Como atingir o progresso em sua vida pessoal e profissional

Atingir o progresso desejado na vida pessoal e profissional é um baita desafio, principalmente para quem possui uma rotina agitada em ambas as áreas e sente que sempre precisa fazer mil e uma coisas e não encontra um equilíbrio entre elas.

Esse é realmente um processo difícil, uma pessoa que possui muitas atividades no trabalho e ainda conta com uma família para cuidar, sustentar e ajudar, entende que equilibrar essas duas áreas parece impossível.

Mas hoje iremos te ajudar através de dicas práticas sobre como alcançar o progresso que você deseja tanto dentro da sua profissional quanto dentro da sua vida pessoal.

Claro que isso varia de pessoa para pessoa, pois só você sabe da sua realidade, das suas condições e da sua rotina. Entretanto, essas dicas são versáteis e podem ajudar qualquer pessoa a ter equilíbrio pacifico entre essas áreas tão importantes da vida.

Para que você acompanhe a linha de raciocínio que traçamos neste artigo e não fique confuso, vamos começar falando sobre o desenvolvimento profissional, em seguida sobre o pessoal e, no fim, algumas dicas para equilibrar os dois.

Banner Remarketing 01

Entenda o que é o desenvolvimento profissional e pessoal

Muitas vezes vivemos no automático e nem nos damos conta de que podemos desenvolver novas habilidades e ideias para nossa vida profissional e pessoal. Com a correria do dia a dia, parece difícil dar conta de tudo.

Uma pessoa que trabalha com uma empresa de eliminador de gotas em pvc deseja crescer lá dentro e ao mesmo tempo dar atenção para a sua família para não perder os bons momentos que podem construir juntos.

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a se desenvolver e progredir em ambas as áreas de sua vida. Confira:

Desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional se caracteriza pelo crescimento e progresso que você alcança através de características técnicas para evoluir dentro do seu local de trabalho ou na profissão que escolheu.

Por exemplo, um profissional que busca por banheiro móvel preço e trabalha em uma empresa que realiza consertos em banheiro, está se desenvolvendo apenas pelo fato de pesquisar como anda o valor do trabalho no mercado e como ele pode fazer diferente.

Além, é claro, de ir atrás de conhecimentos e novas experiências que irão agregar na sua profissão, como:

  • Treinamentos;
  • Workshops;
  • Palestras;
  • Livros;
  • Cursos;
  • Pós-graduação.

Por mais simples que essas atitudes possam parecer, elas fazem toda a diferença no seu desenvolvimento profissional, e selecionamos algumas ações que você pode tomar para progredir nessa área de sua vida:

  1. Busque conhecimento

Um profissional que trabalha com meio ambiente e procura por um licenciamento ambiental simplificado, prova que está sempre atrás de novas coisas e de como agregar algo novo dentro do seu trabalho.

Por isso, nunca se conforme com o mesmo se você deseja crescer profissionalmente. Faça por onde e procure estudar de tudo um pouco sobre a sua área de atuação para provar que você tem muito a acrescentar dentro da empresa em que trabalha.

  1. Troque figurinhas

A comunicação é essencial para o crescimento de qualquer profissional dentro do mundo empresarial, isso é conhecido como networking, que é justamente uma rede de comunicação onde você conhece novas pessoas e troca experiências que poderão ajudá-lo nessa jornada.

Você pode ser um grande advogado, mas se perguntar sobre um cesto de lixo inox preço para um empresário desse ramo, com certeza ele terá muito para acrescentar a sua visão de mundo, além do valor deste produto.

Por isso, deixe a timidez de lado e procure sempre bater um papo bacana com quem você já conhece e principalmente com quem você não conhece, pois essa troca irá ajudá-lo a crescer, se desenvolver e até mesmo abraçar novas oportunidades lá na frente.

  1. Se desafie constantemente

Em algum momento você já deve ter ouvido a frase que diz que o nosso maior inimigo somos nós mesmos, e por um lado isso é verdade, pois muitas vezes nossa mente nos boicota e nos faz acreditar que não vamos conseguir realizar determinada tarefa.

Portanto quebre esse paradigma e prove que você consegue fazer isso e muito mais. Dentro do seu trabalho, sua meta é vender um conjunto de capa coladinha para sofa retratil, se desafie e venda cinco.

