Como encontrar seu público em nichos pequenos?

Encontrar o público certo para seu negócio pode ser um trabalho e tanto, principalmente com uma concorrência cada vez mais acirrada.

Por isso, muitos empresários de loja de peças para compressores acabam buscando ferramentas para conseguir encontrar as pessoas mais propensas a comprar.

O nicho de mercado é como é conhecida essa parcela menor de pessoas, que normalmente se interessa por algum item especificamente. Embora até pouco tempo atrás o desejo das empresas era impactar o maior número possível de clientes, esse perfil mudou.

Isso porque um público de nicho é muito mais fiel, propenso a consumir e se fidelizar com empresas que atendem a suas necessidades. A troca então sai da quantidade para a qualidade, agindo diretamente com um grupo de pessoas que se interessa no que você tem a oferecer.

Estas pessoas inclusive estão dispostas a pagar um valor acima da média do mercado por itens exclusivos, que dialoguem diretamente com suas necessidades e desejos. Por conta disso, muitas empresas se voltaram para o atendimento de nichos específicos.

Em um mercado que segue em constante atualização, entender suas possibilidades é muito importante, e identificar formas de continuar relevantes deve ser o foco de qualquer empresa de calibração que quer continuar em atividade, uma vez que a cada dia novos concorrentes surgem.

Se você não enxerga estas possibilidades, outras companhias irão fazê-lo, gerando um interesse direto nesse tipo de ação e aumentando suas possibilidades, entendendo o que pode ser feito para gerar um engajamento maior para sua empresa.

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O que é um nicho de mercado?

Em um resumo, o nicho de mercado é uma parcela específica de um grande grupo de consumidores, que não costuma ter suas necessidades atendidas diretamente por empresas que trabalham no campo onde estas pessoas precisam.

Normalmente, trata-se de um grupo que gera muitas oportunidades de negócios, mas que ficam escondidas frente a uma massa com outras necessidades. A maioria das pessoas acredita que os segmentos do mercado são sinônimos dos nichos, mas esse é um pensamento equivocado.

Na verdade, o nicho é uma especialização dentro de um segmento de mercado, onde as pessoas encontram dores e interesses similares.

Isso significa que dentro de um segmento, é possível aprimorar-se ainda mais e conseguir atingir um grupo mais próximo de consumidores para uma empresa de segurança do trabalho.

Os nichos de mercado são sempre parcelas pequenas, e muitas vezes escondidos. Leve em consideração o mercado geek para uma compreensão. Uma empresa que atua no mercado geek pode trabalhar em diversos temas diferentes, que funcionam como segmentos, como:

  • Filmes e séries;
  • Histórias em quadrinhos;
  • Livros;
  • Jogos de videogame.

Entretanto, dentro de cada um destes segmentos, existem nichos específicos que se relacionam a uma franquia em particular, ou a um tipo de produto especial que é mais difícil de encontrar que o normal.

Enquanto os segmentos possuem muita concorrência, com empresas variadas trabalhando para conquistar um espaço desse mercado, os nichos muitas vezes não encontram tanta dificuldade para crescer.

Em alguns casos, existem nichos que sequer possuem concorrência em um determinado local, permitindo que você seja um pioneiro nesse tipo de exploração com sua empresa de câmeras de segurança e alcance resultados muito mais expressivos.

O mesmo pode ser dito para qualquer outro segmento do mercado. Existem inúmeras possibilidades de interação nos nichos para empresas interessadas, bastando entender melhor suas possibilidades de produção e procurando o público certo para esse tipo de situação.

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Por que definir um nicho?

Para empresas que ainda se consideram generalistas, é importante ter em mente que apenas grandes corporações acabam ficando com esse tipo de público, uma vez que você perde um grande potencial de marketing e propaganda.

Ser um especialista em uma determinada área é uma excelente maneira de converter mais pessoas e garantir uma estrutura adequada para suas vendas, mostrando-se como uma autoridade de um item específico.

Esse posicionamento, a longo prazo, acaba impactando diretamente as ações que você deve aplicar, e entender que é possível aproveitar muito mais em suas vendas ao demonstrar sua capacidade de solucionar um problema em particular.

Esse destaque funciona ainda para ações fora de seu nicho, uma vez que suas outras soluções acabarão sendo aprovadas pelos clientes que vieram por uma interação específica com sua empresa de portaria terceirizada, possibilitando que você ofereça um potencial muito maior de comunicação.

