Como chegar a outro destino se você pega sempre a mesma estrada?

Saber qual o seu destino final é essencial para que você também saiba qual o melhor caminho a ser tomado para chegar onde deseja, entretanto nem sempre pegar a mesma estrada significa que você chegará lá da maneira como imaginou.

Imagine que você precisa ir a um supermercado, existe o caminho que você sempre faz para ir nele, mas é um caminho difícil e longo, e um caminho que surgiu recentemente e que você nunca usou até então.

As pessoas que insistem em ir pelo mesmo caminho de sempre já sabem o que a espera nele, e as que apostaram na novidade, acabam chegando no supermercado com mais alegria e disposição, pois ele trouxe algo novo na estrada.

Nem sempre o novo caminho faz com que você chegue no destino final mais rápido, mas pode fazer com que você chegue nele mais realizado e feliz, pois a estrada diferente te trouxe novos ares e ideias que mudaram sua forma de pensar.

Na vida existem diversos caminhos que podemos pegar, seja na vida pessoal ou na profissional quando se deseja abrir um negócio de aquecedores de piscina ou de qualquer outro tipo de produto/serviço.

Vivemos em uma era onde muito se fala sobre produtividade e procrastinação, também sobre como é normal errar no dia a dia e saber respeitar o seu tempo, deixando até mesmo algumas atividades e tarefas de lado.

Mas nem sempre todos possuem esse privilégio. Claro que, dependendo da ocasião, a pessoa atrasar o que precisa fazer é completamente compreensível, mas nem sempre um desânimo pode traçar o rumo da sua estrada, pois ele só irá te atrapalhar.

Por isso, hoje vamos falar sobre como você pode, de fato, mudar de vida, e não com base em ideias e conceitos, mas com base naquilo que realmente gera a mudança e que faz a diferença na vida de qualquer pessoa: a ação.

Banner

Entenda mais sobre o monstro da procrastinação

Para começo de conversa, é importante que entendamos mais sobre o monstro da procrastinação, que ganhou grande visibilidade nos últimos tempos e se tornou uma pauta comum dentro de uma empresa de terraplenagem, nas escolas e em diversos espaços.

A procrastinação pode ser entendida como um estado de atraso, onde a pessoa não realiza o que precisa ser feito e joga suas atividades e responsabilidades para depois, e isso acontece mais do que se pode imaginar e com diversas tarefas, como:

  • Estudos;
  • Trabalho;
  • Exames;
  • Consultas;
  • Exercícios;
  • Terapia;
  • Cuidados.

Muitos dizem a si mesmo que depois irão dar conta do que deixaram de fazer, mas esse depois nunca chega e, quando chega, traz de brinde uma bola de neve com todo o acúmulo gerado pelas atividades que foram deixadas de lado, o que chamamos de procrastinação.

Entretanto, muitos se questionam como a procrastinação surge, afinal de contas, se trata de um estado que todas as pessoas estão à mercê de viver, mas existem aquelas que sabem a reconhecer e não deixam que ela atrapalhe sua produtividade.

Um profissional de SPDA que sabe reconhecer quando está começando a procrastinar o que precisa fazer, já bate a poeira do corpo, toma uma xícara de café, lava o rosto e parte para a execução sem nem dar tempo da sensação da preguiça o derrubá-lo.

Sendo assim, entendemos que a procrastinação é algo que existe e que pode assolar qualquer pessoa em qualquer momento, mas a decisão de deixá-la te consumir é totalmente sua, não há como culpá-la depois, pois ela não te obriga a nada.

Quando você entende isso, tudo muda, pode não ser algo fácil de digerir, mas é algo necessário, pois faz com que você entenda que nem tudo são flores, que às vezes é preciso ser mais duro com você mesmo para que chegue onde deseja.

Por que as pessoas não conseguem mudar?

Tendo entendido um pouco mais sobre o que se trata a procrastinação, é importante que entendamos o motivo ou os motivos pelos quais muitas pessoas reclamam que nunca conseguem mudar de vida ou ter mais produtividade em seu dia a dia.

Pois bem, grande parte disso vem das decisões que as pessoas tomam todos os dias, seja procurar pela melhor tela para cerca, mesmo que para isso seja preciso tempo e dedicação, ou até mesmo a decisão de fazer um exercício físico.

A vida é feita de decisões e ninguém pode tomar as suas por você, as decisões das outras pessoas não interferem em sua vida, assim como as suas não interferem nas delas, suas decisões são única e exclusivamente para sua responsabilidade.

