Aprenda a fazer email marketing de forma assertiva
O email marketing é uma ferramenta indispensável do marketing digital, sendo responsável por bons resultados conquistados em uma campanha, capaz de ajudar na venda e na conversão de novos clientes.
Qualquer pessoa que entre em sua caixa de email agora poderá encontrar mensagens de empresas que tratem sobre temas variados, que tragam boas ofertas ou que apresentem conteúdos informativos de qualidade.
De fato, o email marketing já faz parte da rotina de várias pessoas, assim como de vários estabelecimentos que aproveitam as vantagens que cada mensagem pode oferecer.
Uma empresa de rolamentos, por exemplo, pode apostar nessa ferramenta para informar aos seus clientes sobre uma promoção específica que será feita dentro de um determinado período, possibilitando que eles aproveitem um desconto especial.
Há diversas outras estratégias que comportam o uso do email marketing, que vão desde estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes até levar informações institucionais sobre a empresa, assim como a fidelização do público.
Vale lembrar que o email marketing já foi visto como uma ação de marketing inconveniente, justamente porque quem fazia uso dessa estratégia podia não ter desenvolvido um planejamento eficiente e direcionado para tal aplicação.
Além disso, era comum que uma empresa comprasse uma lista de leads de outros estabelecimentos, mesmo que eles fossem de segmentos diferentes, o que trazia pouca efetividade para as campanhas de email.
Mas com o passar do tempo, novas estratégias de envio de email marketing foram desenvolvidas, tornando-o muito mais eficaz e produtivo para as empresas e para os próprios destinatários da mensagem.
Por isso, se você já utilizou ou pensa em apostar no e-mail marketing, é essencial conhecer algumas dicas que o tornam mais assertivo, ajudando a obter resultados cada vez melhores com a estratégia. Quer saber quais são elas? Então siga na leitura deste conteúdo.
O que é o email marketing e qual a sua importância?
Seja para empresas de manutenção industrial ou para escritórios de contabilidade, o uso do email marketing é indispensável dentro de uma estratégia de marketing. Mas afinal, o que ele é e qual é a sua importância?
O email marketing se trata do envio de mensagens com diferentes funcionalidades, feito por companhias dos mais variados segmentos que desejam alcançar um determinado objetivo ao entrar em contato com os seus potenciais e atuais clientes.
Assim, ele pode ser importante por vários motivos, sendo essencial para:
- Captação de leads;
- Geração de leads;
- Divulgação de conteúdo;
- Fidelização de clientes;
- Entre outros.
Dessa maneira, saber utilizá-lo de forma coerente é o segredo para o sucesso de uma campanha, fazendo com que o marketing da empresa tenha melhores retornos e atinja a meta estipulada.
Passo a passo para um email marketing assertivo
Uma empresa de reciclagem de lixo que decidiu investir em email marketing precisa entender como fazê-lo adequadamente, sendo indicado, por isso, conhecer um passo a passo para uma estratégia eficiente. Confira a seguir.
1. Construir uma lista de leads.
O ponto de partida do envio do email marketing é a construção de uma lista de leads, onde os contatos coletados receberão as mensagens enviadas pela empresa.
Ao contrário do que era feito anteriormente, a compra de uma base pronta não é o mais indicado, uma vez que pode apresentar uma série de contatos que não possuem interesse na sua proposta.
Assim, com uma conquista de leads mais selecionada, é possível garantir que os conteúdos possam interessar aos destinatários, o que fará toda a diferença no retorno obtido.
2. Escolher uma ferramenta de disparos
Também é essencial que as empresas de contabilidade, assim como as de qualquer outro nicho, que desejam investir em email marketing selecionem uma ferramenta de disparos, que permite o envio de mensagem em massa e agiliza o processo.
Esses softwares são fundamentais para otimizar o trabalho, oferecendo ferramentas indispensáveis para segmentação, métricas e personalização, garantindo que o trabalho seja feito com cuidado e produtividade.
3. Definir o nome do remetente
Em vez de optar por um endereço de e-mail com o nome da empresa ou de um departamento da companhia, uma dica para tornar o disparo de mensagens mais eficaz é selecionar um nome de destinatário real.
Isso porque ao identificar que o email foi enviado por uma pessoa, o cliente ganha maior confiança, sendo esse um fator que influencia na abertura das mensagens por criar uma proximidade entre a empresa e o potencial comprador.
