A importância de desenvolver sites responsivos

Com o aumento do uso da internet, o número de acessos por aparelhos móveis também cresceu, por isso empresas precisam pensar em como as suas páginas se comportam nesses dispositivos, chegando assim nos famosos sites responsivos.

O internauta  precisa ter uma vivência boa ao navegar, sendo assim, ter sites que se adaptem a diversos dispositivos contribui para manter o cliente navegando na página de um estabelecimento. 

Por isso, além de criar a página, os comércios precisam pensar em como vai ser a vivência do usuário por meio de um celular. Desse modo, confira como ter uma página responsiva pode ajudar um negócio e como fazer o desenvolvimento desta estratégia. 

 

Banner Remarketing 22

 

O que significa ter uma página responsiva?

 

Hoje em dia, o acesso à internet é feito pelos usuários por diferentes dispositivos, como computadores e smartphones. Nesse sentido, o jeito que a página de, por exemplo, uma empresa de reforma e construção se comporta no computador é diferente do celular. 

Por isso, essa página deve ser adaptada para cada dispositivo, para que não se perca ou diminua a experiência do usuário. Nesse caso, os prejudicados são os que acessam a página por qualquer dispositivo que não seja um computador. 

Assim, para os outros internautas a experiência fica reduzida, isso porque o site não se adapta ao dispositivo, de modo que fica complicado visualizar as informações, e o layout também fica ruim. 

Sendo responsivo, a página muda a disposição das suas categorias de modo que a navegação seja adequada, tudo isso é feito conforme o tamanho de tela disponível. Assim, os conteúdos são priorizados, não importando o dispositivo. 

 

Quais as vantagens de uma página responsiva?

 

Além de ter vantagens para o setor, também podem ser observados benefícios em relação à vivência do usuário, aos buscadores, aumentos da visibilidade, dentre outros. Entre os principais podemos citar:

 

  • Redução de custos;
  • Melhor posicionamento;
  • Aumento de visibilidade;
  • Aumento da velocidade;
  • Aumento nas visitas.

 

Sendo assim, ter um site nessas condições permite que a empresa de contabilidade para micro empresas reduza as suas despesas para manter a página, isso porque a manutenção fica mais fácil.

Se no passado havia muitos gastos para garantir que o site funcionasse, atualmente com as adaptações para os dispositivos, tudo pode ser feito gastando menos, além de ser feito em uma só plataforma.

Além disso, para aqueles que trabalham com marketing e desejam que as produções tenham boas posições nos mecanismos de busca, a página responsiva ajuda. O algoritmo que cuida do ranqueamento leva isso em consideração.

Portanto, sites adaptáveis ganham mais pontos e permitem que o ranqueamento fique nas primeiras posições. Por isso, para quem trabalha com serviços contábeis para empresas, por exemplo, ter a página com melhores posições ajuda no desempenho do comércio.

Como consequência se tem mais visibilidade, ou seja, com melhores posições é possível que mais pessoas tenham acesso às produções. Ademais, a marca consegue ter mais visibilidade e se destaca por ser diferenciada no mercado. 

Desse modo, o alcance também aumenta, de modo que a marca conquista um novo espaço. Inclusive, o bom desempenho de um negócio também está ligado a como ele se posiciona no mercado, por isso o site pode ajudar. 

Outro fator é que a velocidade de páginas responsivas é maior do que as não são. Hoje em dia, os usuários valorizam páginas que sejam ágeis, até porque, ao demorar muito tempo para carregar, o internauta pode desistir de continuar no site. 

Sendo assim, permitir que o visitante tenha uma boa experiência é essencial para que haja confiança no estabelecimento e ele se sinta valorizado. Isso é parte do compromisso do comércio, isso porque a velocidade é um fator primordial. 

Por fim, o site responsivo atrai mais visitantes, tendo em vista que os sites que não são,  sofrem consequências negativas do algoritmo. Nesse sentido, com o bom posicionamento a chance do aumento de visitas também cresce.

Sendo assim, esses são os benefícios que as empresas de usinagem podem ter ao fazer a mudança de sua página para que ela se torne responsiva e adequada para diversos aparelhos.

 

Mulher Influenciadora Digital

 

Como tornar uma página responsiva

 

Você já sabe como ter uma página responsiva vai ajudar no desempenho do negócio, por isso, confira como implementar esse processo em um comércio, principalmente para que o site seja adaptável para diferentes dispositivos. 

