Como aplicar a matriz SWOT no marketing de sua empresa
A matriz SWOT, quando aplicada no Marketing Digital, potencializa os resultados. Ela está relacionada a uma tomada de decisões inteligentes, algo que precisa fazer parte das habilidades de um bom gestor.
Só que essas decisões devem ser baseadas em informações palpáveis, e não em incertezas, então, é justamente neste feito que a matriz SWOT ajuda muitas empresas.
Quem se responsabiliza pela gestão de um negócio sabe que é preciso tomar decisões assertivas para impactá-lo de maneira positiva. Mas também reconhece que essas decisões não devem ser feitas com base em “achismos” ou intuição.
A análise SWOT consegue fazer uma análise profunda da situação da companhia, tanto externa quanto interna.
Ela também é conhecida como FOFA, e permite que os gestores da organização façam uma análise detalhada, que leve a boas decisões de condução do negócio.
Portanto, em algum momento, você precisará implementar a matriz para que possa conhecer a fundo os fatores que podem impactar a sua empresa, no que diz respeito às decisões em marketing digital.
Neste artigo, vamos explicar o que é análise SWOT e seus quatro pilares, como pode ser aplicada em marketing e dar algumas dicas para fazer isso. Confira!
O que é matriz SWOT?
SWOT é uma sigla em inglês que significa: Strenghts (força); Weaknesses (fraquezas); Opportunities (oportunidades); Threats (ameaças).
Seu objetivo é analisar os pontos positivos e negativos da empresa, tanto externos quanto internos. Isso porque o desempenho da organização depende da situação do mercado em que está inserida e dos procedimentos usados dentro dela.
Os fatores internos dizem respeito aos pontos fortes e fracos e da companhia, enquanto os fatores externos abrangem as oportunidades e ameaças.
Quando implantamos a análise SWOT em uma fábrica de sacolas personalizadas, por exemplo, temos como intuito fazer um mapeamento de tudo o que pode impactar a organização, agora ou mais tarde.
Podemos compreender, então, que os elementos internos são as situações do presente e os externos são uma previsão do que pode acontecer.
Quando usada do jeito certo, a matriz melhora o negócio, identifica seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades que podem ser aproveitadas e ameaças que devem ser combatidas.
Para você entender melhor os seus pilares, vamos falar um pouco mais deles, uma vez que isso ajudará o seu negócio a usá-los do jeito certo.
Em português, essa matriz é conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
As forças e fraquezas são importantes porque ajudam o negócio a identificar suas vitórias e derrotas. Tendo esse conhecimento, o gestor de uma fabrica de uniformes, por exemplo, consegue pensar melhor em estratégias de sucesso.
Ele vai saber quais são os impedimentos para atingir seus objetivos. Exemplo disso é uma loja que deseja se mudar para uma nova localização, mas que antes precisa considerar alguns fatores.
O que pode impedir essa ação? Falta de fluxo de caixa? De onde vem esse problema? Ao compreender a razão, é preciso começar a avaliar os pontos positivos.
É preciso valorizá-los e começar a trabalhar com eles da mesma forma que trabalharemos os pontos negativos. Um exemplo disso é analisar o trabalho que dá resultado em determinadas ações da empresa para aprender com ele.
Além de pensarmos na situação do negócio em determinado momento, precisamos, também, saber como está o mercado, visto que ele influencia no crescimento e no sucesso da organização.
Não podemos controlar as oportunidades e ameaças, mas conseguimos ver o que vale a pena ser mantido e o que deve ser descartado.
No caso da loja que quer mudar de endereço, ela conseguirá alcançar este objetivo assim que compreender melhor sua concorrência, a demanda pelo produto na nova localização e os possíveis impedimentos da entrada de produto nela.
Fazendo uso da matriz antes de mudar a loja para o novo local, seu gestor conseguirá saber, inclusive, se o novo endereço já está saturado daquilo que seu negócio vende.
Se uma empresa que faz camisetas personalizadas quer fazer bom uso da análise SWOT, deve valorizar os pontos positivos e minimizar as implicações dos negativos.
Possibilidades da análise SWOT em marketing digital
Muito além de permitir conhecer melhor a companhia, a matriz FOFA pode ser usada para identificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas das estratégias de marketing usadas por ela.
Quem vai aplicá-la deve considerar os hábitos dos consumidores e as tendências do mercado no ambiente digital, bem como entender que a natureza desses fatores é altamente mutável.
Para compreender melhor essa situação, é só voltar um pouco na história e ver como a internet está alterando a relação entre marca e consumidor.
Um exemplo disso é a produção de conteúdo a ser compartilhado nas redes sociais, que mudou a maneira como as próprias plataformas atuam hoje em dia. Portanto, a empresa que não está nesses canais passa a ser esquecida pelos consumidores.
