Como converter leads para o meu negócio utilizando gestão de redes sociais
O objetivo de todos os donos de negócios é conquistar mais clientes e com isso aumentar as suas vendas. Mas para que isso aconteça é necessário algumas estratégias e uma delas que tem feito sucesso são as redes sociais.
As redes sociais tem possibilitado que muitas marcas criem um relacionamento com seus consumidores e ganhem mais visibilidade entre o seu público alvo, com isso conseguindo gerar mais leads.
Hoje as pessoas estão mais preocupadas com o que a marca oferece no geral do que apenas em comprar um produto ou serviço. Com isso, empresas que estão presentes nas redes sociais oferecendo conteúdos relevantes conseguem chamar atenção dos usuários para a sua marca.
Neste artigo vamos falar de como criar uma estratégia de redes sociais para gerar leads.
Redes Sociais e os Negócios
Pode ser estranho ler que uma rede social pode fazer com que a empresa consiga mais leads para o seu negócio, mas na verdade, essa estratégia tem feito várias marcas terem mais visibilidade no mercado e se posicionarem entre seus concorrentes.
Por mais que o foco do artigo seja gerar mais leads para os negócios, uma empresa não pode apenas se preocupar com isso hoje. As pessoas buscam mais que apenas um produto ou serviço, elas querem saber o que a empresa tem a oferecer, como aquela empresa pode suprir a sua necessidade.
Mostrar para o público que você pode solucionar o problema dele, que se importa com a sua opinião e que tem autoridade sobre a sua área de atuação, pode fazer com que o consumidor comece a se interessar pela sua marca.
Pode parecer um pouco complicado, mas na verdade não é. Porém não podemos achar que simples publicações nas redes sociais vão fazer a sua empresa gerar mais leads. Você precisa de uma boa estratégia de comunicação.
Para que você entenda melhor, vamos falar de algumas estratégias que podem ajudar a sua empresa.
1. Invista em relacionamento
Responder os comentários dos seus seguidores mostra que você se importa com a opinião deles e ajuda a criar um relacionamento entre marca e consumidor.
Você pode separar esses comentários em três categorias: negativas, positivas e neutras.
Os comentários negativos devem ser a sua prioridade, são os comentários com algum ponto negativo da sua marca, uma reclamação do consumidor sobre a marca, produto ou serviço. Você deve ficar atento a esse tipo de comentário e priorizar responder ele e se possível chame a pessoa para conversar e solucione o problema dela.
Com isso, você tem a possibilidade que essa pessoa que fez um comentário negativo seja convertida em um lead futuramente, pois você mostrou que se importa com ela e ainda resolveu o problema dela.
Os comentários positivos são os elogios sobre a marca, produto ou serviço, são os comentários positivos de alguma experiência que a pessoa teve com a marca. Não precisa priorizar responder esse tipo de comentário, porém é importante interagir com essas pessoas, pois essa interação te ajuda a criar laços entre marca e consumidor.
Já os neutros são os comentários que não expressam nenhum opinião, como as menções. Não é necessário responder, mas é importante interagir justamente para que essas pessoas possam ser convertidas em leads futuramente.
2. Promova Engajamento
Promover o engajamento nas redes sociais pode gerar grandes resultados na conversão de leads. O engajamento gera visibilidade para a marca, pois as curtidas e interações ficam visíveis no feed dos internautas.
Quanto maior o número de curtidas, compartilhamentos, comentários ou pessoas que salvam seus posts, maior a possibilidade de alcance de usuários daquela plataforma e com isso, você promove a sua marca de forma orgânica.
3. Conteúdos de qualidade
Não apenas publicar conteúdos aleatórios, mas conteúdos relevantes e informativos que vão acrescentar em algo para o seu público.
Mas para você produzir conteúdos relevantes que vão atrair as pessoas, você precisa conhecer o seu público.
Então, antes de definir as pautas e começar a produzir os conteúdos, faça uma pesquisa com os clientes da sua empresa e busque mais informações sobre eles, como suas necessidades, gosto, hobbies, o que pesquisam na internet, o que procuram em um marca e etc.
Por exemplo, sua empresa trabalha com convênios para empresas e seus clientes buscam sobre: plano odonto empresa ou plano dental empresarial. Dessa forma, você pode produzir conteúdos sobre planos odontológicos, dando dicas do que considerar na hora de assinar contrato, sobre os benefícios, os cuidados a serem tomados e etc.
Esses posts vão mostrar que a sua empresa tem autoridade naquele assunto e que você pode resolver o problema dele.
4. Distribua conteúdos personalizados
Conteúdos gratuitos que contém informações relevantes, dicas e novidades, podem atrair mais pessoas e convertê-las em leads. Esses conteúdos serão umas “amostra” do potencial do seu negócio e isso vai mostrar para o consumidor que a sua marca é confiável e pode ser considerada no momento da decisão de compra.
Continuando no exemplo de uma empresa que oferece convênios, é possível produzir alguns posts informativos sobre plano odontológico empresarial preços ou algumas dicas sobre plano odontológico pessoa jurídica.
Esse post pode chamar atenção de empresas jurídicas, empresas no ramo empresarial. Com isso você aumenta a possibilidade de gerar leads.
E produza conteúdos que estejam relacionados com aquela rede social.
Mesmo que seja mais fácil produzir um conteúdo só para todas as plataformas que a sua empresa utiliza, você produzir um conteúdo para cada plataforma dá a impressão que você não está repetindo informações e se tiver pessoas que utilizam várias plataformas, elas irão se interessar pelos posts, mesmo sendo da mesma empresa.
5. Use imagens
É comprovado que os posts que tem alguma imagem chamam mais atenção dos internautas e com isso a possibilidade deles pararem para ler o conteúdo aumenta.
Um post que contém apenas texto pode não ser atrativo e geralmente as pessoas passam direto, pois não é atrativo aos olhos delas.
Invista em banco de imagens pagos e gratuitos, posts com dicas, informações, novidades que tem uma imagem para ilustrar.
E mais uma dica! Não coloque textos muito grandes nas redes sociais, grande parte das pessoas ficam com preguiça de ler e passarão direto. Caso o assunto abordado precise de mais informações que faça o texto ficar grande, faça uma chamada para a pessoa continuar lendo no blog ou site da empresa e coloque o link para ela acessar.
6. Escolha a rede social certa
Sabemos que existem várias plataformas que a empresa pode investir, mas o intuito não é estar presente em todas elas e sim estar onde o seu público está.
Lá atrás falamos sobre você conhecer o seu consumidor e sobre pesquisar mais sobre o público na hora de decidir as pautas. Essa pesquisa ajuda nesse ponto também.
Saber onde o seu consumidor está e qual rede social ele prefere faz toda a diferença! Pois você vai investir em uma plataforma que tem mais possibilidade de te dar um retorno maior e com isso gerar mais leads.
Agora que você já sabe como pode utilizar as redes sociais na conversão de leads, já pode começar a montar a sua estratégia de marketing digital.
Grandes empresas que estão posicionadas no mundo dos negócios hoje estão presentes nas redes sociais e mostrando ao consumidor que a opinião dele importa, estão investindo em relacionamento.
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