 

Escolha a mudança

 

É difícil mexer em algo que está pronto e aparentemente dando certo. Fato é que é complicado para as empresas perceberem que estão perdendo oportunidades no mercado por não terem sites responsivos. 

Por isso, a primeira decisão para se ter uma página responsiva é escolher a mudança, abra mão do seu novo site e opte por reformulá-lo com as atualizações precisas. É necessário reconhecer que há a possibilidade de oferecer um serviço melhor. 

É preciso pensar em como os consumidores estão enxergando o estabelecimento. Além disso, com o site adaptado, a empresa estará disponível, fortalecendo-se no seu meio de atuação e, em alguns casos, até se destacando de outros comércios.

Desse modo, uma desentupidora em Osasco, por exemplo, precisa optar pela mudança e aderir a um novo site que seja mais dinâmico e proporcione para o visitante uma boa vivência, isso porque até mesmo na internet é preciso causar boa impressão. 

 

Olhe as estatísticas

 

Você está em dúvida se deve abandonar a sua página convencional e deve reformulá-la? Pois antes de tomar uma decisão, olhe para os dados que você tem, veja como é o perfil dos seus visitantes. 

Verifique por quais dispositivos sua página é acessada, desse modo, você pode verificar quantos clientes ou possíveis vendas você perdeu por não oferecer uma experiência de qualidade para eles. 

Se você não aderir ao movimento, a concorrência vai. Então, lembre-se, se você é dono de uma distribuidora de flores, ou qualquer outro comércio, aposte em analisar as estatísticas e se empenhar em um site responsivo de qualidade.

 

Use web design

 

Seu site precisa ser atrativo, por isso é preciso que haja o uso de alguns recursos de web design para que ele fique moderno e atualizado conforme a personalidade da empresa, bem como também é necessário que o site chame a atenção do público. 

Existem muitas ferramentas que auxiliam nesse momento e que não possuem um alto valor de custo, com elas criar uma página coerente com a realidade fica mais simples, pois muitas são intuitivas. 

Sendo assim, nessa hora tenha paciência, pois o momento de elaboração da página é delicado. Além disso, por refletir a personalidade da empresa e ser um canal de comunicação com o cliente, ele deve ser feito com cuidado. 

Por isso, na hora da criação, uma clinica de medicina do trabalho deve prestar atenção nos detalhes e sempre pensar em como o consumidor se sentirá entrando no site, para transmitir as mensagens certas. 

 

Procure por modelos

Sabe quando a gente quer fazer uma decoração nova em casa e procura por inspirações sobre o tema pela internet? Com a página responsiva não seria diferente, veja como o mercado tem se comportado em relação ao tema. 

Veja como os sites se comportam ao serem acessados por celular e quais são as diferenças para o computador, observe como ficou a organização das abas e o que foi priorizado em cada tipo de tela. 

Desse modo, é possível ter base para a construção do site do seu negócio, além de identificar coisas que funcionam melhor ou não para o seu comércio. Assim, fica mais fácil elaborar o seu próprio site. 

Uma empresa que emite AVCB, por exemplo, deve observar como os sites dos concorrentes se comportam, além de observar também outras páginas. Assim, com todas essas informações, ela consegue ter base e formular a sua página. 

 

Banner Remarketing 23

 

Tenha um profissional

 

Pode parecer uma tarefa simples, mas tirar a ideia de um site adaptável do papel e colocá-la em prática pode ser bem complicado, desse modo, é essencial contar com a ajuda de profissionais que compreendam sobre o tema. 

Principalmente, porque esse processo envolve conhecimentos sobre programação, sendo assim, pode ser que você não tenha essa informação ou não tenha um setor de tecnologia, por exemplo. 

Esse pode ser o caso de empresas pequenas que têm poucos departamentos e não contam com profissionais dessa área no seu quadro de colaboradores, desse modo, a solução é recorrer a um especialista. 

Ele vai ajudar em todo o processo e entregar a página pronta, além de fazer isso em um tempo menor do que alguém que não tenha muita noção sobre o tema, por exemplo. Assim, o investimento vale a pena, principalmente visando os retornos.

 

Conclusão 

 

Uma página responsiva traz diversos benefícios para o estabelecimento, pois ele não perderá consumidores e nem visitas por conta de não ter um endereço online adequado. 

Além disso, o recurso ajuda com o ranqueamento e a velocidade da URL. Depois de todas as vantagens elencadas neste conteúdo, ficou claro o motivo para qualquer empresa investir em um site responsivo.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.