Como construir um planejamento de marketing anual para sua empresa
O planejamento de marketing é fundamental para orientar as estratégias de divulgação, promoção e comunicação das empresas, colaborando para o reconhecimento das marcas e aumento do número de clientes (algo que impacta positivamente na lucratividade).
Vale dizer que esse plano será a base para todas as ações que o time de marketing vai realizar, por essa razão, é de extrema importância que ele seja feito com assertividade e com o máximo de informações possíveis.
Desse modo, os colaboradores e gestores são capazes de tomar decisões estratégicas, o que colabora com o crescimento sustentável das empresas.
No artigo de hoje, saiba como construir um planejamento de marketing anual para sua empresa e quais as vantagens desse documento para as iniciativas de divulgação, bem como para a rentabilidade dos empreendimentos. Acompanhe a leitura!
O que é um planejamento de marketing?
O planejamento de marketing, ou simplesmente plano de marketing, nada mais é que um documento de orientação, que traz uma série de ações possíveis que têm como foco atingir uma determinada meta (aumentar os clientes, gerar brand awareness, etc.).
Esse planejamento pode ser voltado para a organização como um todo, como uma empresa de portaria e limpeza, ou para um produto/serviço específico. Afinal de contas, é possível empregar várias estratégias de marketing no lançamento de uma novidade.
Sendo assim, o plano de marketing é considerado uma das ferramentas mais essenciais de gestão das empresas, pois é uma maneira dos negócios se manterem competitivos no mercado, por meio de iniciativas de comunicação e propaganda.
Qual a importância de um planejamento de marketing?
O planejamento de marketing é responsável por comunicar todos os envolvidos da empresa sobre as intenções da marca, bem como as iniciativas que serão tomadas para conquistar uma determinada meta.
Dessa forma, se a intenção de uma distribuidora de câmeras de segurança é aumentar o número de clientes, todos os departamentos envolvidos podem conhecer as estratégias elaboradas para atingir esse objetivo e caminhar em comum acordo.
Além do mais, o planejamento de marketing é capaz de:
- Estruturar o método de crescimento da marca;
- Analisar e mensurar os resultados de campanhas;
- Identificar melhor o público-alvo do seu negócio;
- Verificar possíveis problemas estratégicos da empresa.
Portanto, ele serve como um guia das ações, além de nortear várias decisões estratégicas dos gestores. Afinal de contas, se uma fábrica de uniformes percebeu que é necessário investir em no ambiente digital, o planejamento de marketing irá mostrar essa informação.
Passo a passo para construir um planejamento de marketing
Diante da importância do planejamento de marketing, é notório o quanto as empresas investem para a elaboração de um documento assertivo e estratégico.
No entanto, isso pode ser bastante desafiador. Para facilitar este trabalho, separamos alguns itens que não podem faltar no seu plano. Confira a seguir!
1 - Estudo do público-alvo
O primeiro passo para desenvolver o seu planejamento de marketing é conhecer quem são os seus clientes. Afinal, somente depois de conhecer o seu público-alvo, é possível elaborar estratégias direcionadas, conforme as necessidades dos consumidores.
Até porque, uma pessoa interessada em serviços de engenharia civil de alto padrão possui um perfil bastante específico.
Sendo assim, a dica é realizar uma pesquisa de mercado e levantar as principais informações a respeito da audiência, como faixa etária, nível socioeconômico, localidade onde mora, gênero, estado civil, comportamentos de compra, entre outros.
Quanto mais dados a respeito do seu público-alvo, melhor será o seu planejamento.
2 - Estudo de mercado e da concorrência
Além do público, é importante conhecer o mercado em que o seu negócio está inserido, bem como a concorrência. Dessa forma, a sua organização pode ter uma base das iniciativas que já trazem um retorno positivo para a marca.
Quando as empresas de engenharia civil se conhecem, por exemplo, é possível saber qual é o diferencial do seu empreendimento e, desse modo, mostrar aos clientes.
Ao mesmo tempo, conhecer o mercado, o cenário econômico do país, além de condições que envolvem legislações e políticas, é uma maneira de avaliar as oportunidades e as ameaças que giram ao redor da sua organização.
3 - Definição de orçamentos
A definição de orçamentos é uma etapa imprescindível em qualquer planejamento, incluindo o plano de marketing. Afinal de contas, é por meio de um “teto de investimentos”, que a empresa pode ter uma ideia da quantia exata de cada campanha.