Entender suas dores e aplicá-las ao mercado é uma maneira de identificar seu potencial de vendas e aproveitar melhor o mercado no qual está inserido, atingindo um número de pessoas satisfatório para seu faturamento.

Embora esse número seja menor que o de uma companhia generalista, esse tipo de ação permite que você mantenha uma certa frequência de vendas, otimizando suas ações e possibilitando que tome decisões mais assertivas com relação a esse tipo de evento.

A comunicação com o público de seu nicho também acaba sendo muito mais fácil. Isso porque se tratam de pessoas que ativamente buscam os produtos ou serviços que você tem a oferecer, o que ajuda ainda mais nesse processo.

Por conta disso, é preciso ter atenção na hora de aplicar esse tipo de ferramenta e garantir uma estrutura de marketing mais efetiva para tornar-se uma referência dentro desse nicho de fabrica de painel de led, reduzindo as chances de ser passado por um eventual concorrente.

Descobrindo seu nicho

Agora que você entende um pouco melhor o que é o nicho de atuação e como aplicá-lo de forma efetiva, é importante descobrir como você pode encontrar o nicho adequado para sua empresa e aplicar suas técnicas de vendas com eles.

É preciso ter em mente que cada empresa é única no mercado, e procurar um nicho que já possui suas referências pode acabar não gerando os resultados que você deseja inicialmente, por isso em alguns casos vale procurar mais informações antes de fechar uma escolha.

Descobrindo seu mercado

O primeiro passo para conseguir trabalhar com um nicho é entender seu mercado. A verdade é que por muito tempo, propagou-se a ideia de que se você gosta muito de um segmento em particular, não deveria investir em empreender nessa área.

Essa afirmação, entretanto, não poderia estar mais longe da verdade. Quando você trabalha em um segmento que gosta, tem paixão e conhece melhor, suas ações são muito mais assertivas.

Você consegue entender seu público porque faz parte dele, e assim compreende as necessidades e desejos das pessoas que irão consumir seu material com compra de sucata. Isso é fundamental para que você consiga trabalhar com efetividade em suas ações.

Além disso, trabalhar com algo que você ama tem muito menos chances de te desmotivar em algum tropeço ou caso algo não saia como o planejado, e será muito menor a chance de desistir nesse processo.

Uma empresa é montada com base na tentativa e erro, e muitas quedas acontecerão antes dos acertos chegarem. Por isso, é importante que você seja apaixonado pelo que faz para ter resultados efetivos.

Identifique um problema ou necessidade

Quando você consegue identificar um problema dentro de um determinado segmento que não teve nenhum trabalho em cima, pensar em uma solução pode ser a melhor maneira de entrar em um nicho específico.

Dessa forma, você consegue se tornar uma referência para os usuários que entendem esse problema e estão buscando uma resposta para ele. Através da comunicação em grupos de pessoas interessadas neste determinado segmento, você consegue muitas informações para isso.

O feedback de comunidades e de seu público-alvo são muito importantes para gerar esse tipo de engajamento corretamente para um fabricante de esquadrias de alumínio.

Avalie suas capacidades

Por fim, avaliar sua capacidade de produção e de lidar com a situação é muito importante. Às vezes, é preciso passar mais tempo estudando a situação para buscar uma solução, ou avaliar corretamente a demanda para este serviço e se você consegue supri-la.

Quanto mais trabalhar dentro desse tipo de confirmação, maior é o impacto que sua companhia pode causar no mercado, identificando suas chances de engajar-se com um público maior por conta de suas ações de nicho.

Por fim, avaliar a concorrência pode te dar uma ideia do quanto esse nicho já foi explorado, e se é uma boa pedida tentar entrar nele.

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Considerações finais

Trabalhar com um nicho de mercado pode ser a solução para escapar de um ambiente cada vez mais concorrido, onde novas empresas surgem o tempo todo e dão pouca abertura para que você consiga se estabelecer.

Dessa forma, você consegue lidar com um problema que muitos usuários possuem, mas que frequentemente é deixado de lado para ações mais generalistas dentro de um mesmo segmento de atuação.

Você pode se tornar uma liderança no mercado sabendo agir com seu nicho corretamente, garantindo a fidelização de consumidores e um trabalho muito mais efetivo a longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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