4. Definir a estratégia de comunicação
Depois de garantir a estruturação do email marketing, é fundamental pensar na ação estratégica, ou seja, entender como construir uma mensagem que traga os resultados desejados em uma campanha.
Para isso, é indispensável que se saiba qual público impactar com aquele conteúdo, qual a ação aplicada, a melhor forma de falar com os leitores e qual o objetivo que se espera, de forma que o conteúdo tenha a força necessária para atingir a meta de marketing do email.
5. Criar template para contato
A comunicação visual utilizada no email marketing de uma empresa de montagem industrial, por exemplo, faz toda a diferença na apresentação da mensagem, e pode ser diretamente responsável pela leitura integral do conteúdo enviado ali.
Sendo assim, algumas sugestões valiosas são: utilizar um título e uma chamada para ação (Call-to-action) logo no início do layout, dosar 40% do conteúdo em imagens e 60% em textos e inserir, ao final da mensagem, o campo para quem quer se desinscrever.
Todos esses pontos devem fazer parte do template do email marketing, ajudando o visual a ficar mais organizado e garantindo que a mensagem seja de agradável leitura.
6. Definir periodicidade e quantidade de emails
Quaisquer estabelecimentos, sejam eles consultórios médicos ou empresas de tradução, precisam definir a periodicidade ideal do envio e a quantidade de emails que será disparada pelo seu negócio.
Na definição do período, é importante considerar os melhores dias e horários para enviar mensagens, de modo que analisar as preferências do seu público é parte essencial dessa etapa.
Definir a quantidade de e-mails semanais também é indispensável. Por isso, é necessário entender se os conteúdos estão sendo interessantes e conhecer a taxa de abertura das mensagens.
7. Analisar os resultados
Depois de realizar alguns disparos de email marketing oferecendo um desconto para um curso segurança do trabalho, falando sobre as novidades institucionais ou enviando um conteúdo do seu segmento, é importante realizar uma análise de resultados.
Com os dados obtidos, é possível entender se a segmentação aplicada está sendo eficiente, se existem problemas na entrega das mensagens, se há a necessidade de modificar a estratégia e se as ofertas apresentadas estão convertendo os clientes.
Para isso, entram no cenário as métricas obtidas dentro do software de disparo de emails, que fornecem informações suficientes para medir esses índices, sendo algumas delas:
- Taxa de emails entregues;
- Taxa de abertura;
- Taxa de cliques;
- Taxa de conversão;
- Número de reclamações.
A taxa de emails entregues sinaliza quantas mensagens, do número total de envios, chegaram na caixa de entrada dos destinatários, apresentando quantos dos seus leads têm interesse em receber os seus conteúdos.
Depois, a quantidade de aberturas mostra quantas pessoas clicaram no email, o que quer dizer que o título foi atrativo o suficiente para que você levasse um cliente a ter o desejo de ler o que a sua mensagem quer transmitir.
Na taxa de clique é possível mensurar quantas pessoas leram o seu conteúdo e se interessaram por ele, clicando no link para saber sobre a sua proposta e considerando adquiri-la.
Além disso, há a taxa de conversão, que mostra quantas vendas de seguros de automoveis enviadas pelo email marketing foi possível conquistar com essa ação.
Também é indispensável considerar o número de reclamações, ou seja, o quanto as pessoas identificaram as suas mensagens como spam, o que mostra que há a necessidade de modificar algumas características do seu email marketing.
Com essa mensuração, é possível entender a eficiência atual das suas campanhas, assim como melhorar o resultado delas com alterações práticas e que vão otimizar as suas ações de publicidade.
8. Realizar testes A/B
O último passo para tornar o email marketing mais assertivo é aplicar os testes A/B, que nada mais são do que comparar diferentes elementos que compõem a sua apresentação para entender qual deles traz um melhor desempenho.
Nesse caso, é importante testar: diferentes títulos, horários, layouts, segmentações, call to action, entre outros, de maneira a obter resultados cada vez melhores.
Considerações finais
Garantir que o email marketing da sua empresa seja assertivo é indispensável para o sucesso das suas ações de publicidade e, por isso, seguir o passo a passo abordado neste artigo pode fazer toda a diferença nas suas campanhas.
Sendo assim, não deixe de analisar o envio de mensagens realizado pelo seu negócio e faça as modificações necessárias sempre que preciso, conseguindo assim otimizar a sua estratégia de email marketing com sucesso.
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