marketing digital

Atualmente, deixar de investir em marketing digital é um grande erro. Esta é uma ferramenta de trabalho essencial para qualquer negócio. Sempre indo de encontro à inovação, buscando as melhores ferramentas para que sejam aplicadas.

Com o marketing digital, as empresas fazem sua própria promoção, divulgam seus produtos, divulgam seus serviços, captam clientes, mantêm um bom relacionamento, não se esquecem, mantêm-se fortes e presentes diante da concorrência e capitalizam nas vendas.

Ademais, diversos benefícios que as empresas buscam podem ser alcançados com essas técnicas, que podem ser aplicadas nos mais diversos meios como em um sistema de gerenciamento de transporte, bem como em qualquer outra área.

Por fim, ser ativo nas redes sociais, ter um site funcional e atualizado, fornecer conteúdo de qualidade aos clientes e saber usar as ferramentas online para gerar novos leads deve fazer parte do dia a dia de uma empresa. 

3 - Dê atenção aos seus clientes

Pegar o novo, salvar o velho, reter o presente e reter pessoas devem ser os objetivos de qualquer empreendimento. Assim, ganhando toda atenção e preferência dos clientes, para que justamente se tenha esta divulgação pelo bom serviço ou produto oferecido.

Como exemplo, pense em uma consultoria ambiental para empresas, que ao realizar um bom trabalho em toda consultoria e acompanhamento, faz com que as próprias empresas que contrataram este serviço reconheçam a importância e o fruto de um bom trabalho.

Para isso, além de manter um bom relacionamento e atendimento, é fundamental garantir produtos e serviços de qualidade. Lembre-se, não há negócio sem clientes, então faça um esforço para valorizá-los.

Crie conexões reais, faça campanhas, procure os mais diversos meios para que este cliente se sinta totalmente à vontade e parte de todo negócio em funcionamento.

É importante segmentar e agrupar os clientes com base no tipo de compra que eles fazem para abordá-los apenas com as informações que lhes interessam. Portanto, não envie e-mails genéricos e automatizados.

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4 - Tenha um diferencial

Saiba que o mercado é altamente competitivo e oferece os mesmos produtos e serviços que o seu, então crie um valor para a sua marca e produto, fazendo com que este item tenha seu valor e importância única no mercado.

Exemplo: em uma empresa de um meio vasto de informações, como uma contabilidade especializada em TI, por mais que ela faça parte de um ambiente amplo, procure uma identidade única e excelência em todo o serviço prestado.

Assim, destacando-se e criando razões para que o cliente e as empresas deem valor ao seu serviço e a todo o movimento e história contada, tornando o seu negócio único e especialista no meio em que está inserido.

Então, se você não quer ser sobrecarregado com isso, continue inovando, reinvente-se, esteja preparado, mantenha sua empresa bem informada sobre novidades e tendências do espaço e, o mais importante, forneça produtos e o melhor serviço de qualidade.

5 - Tenha um bom plano de negócios

Um plano de negócios nada mais é do que um ótimo roteiro que abrange desde o pré-operacional até o dia a dia do próprio negócio. Tenha em mente todo o processo e organização, sabendo principalmente dos pontos positivos e negativos a serem explorados.

Assim, fazendo com que esta organização reúna cada vez mais conhecimento e organização para a empresa, fazendo com que a empresa se destaque, por meio desses diferenciais e de todo o método aplicado.

Faça a declaração de bens ganho de capital, trace metas a partir dos resultados e de todo o caminho trilhado pela empresa, tudo com o objetivo de prosperar cada vez mais dentro do ambiente em que está inserido.

6 - Tenha uma boa administração

O empreendedorismo aprendeu muito na prática. Mesmo assim, não se pode ignorar que aprender os conceitos de negócios, finanças, gestão de pessoas e marketing permitirá que seu negócio seja bem administrado – e, com isso, as chances de sucesso aumentarão.

Portanto, invista tempo e esforço nesta administração, se necessário contrate uma terceirizada serviços gerais para ajudar. Além disso, faça na prática todo este plano e entenda as metas e todo o caminho a ser percorrido pela sua empresa.

Defina os investimentos para cada área da empresa e os resultados a serem alcançados através deste investimento, conseguindo ter um controle maior sobre todo este lado financeiro, aplicando e investindo da melhor forma possível.

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7 - Conheça todos os custos da empresa

Focar nas oportunidades de mercado e determinar corretamente o preço de venda dos produtos e/ou serviços faz com que seu negócio tenha ideia dos gastos e lucros aplicados, dando um norte para que seu desenvolvimento aconteça de forma natural.

Pesquisar e planejar o seu negócio é o primeiro passo. Mas mesmo ao longo do caminho, você pode fazer ajustes para atrair clientes e se manter competitivo, sempre buscando inovações e maneiras de melhorar e de atualizar sua empresa.

Ou seja, para que justamente tenha esta prosperidade e faça com que a empresa, os funcionários e os colaboradores tenham essa sinergia, e estejam caminhando juntos durante todo este processo.

Assim, gerando cada vez mais recursos e meios de colaboração para a empresa, tornando a marca referência no meio em que ela faz parte, conquistando o público e os mais diversos consumidores, através de uma boa organização e planejamento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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