De nada adianta investir em uma empresa de comunicação visual, por exemplo, se o preço ultrapassar o orçamento. É preciso focar em estratégias viáveis e usar o poder de negociação, ainda mais quando o seu negócio precisa de uma divulgação maciça.
4 - Cronograma de ações
O cronograma de ações é uma forma de desenvolver o planejamento dentro de uma sequência lógica, não somente por achismos, mas com base em dados reais que influenciam diretamente nos bons resultados das campanhas.
Basicamente, o cronograma funciona como uma espécie de lista, em que é possível visualizar a ordem de cada iniciativa, além de apresentar caminhos alternativos para o estrategista de marketing.
Desse modo, uma fabrica de uniformes pode começar o seu cronograma de ações com investimentos em marketing digital e, conforme o retorno, começar a investir em publicidade tradicional (que tem um valor maior, na maioria das vezes).
Como executar o planejamento de marketing?
Depois de elaborar o seu planejamento de marketing, é o momento de colocá-lo em prática dentro da empresa. Com isso, todos os colaboradores envolvidos saberão exatamente como orientar suas ações, tendo como base o plano estratégico.
Abaixo, confira algumas dicas de como executar o planejamento de marketing na sua empresa da melhor maneira possível.
Faça revisões, quando necessário
Recomenda-se que o planejamento de marketing seja sempre revisto. Por isso, ele deve ser anual e passar por alterações, quando necessário.
Isso quer dizer que o plano não está pronto e acabado, mas sim, sujeito a alterações, diante da observação de novos resultados, outras situações de mercado, etc.
Pode ser que no seu planejamento inicial, a empresa não tenha considerado o uso de embalagens para cosméticos, mas percebeu a necessidade do invólucro após o lançamento do produto.
Sendo assim, não há problema em fazer as devidas mudanças, desde que elas sejam para melhorar os resultados ou adaptar as campanhas diante de uma situação inesperada.
Trabalhe com o que se tem em mãos
Não existe uma “receita de bolo” para a elaboração do seu planejamento de marketing. No entanto, um bom plano contém os elementos essenciais demonstrados acima, mas sem esquecer de trabalhar com as peculiaridades da empresa.
Por esse motivo, a principal questão que deve ser levada em conta na hora de aplicar o seu planejamento de marketing é se a organização terá todos os recursos disponíveis, tanto materiais quanto intelectuais.
Sendo assim, se a intenção é obter destaque entre os melhores fornecedores de tubos e conexões, por exemplo, a empresa deve avaliar o que é capaz de fazer para alcançar esse resultado.
Trace estratégias de comunicação com colaboradores
A eficácia da aplicação do planejamento de marketing também depende diretamente da imagem que os colaboradores têm da empresa. Afinal, eles são os primeiros “clientes” da organização e, portanto, também é preciso considerar a comunicação interna.
É o chamado “endomarketing”, uma campanha que visa valorizar os colaboradores, para que eles possam desempenhar um trabalho mais produtivo e engajado, o que irá refletir na experiência de atendimento ao consumidor.
Isso já é comprovado por várias pesquisas na área. Por essa razão, grande parte dos planejamentos de marketing é elaborada em conjunto com a gestão de pessoas, justamente para demonstrar a importância dos recursos humanos para o sucesso das empresas.
Tenha consciência dos pontos fracos
Nenhuma empresa está isenta de pontos fracos. Assim como nós, seres humanos, as organizações devem ser vistas como organismos vivos, suscetíveis a erros e falhas.
Reconhecer os pontos fracos é uma maneira de elaborar ações estratégicas, voltadas à melhoria da produtividade e ao aprimoramento de todo o trabalho conjunto.
Inclusive, a aplicação do planejamento de marketing fica muito mais simples quando se sabe as limitações da empresa.
Conclusão
Não é de hoje que se fala sobre a importância de um planejamento de marketing bem elaborado para as empresas. Afinal de contas, é por meio desse documento que se tem as principais orientações para as campanhas de publicidade e comunicação.
Por isso, vale a pena investir na execução de um bom planejamento de marketing, sempre levando em conta a capacidade de aplicação das estratégias na empresa.
Como consequência, será possível alcançar ótimos resultados, incluindo o maior reconhecimento da marca, aumento no número de clientes e crescimento dos lucros.
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