Quando você decide levantar da cama logo quando o despertador toca e não se dá ao luxo de tirar mais 10 minutos de soneca, você toma uma decisão que irá impactar em sua vida e em todo o seu dia, e não no das outras pessoas.

Esse é o principal motivo pelo qual muitas pessoas não conseguem mudar de vida, porque elas não tomam suas próprias decisões, deixam que elas sejam influenciadas pela opinião de outras pessoas ou até mesmo pelos seus sentimentos e emoções.

Em alguns casos, contar com a opinião de outras pessoas pode ser algo bom, como pedir a opinião de alguém para escolher o melhor forro de mesa para a sua casa ou até mesmo para comprar o melhor celular, quando você decide adquirir um novo.

Entretanto, quando falamos de decisões que impactam sua vida, sua rotina e seu trabalho, você deve as tomar sozinho e com assertividade, pois será o único que sofrerá as consequências dessas decisões.

Sendo assim, não seja o tipo de pessoa que se deixa levar pelo que os outros falam, mas construa o que você acredita com base na ação, e não apenas na reflexão, faça da sua mente a sua principal motivadora e a que te traz de volta para a realidade.

Dicas do que fazer para mudar seus hábitos 

Partindo para a prática, selecionamos algumas dicas essenciais para te ajudar a mudar seus hábitos no dia a dia, e com isso mudar a estrada que toma para que chegue nos objetivos estipulados com mais felicidade, realização pessoal e disposição. Confira:

Se atente a forma como fala consigo mesmo

Tudo começa na nossa mente, a forma como você fala consigo mesmo é o que dita as suas decisões, seja durante a decisão de compra de uma nova manta casal para a sua casa ou até mesmo a decisão de fazer o que precisa, mesmo estando cansado.

Muitas vezes as pessoas tendem a falar consigo de uma forma que as faz se sentir diminuída, como se elas não tivessem capacidade de fazer tal ação, é preciso saber do seu valor e treinar a sua voz interna para que reconheça isso também.

Dentro da sua mente existe uma voz que conversa contigo todos os dias, é ela que te estimula a fazer o que precisa ser feito, mas também a que pode te influenciar a tomar más decisões, é preciso se atentar a tudo o que ela te diz.

Deixe de ser passivo consigo e seja assertivo

Ainda falando sobre a voz da nossa mente, que nos estimula a tomar certas decisões, é importante entender que muitas vezes ela precisa ser mais assertiva e deixar de te falar que está tudo bem atrasar suas demandas, porque não está.

Para que o melhor painel elétrico industrial seja instalado com sucesso, o profissional entende que precisa fazer o que tem que ser feito, independentemente se ele gosta ou não, tal assertividade precisa existir em sua rotina também.

Fazer com que a sua mente te lembre isso é essencial para que não procrastine e para que não atrase suas demandas, só assim conseguirá ter sucesso no que faz e evitar que maiores problemas te atrapalhem a longo prazo.

Pensar não basta, é preciso execução máxima

Por último, mas longe de ser menos importante, pensar e refletir sobre tudo isso que mencionamos neste conteúdo e sobre muitos outros que você encontra na internet não é o bastante, é preciso do mais importante para mudar de vida, a execução.

Enquanto você se limitar a consumir conteúdos sobre esse assunto, estará apenas adquirindo conhecimento que ficará guardado em sua mente, mas que não irá lhe ajudar, se você não colocar tudo isso em prática através da execução.

Só através da execução uma empresa de pendentes para balcão consegue ver os resultados que uma determinada estratégia traz e só com a execução você consegue mudar de estrada e ver a sua vida mudando.

Essas são dicas que, por mais simples que possam parecer, fazem toda a diferença em sua vida e se tornam ensinamentos que você carrega para todas as áreas, afinal de contas, a ação precisa existir em tudo.

Banner Remarketing 11

Considerações finais 

Mudar uma estrada para chegar no objetivo que deseja nem sempre é um processo fácil, mas é necessário quando você entende que o tipo de vida e caminho que percorre já não é mais o ideal para o que deseja.

Dessa forma, conseguirá não só mudar o caminho que trilha, mas a forma de pensar, de se enxergar e de enxergar o mundo, entendendo que o que tem que ser feito, precisa ser feito e com rapidez, para que você não se arrependa depois.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.