Há um tempo, se as empresas de manutenção industrial fizessem uma análise SWOT identificariam as redes sociais como uma oportunidade. Hoje em dia, elas são uma necessidade indispensável.
A internet é um ambiente que muda rapidamente e constantemente, por conta disso, é essencial prever as oportunidades e ameaças para garantir o sucesso do produto ou serviço.
Só que precisamos saber como fazer uso da matriz para ter em mãos essa projeção, tanto do negócio quanto do mercado. E no próximo tópico, nós vamos mostrar como.
Como aplicar a matriz SWOT no marketing digital
Até aqui você já entendeu o que é a matriz FOFA, seu objetivo e por que ela é importante para suas estratégias em marketing digital. Mas para aplicá-la nesse sentido, é preciso investir em ações como:
Fazer uma sessão de brainstorming
Brainstorming é um termo em inglês que pode ser traduzido como “tempestade de ideias”. O objetivo é gerar um grande número de insights que visam a resolução de um problema.
Só que para acontecer, ele precisa da participação de muitas pessoas. Há duas possibilidades, sendo uma delas grupos pequenos de pessoas listarem o que consideram pontos fortes e fracos, bem como ameaças e oportunidades.
Por outro lado, se uma empresa de geradores usar um número maior de pessoas, pode pedir para que cada um faça sua lista e entregue-a ao final da sessão.
Nesta etapa, não devemos dar atenção à pertinência ou relevância de cada ideia, apenas reunir um número grande de insights.
Fazer perguntas claras
Em muitos momentos é difícil iniciar uma sessão de brainstorming, pois algumas pessoas não se sentem confiantes ou nem mesmo sabem como começar a expor suas ideias.
Uma boa saída é contar com alguém que faça perguntas que orientem o compartilhamento de opiniões.
Por exemplo, no caso dos pontos fortes, estes são fatores internos que afetam a performance da companhia de maneira positiva. E para coletar os insights acerca deles, uma empresa de locação de tendas pode fazer perguntas como:
- Qual nossa vantagem competitiva?
- O que fazemos de melhor?
- Do que os clientes mais gostam na empresa?
- Qual nosso diferencial?
Com relação aos pontos fracos, estes são fatores que afetam a companhia de maneira negativa.
Mesmo sendo difícil modificá-los, eles precisam ser controlados e algumas perguntas para saber quais são eles são:
- Como podemos melhorar?
- O que a concorrência faz melhor?
- O que impede nosso crescimento?
- Quais são as reclamações mais recorrentes?
No caso das oportunidades, que são os fatores externos que podem fortalecer as empresas de estruturas metálicas, as perguntas ideais são:
- Quais as mudanças no mercado?
- Como podemos diminuir os custos?
- Quais oportunidades não exploramos?
- Quais oportunidades podem ser acessíveis?
Por fim, no caso das ameaças, que são fatores que não estão sob o controle da organização, as melhores perguntas para gerar insights são:
- Quais os principais concorrentes?
- Estamos perdendo consumidores?
- A produção está mais cara?
- Existem tendências que são ameaçadoras?
Todas essas perguntas geram insights suficientes que podem começar a elucidar muitos pontos importantes. Por isso, o ideal é anotar tudo.
Filtrar as informações
Após as ideias terem se esgotado, é o momento de filtrá-las, analisando a importância de cada uma junto aos membros.
Peça para que cada um escolha aqueles que consideram mais relevantes, pois dessa forma o gestor consegue reunir os insights que têm mais peso para a companhia.
Precisamos considerar dois fatores antes de definir as informações filtradas, que são a importância e a possibilidade de concretização de cada fator.
Mesmo assim, não descarte definitivamente o que foi deixado de lado, pois é uma maneira de não deixar passar nada futuramente, caso haja necessidade.
Criar estratégias
Por fim, as empresas de aço que estejam aplicando a matriz devem criar uma estratégia para lidar com cada insight que passou pela filtragem.
Elabore maneiras de aproveitar as vantagens e oportunidades, além de ações para prevenir ameaças e fraquezas.
Nada precisa ser muito complexo ou explicativo, pois isso pode ser aprimorado pelos setores mais indicados. Um plano de ação, neste momento, já é o suficiente, pois ele vai ajudar o gestor a encaminhar o trabalho para quem pode executá-lo.
Por exemplo, se a companhia descobre que a com as mudanças da nova Lei Geral de Proteção de Dados não poderá mais usar as informações de seus usuários como fazia antes, consegue desenvolver a melhor solução e trabalhá-la com o setor que entende do assunto.
Conclusão
A matriz SWOT, quando aplicada no Marketing Digital, ajuda a manter a eficiência das estratégias, neutralizar pontos fracos e otimizar os pontos fortes.
As decisões acerca do negócio são muito mais assertivas e o desempenho da companhia no mercado, por fim, se torna muito melhor.
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