A matriz BCG e o marketing no alvo
A matriz BCG é um método extremamente eficaz, que ajuda na análise de produtos no mercado e, desse modo, colabora para uma visão mais ampla das condições de lançamento e como as mercadorias serão aceitas pelos consumidores.
Essa metodologia é cada vez mais utilizada para elaborar um planejamento de marketing mais eficaz e orientado, sendo possível atrair exatamente o cliente ideal para a sua empresa. Assim, fica muito mais fácil alcançar a conversão esperada.
No artigo de hoje, conheça mais sobre a matriz BCG e o marketing no alvo. Acompanhe a leitura para aprender como elaborar a estratégia!
O que é a matriz BCG?
A matriz BCG leva este nome porque foi desenvolvida pela consultoria Boston Consulting Group, no final da década de 1960, pelo profissional Bruce Henderson.
O principal objetivo da matriz é analisar o desempenho dos produtos e serviços de uma empresa, em relação à sua aceitação pelo público consumidor.
Ou seja, se uma fábrica de camisetas personalizadas deseja lançar uma nova peça no mercado, ela pode aplicar a metodologia para verificar se o produto será bem aceito pelos clientes e, desse modo, trará retornos para a empresa.
Sendo assim, a matriz BCG oferece uma visão sistêmica aos gestores, sendo uma maneira de potencializar o fluxo de caixa, ignorando as demandas que exigem muito esforço, porém que não trazem o resultado esperado.
Por essa razão, considera-se que a matriz BCG promove um marketing muito mais assertivo, já que ela pode ajudar a verificar se o produto terá o alcance esperado.
Qual a importância da matriz BCG?
A matriz BCG pode ser aplicada desde as decisões sobre futuros investimentos, até estratégias de marketing mais simples, visto que todas as informações a respeito do produto podem ser destacadas durante a análise.
Com esse conhecimento, a empresa pode assegurar a manutenção da competitividade e ter resultados muito mais eficientes.
Inclusive, recomenda-se aplicar a metodologia até mesmo na abertura de empresa simples, já que o empreendedor pode identificar as oportunidades, saber qual produto terá melhor aceitação e, com isso, colaborar com o crescimento dos negócios.
Em resumo, a matriz BCG ajuda na tomada de decisões a respeito dos produtos e serviços, mas não se limita somente a isso, sendo capaz de orientar as iniciativas de marketing.
Como funciona a matriz BCG?
O funcionamento da matriz BCG é bastante simples. Embora o seu planejamento tenha sido pensado inicialmente para empreendimentos de grande porte, ela pode ser adaptada para todos os tipos de negócios, incluindo empresas de seguros.
No entanto, é muito importante ter dados a respeito dos produtos e serviços, por isso, recomenda-se que mesmo os negócios mais jovens tenham, pelo menos, um histórico ou uma análise aprofundada das mercadorias.
Apesar de ser elaborada em meados da década de 1960, a metodologia também é facilmente aplicável ao mercado digital.
Em resumo, a classificação dos produtos se dá a partir de quatro categorias:
- Estrela;
- Vaca leiteira;
- Interrogação (em questionamento);
- Abacaxi.
Os quadrantes representam uma relação de crescimento e de participação relativa no mercado. Sendo assim, cada um deles recebeu um nome que facilita o seu entendimento, tornando a análise mais prática.
Além disso, os quadrantes também representam os estágios de desenvolvimento do negócio. São eles:
- Introdução do produto no mercado: Interrogação;
- Crescimento do produto no mercado: Estrela;
- Maturidade do negócio: Vaca leiteira;
- Declínio do produto no mercado: Abacaxi.
Quer dizer que se um produto, como uma calça profissional, estiver no quadrante da “vaca leiteira”, a sua aceitação é próspera, sendo uma mercadoria que oferece boa rentabilidade à empresa. Mas se estiver no quadrante “abacaxi”, pode ser um problema.
A seguir, confira com mais detalhes cada um dos conceitos.
Estrelas
As estrelas correspondem aos produtos de alto crescimento, combinados com uma alta participação no mercado. Ou seja, são itens com boa rentabilidade, porém que necessitam de investimentos altos.
O índice de vendas ajuda a manter as mercadorias do tipo “estrela” com um bom posicionamento, mesmo que o investimento tenha que ser constante, devido ao seu rápido crescimento. Contudo, apesar do ótimo potencial, os produtos ainda não estão estáveis.
Por exemplo, um sapato de segurança hospitalar pode ter um rápido crescimento, mas ainda é difícil saber se essa expansão irá se manter. Em caso afirmativo, é bem possível que o produto venha a se tornar uma vaca leiteira.