Isso irá te incentivar a sempre ir mais longe e aprovar a você mesmo o seu grande potencial, o que te ajuda a crescer como profissional e consequentemente também como pessoa.

Portrait Of Focus Man Working At Home

Desenvolvimento pessoal

Enquanto crescer como profissional já parece algo difícil, se desenvolver como pessoa pode parecer um bicho de sete cabeças para quem está passando por tempos difíceis e muitas vezes não conta com a ajuda necessária.

Uma pessoa que trabalha com inspeção de instalação elétrica pode estar passando por um momento delicado na vida pessoal e com tantas tarefas no trabalho, não sabe como se ajudar e progredir nessa área.

Por isso, vamos dar algumas dicas para te ajudar com essa fase também, confira:

  1. Tire um tempo para você

Quando você ouve isso, a maioria das pessoas falam para você tirar um dia de descanso ou até mesmo férias para relaxar e esquecer dos problemas, mas sabemos que não são todos que possuem essa flexibilidade e oportunidade dentro do mercado de trabalho.

Entretanto você ainda pode fazer isso no dia a dia, até mesmo com a loucura do trabalho. Vamos imaginar que você trabalhou um dia inteiro com a elaboração de projeto de cabine primária, parou suas atividades às 18h e chegou em casa por volta das 20h.

Claro que você provavelmente irá usar o restante da noite para arrumar a casa, resolver alguma coisa ou até mesmo estar com a sua família, mas você também pode separar, nem que seja apenas 30 minutinhos para fazer algo por você.

E isso varia de pessoa para pessoa, pense em algo que você gosta de fazer sozinho e faça ela todos os dias. Pode ser ler um livro, assistir uma série, fazer um treino rápido, uma meditação ou até mesmo comer o seu doce favorito.

Algo simples e rápido como isso irá te ajudar a ser uma pessoa mais leve e enxergar o seu progresso com olhos de leveza e amor, entendendo que está evoluindo e profundo no seu tempo.

  1. Estipule objetivos

Assim como existem objetivos na vida profissional, é importante ter na vida pessoal, e esses podem ser traçados por você mesmo e de acordo com o que você mais deseja e em quanto tempo deseja alcançá-lo.

Por exemplo, se um dos seus objetivos for instalar uma bancada de inox para laboratório em seu escritório home office, anote o que você precisa para isso e em quanto tempo deseja realizar essa meta.

Assim, você terá um motivo para fazer o que faz, e quando temos um propósito bem definido, tudo o que fazemos começa a ter outra visão, pois sabemos os benefícios que teremos lá na frente.

  1. Descanse bastante

Vivemos em uma geração muito ansiosa, queremos tudo para ontem e não nos conformamos quando as coisas não acontecem no nosso tempo ou do jeito que queremos. Além de trabalharmos horas e horas apenas para ter mais dinheiro.

Muitas vezes, toda essa loucura acaba deixando as pessoas doentes física e mentalmente e o prejuízo que isso trará a longo prazo, talvez nenhum dinheiro no mundo pague.

Por isso, aproveite os dias e momentos livres para descansar de verdade, durma mais um pouco, tome um banho demorado, tenha uma refeição à mesa com a sua família, saia para passear e fique longe do celular ou computador.

Isso irá te ajudar a ser uma pessoa mais leve e organizada, entendo que nada precisa ser exatamente como você quer, mas que hoje você possui tudo o que precisa para ser feliz e viver do jeito que ama.

Banner Remarketing 11

Como equilibrar a vida profissional e pessoal?

Essa é a pergunta que milhões de pessoas fazem todos os dias a si mesmas, muitos se sentem culpado por estar dando muita atenção ao trabalho ou muita atenção para as coisas pessoais.

Mas na verdade não existe fórmula mágica para isso, é necessário organizarmos bem o nosso tempo e dedicar horas para cada coisa e, quando estivermos trabalhando ou cuidando de nós mesmos, focarmos 100% naquilo.

Nada na vida é perfeito e o equilíbrio entre essas duas áreas é difícil de ser conquistado do dia para a noite, mas começar já é um grande passo. E pouco a pouco você se verá como um profissional e pessoa bem desenvolvida e sempre à procura de progresso e sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.