Como aumentar a visibilidade do seu negócio?

Em um mercado cada vez mais competitivo e que demanda empreendedorismo contínuo, uma dúvida sempre paira pela mente dos empresários: como você pode aumentar a visibilidade do seu negócio?

Não importa se você está começando agora ou se já tem algum tempo de mercado, alguns desafios costumam tirar o sono e a tranquilidade de muitos empreendedores e, geralmente são inerentes a qualquer fase do negócio, como:

 

  • Lidar com a concorrência;
  • Falta de experiência com o marketing;
  • Falta de familiaridade ou habilidade com os meios digitais; 
  • Baixo orçamento. 

 

O primeiro ponto é necessário aceitar e se adequar ao fato de que vivemos na era digital e que é impossível fugir dessa realidade, não importa se você tem um escritório de contabilidade em São Paulo ou se gerencia uma pousada em um canto paradisíaco. 

Também devemos considerar como a internet moldou o perfil do consumidor e sua jornada de compra, que não está mais restrita ao ato da compra em si, mas em todo o processo que envolve despertar o interesse, tirar dúvidas e ter recomendações, até a venda e o pós-venda. 

O ato de pesquisar sobre determinado produto ou serviço antes de adquiri-lo, acabou se tornando um hábito, portanto cada etapa do processo é crucial.

Mas o que pode parecer um “bicho de 7 cabeças”, na verdade, trouxe uma série de ferramentas e funcionalidades simples e de baixo custo para trazer o destaque que você procura para sua marca. Acompanhe nossas dicas e tenha mais noção sobre o tema.

 

Banner Remarketing 13

 

Ofereça demonstrações de seu produto ou serviço 

Essa é uma ótima estratégia, principalmente se você está começando seu negócio ou se desenvolveu algo inovador. O primeiro passo para entrar no mercado é fazer com que o público saiba da existência de sua marca e perceba quais são os benefícios. 

Uma empresa de maquina de suco de laranja, por exemplo, pode realizar demonstrações públicas de suas máquinas, oferecendo o produto final para que os presentes possam provar.

Essa fórmula também pode transpor as barreiras e atrair aqueles consumidores que sempre optam por marcas tradicionais, principalmente pelo medo de investir em algo novo que não tenha a mesma qualidade.   

Consolide sua identidade visual

Design, cores, formas e logos, investir em elementos visuais que identifiquem sua marca faz toda diferença. Para empresas de alimentação, o uso de determinadas cores e tons pode ter efeitos tanto no aumento como na diminuição do apetite dos clientes, por exemplo.

Uma boa resolução é fundamental, afinal sua marca pode ser aplicada nos mais diversos materiais e canais, desde os digitais (como e-mails e páginas da web) até os convencionais (como letreiros, brindes ou cartões de visita). 

Já parou para pensar como apenas se lembrar de uma logo, ou até mesmo das cores de determinada marca, já te faz pensar em seus produtos? Pois esse é o objetivo: ser reconhecido facilmente, criar identificação e gerar preferência!

Use e abuse do Marketing de Conteúdo

Um dos termos mais queridos do momento é Inbound Marketing, ou seja, o Marketing de Atração. Seu princípio, como o próprio nome diz, é atrair seus clientes até você, em vez de sair "à caça" deles. 

E a principal ferramenta dessa abordagem é o Marketing de Conteúdo, ponto de partida para a atração e criação de uma relação com seus clientes. 

Tenha um canal específico para compartilhar conteúdo relevante relacionado com sua marca, e não somente para divulgar seu produto ou serviço. 

Por exemplo, empresas de contabilidade podem oferecer conteúdos voltados para gestão financeira e manter seu público informado sobre taxas e impostos, o que certamente despertará o interesse dos consumidores.

O blog é a ferramenta que mais se destaca nesse contexto, mas você pode usar qualquer rede social para essa finalidade (respeitando as particularidades de cada uma). A regra geral é ter qualidade, transparência e objetividade. 

Além disso, uma boa opção pode ser contratar uma empresa de consultoria de marketing para auxiliar na construção das estratégias de marketing de conteúdo, como a CR Andrade.

 

Objectivos De Meta De Sucesso Estrategico De Estrategia De Negocios 1421 33

 

Pense estrategicamente!

Essa abordagem supre a necessidade/demanda de informação do consumidor, sendo a estratégia que gera mais retorno, com um custo-benefício inegável. Porém, lembre-se: é necessário um planejamento adequado e tempo para que sua marca gere engajamento.

Alguns pontos podem ajudar nessa ação, são eles:

  1. Parametrize e avalie resultados

A maioria das plataformas, tanto para blog quanto redes sociais, possuem uma série de parâmetros que podem ser avaliados para uma otimização de resultados  e direcionamento de sua estratégia. 