Vacas leiteiras
As vacas leiteiras são os produtos indispensáveis, ou seja, que já se consolidaram no mercado e, por conta disso, não é preciso de um grande investimento. A participação é forte e a mercadoria continua em expansão.
Esse é o quadrante que mantém o balanço positivo da empresa. Quer dizer, mesmo que o mercado esteja em baixo crescimento, a venda da mercadoria ainda continua rendendo lucros para o negócio.
Com a rentabilidade oriunda das vacas leiteiras é que se pode investir em novos produtos, que estão no quadrante “interrogação”.
Por isso, manter as vacas leiteiras sempre em destaque é uma forma de conquistar o lucro necessário para a manutenção e o crescimento do seu negócio.
Pontos de interrogação
Os pontos de interrogação se referem aos produtos inovadores que a empresa deseja lançar. Por exemplo, novos jalecos de TNT, ou alguma tecnologia. Aqui, não há um mercado estabelecido, por isso, a adesão do público é baixa.
Sendo assim, os produtos “pontos de interrogação” demandam um investimento adequado, em especial devido ao grande potencial de conquista da audiência.
Mas é preciso destacar que esses produtos podem ou não render bons frutos. Ou seja, não se sabe ao certo se a ideia irá render.
Porém, vale dizer que as novas ideias são fundamentais para o crescimento da sua empresa. Afinal de contas, quem não inova, não permanece no mercado.
Fora que ao explorar novos segmentos, a sua empresa pode descobrir novas vacas leiteiras e, desse modo, expandir ainda mais a lucratividade.
Por exemplo, uma empresa de monitoramento pode lançar um software totalmente novo no mercado e, dessa maneira, obter sucesso com a empreitada.
Abacaxis
Já os abacaxis representam os produtos problemáticos da sua empresa, isto é, as mercadorias que estão em declínio no mercado.
Em geral, os itens não são considerados inovadores e a sua qualidade não acompanha o crescimento do setor. Além disso, o volume de vendas é muito baixo, o que não representa um grande percentual de lucro para a empresa.
É preciso reconhecer quando uma mercadoria não está rendendo os frutos esperados.
Por exemplo, ao verificar os serviços de contabilidade, o empreendedor pode perceber que não está tendo grandes lucros com um determinado produto e, ao mesmo tempo, o investimento em marketing tem sido extremamente alto.
Em casos assim, o melhor a ser feito é abandonar o produto, já que ele pode causar mais prejuízos do que ganhos para o seu negócio.
Como a matriz BCG pode ser aplicada ao marketing digital?
A matriz BCG é facilmente aplicada à dinâmica do marketing digital. Por esse motivo, o emprego da metodologia só cresce nos dias de hoje, ainda mais para empreendimentos que desejam investir na internet.
Afinal de contas, devido à própria dinâmica do mundo digital, é necessário realizar uma avaliação constante do portfólio de produtos ou serviços.
Os processos de mudança acontecem em um tempo mais ágil e o empreendedor deve ficar atento para não perder o timing.
Além dos mais, com o avanço técnico-científico, as empresas estão investindo cada vez mais em pontos de interrogação, realizando testes de mercado e se tornando mais competitivas.
Com isso, é possível aumentar as chances de descobrir mais produtos com potencial de estrelas ou vacas leiteiras.
Um exemplo são as startups, que contam com estruturas mais flexíveis, pouca aversão ao risco e que saem na frente na hora de lançar novos produtos ou serviços. Com a matriz BCG, é possível avaliar melhor essas inovações, antes de lançá-las no mercado.
Importante ressaltar que as vacas leiteiras também prosperam muito no mercado digital. Afinal de contas, um dos pontos mais assertivos da metodologia diz respeito à efetividade do marketing. Sendo assim, o conteúdo também aparece como algo de alto valor.
Conclusão
A matriz BCG é uma das dinâmicas mais simples para a avaliação de produtos no mercado, sendo usada para avaliar a qualidade de uma mercadoria e a aceitação dela pelo público consumidor. Com isso, é possível elaborar estratégias ainda mais assertivas de divulgação.
No mercado digital, o potencial da matriz BCG é ainda mais explorado, uma vez que ele é capaz de ajudar no lançamento de novos produtos, acompanhando a dinâmica ágil da internet e do desenvolvimento tecnológico.
O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como aplicar a matriz BCG. Mas vale a recomendação para os gestores seguirem critérios de análise e tomarem decisões com base em argumentos verídicos, pois assim, as chances de sucesso são garantidas.
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