  1. Compreenda a lógica do SEO

Outro ponto-chave é trabalhar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que é o que vai definir a posição de sua marca nos buscadores de pesquisa. 

Se seu negócio é uma instituição de ensino localizada em São Paulo, seria perfeito ele aparecer como primeiro resultado quando um usuário pesquisa por “colegio ensino medio Sao Paulo”, não é? 

  1. Seja ativo e constante em suas redes

Sabemos que a guerra entre os milhares perfis de marcas é frenética, assim como as diversas possibilidades de redes sociais. 

Além de saber quais redes sociais fazem mais sentido para seu negócio, adequar seu conteúdo para cada tipo de rede, assim como a linguagem para cada persona dentro de seu público-alvo. 

Uma vez definido o meio, é fundamental ter frequência e constância nas atividades e postagens, responder às interações e dúvidas do público com consistência e a devida atenção. 

  1. Trabalhe seu e-mail marketing

O e-mail marketing é um grande aliado! Não use-o com a tática arcaica de só enviar ofertas, isso certamente levará seus e-mails a serem ignorados por seus clientes. 

A Newsletter, ou boletim informativo, é um tipo de e-mail marketing bem trabalhado. Ou seja, tem como base publicações periódicas para assinantes para divulgar informações relevantes para os interessados. 

  1. Seja criativo

Quanto mais seu conteúdo for personalizado e bem trabalhado, mais bem recebido será. É um trabalho praticamente “artesanal”, no qual você pode usar uma série de estratégias, como apelar para o humor, causar estranheza ou provocar emoções inesperadas. 

Mas use sempre o bom-senso! É importante tomar cuidado com cada detalhe para não gerar um impacto negativo.  

Faça parcerias com outros negócios

Você já deve ter ouvido a expressão “Ninguém é uma ilha”, não é? Seja na vida ou nos negócios, ninguém faz nada sozinho. 

Então, desenvolvendo parcerias estratégicas com outras marcas direcionadas para seu público, você pode multiplicar sua visibilidade, dividindo custos, tempo e trabalho. 

Gostou dessa matemática? É realmente bem simples! Serviços de call center, por exemplo, podem ser parceiros de várias marcas dentro de seu segmento, auxiliando sua promoção no mercado. 

Invista no atendimento e nas recomendações 

Dê a devida atenção e seja profissional com todos os clientes ou possíveis clientes. Invista na excelência do atendimento! Somente clientes satisfeitos recomendarão sua marca, e a indicação, desde o início dos tempos, é o canal mais eficaz para captar clientes e aumentar sua visibilidade. 

Além da recomendação clássica a partir de uma boa experiência, você pode investir em programas de recomendação com algum tipo de recompensa, como descontos ou brindes. 

Uma empresa de dedetização, pode oferecer um serviço gratuito para o cliente que trouxer um número x de novos clientes, por exemplo.

Participe de iniciativas socioambientais

Além de contribuir para um mundo melhor e para que você se torne um ser humano mais realizado, o marketing socioambiental é muito eficiente para o posicionamento de uma marca. 

O novo perfil de consumidor não considera apenas o produto e o serviço em si, mas toda a realidade que financia com seu consumo. Então, escolha uma causa em que acredita e faça sua empresa trabalhar por ela! 

Uma empresa de limpeza piso pode ter um imenso valor agregado ao se envolver com projetos que incentivem, por exemplo, a manutenção de áreas públicas de lazer, gerando qualidade de vida para determinada comunidade.

Quando falamos nesse assunto em um meio empresarial, é automático pensarmos em doações, mas oferecer um trabalho voluntário também gera um valor gigante (e você não precisa mexer em seu orçamento). 

É bom lembrar que apesar de ser uma estratégia, seu objetivo primordial deve ser contribuir para a causa escolhida, e não somente a promoção de sua marca. Atente-se a esse ponto, pois algo que não seja autêntico pode gerar um resultado negativo.

 

Banner Remarketing 14

 

Faça anúncios pagos

De todas as dicas de hoje, essa é a única que realmente depende de um investimento financeiro. No caso de um orçamento muito apertado, todas as outras dicas podem ser trabalhadas de forma gratuitas, desde que com muito estudo e dedicação. 

A boa notícia é que existem infinitas possibilidades de valores e a grande dica aqui é: inicie com pequenos investimentos, teste diferentes opções e avalie os resultados. Assim você pode direcionar e aumentar o valor investido de acordo com o que lhe traz resultados.

Usufruindo de todos esses mecanismos, é certo que sua marca vai se destacar, gerar engajamento e trazer muito sucesso para seu negócio!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.