Como melhorar a velocidade de carregamento de seu site
Já não é novidade para ninguém que hoje não basta uma empresa ter um site no ar, como se ele fosse um simples portfólio digital. É preciso investir constantemente em conteúdos e melhorias técnicas, como na velocidade de carregamento das páginas.
Isso vale para portais que levam apenas informações aos seus usuários, como blogs e vlogs, que costumam girar em torno do famoso marketing de conteúdo. Como vale para e-commerces.
Aliás, nos últimos tempos, o comércio eletrônico quase dobrou em quantidade de vendas e faturamento, segundo dados da Ebit|Nielsen, uma empresa conceituada no setor de tecnologias e pesquisas digitais.
Também assim, as empresas que praticam o referido marketing de conteúdo chegam a ter um tráfego oito vezes maior do que aquelas que não fazem nada nesse sentido. Os dados são de outra empresa da área, a Aberdeen.
Contudo, para participar dessas vantagens enormes que a esfera digital pode trazer para uma marca, e para crescer de modo realmente sustentável e assertivo, é preciso levar alguns detalhes técnicos em conta, como o que aparece no título deste artigo.
Isso vale para uma empresa que esteja no início da sua história, ou mesmo para uma que já tenha décadas no mercado e só agora decidiu migrar para a internet. Nossa ideia aqui não é ser tecnicista demais, por isso vamos usar uma linguagem acessível.
Também daremos dicas práticas com as vantagens e desvantagens dos principais softwares e aplicativos da área, tais como:
- PageSpeed Insights;
- Lighthouse;
- Chrome User Experience Report;
- GTMetrix;
- Pingdom.
Vale lembrar que a importância da velocidade de carregamento de uma página não se limita à impaciência crescente de todos nós (realmente, ninguém vai ficar esperando seu site carregar se ele for muito lento), mas há outro ponto que é fundamental.
Trata-se dos motores de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo. Para aparecer na primeira página dessas plataformas de modo orgânico, por meio do famoso SEO (sigla para “Otimização para Motores de Busca”), é preciso cumprir alguns parâmetros.
O principal é a qualidade do conteúdo, certamente. Porém, há pontos técnicos que podem pôr tudo a perder, pois não adianta nada ter o melhor marketing de conteúdo se a página for lenta demais, ficar dando erros e até chegar a “cair”, como no famoso Erro 403.
Então, se você quer dicas práticas sobre como melhorar ou manter a velocidade de carregamento do seu site, junto de conceitos que ajudam a entender a importância real disso, basta seguir adiante na leitura.
Dicas sobre otimização e renderização
Como vimos, a velocidade de carregamento de um site pode ter várias implicações, chegando ao ponto de impactar direta ou indiretamente não apenas no tráfego e nos acessos, como nas vendas e conversões que a página poderia realizar.
Para evitar o pior, vamos a algumas dicas bem práticas. Imagine qual é a grande tentação de uma loja de móveis planejados ao inovar no seu site, com vistas a aumentar o número de interessados em conhecer presencialmente seu estabelecimento.
Certamente, investir em fotos e vídeos. Pois bem, a multimídia é o primeiro aspecto fundamental quando se fala em sites lentos demais. Quem já teve a paciência de esperar um desses carregar, deve ter constatado que no fim tudo se devia a uma foto.
Entenda que o visitante não vai apenas “ver” sua foto, para isso a memória cache do computador dele vai baixar o arquivo, mesmo que ele não esteja disponível para download. Essa comunicação que ocorre nos bastidores é que precisa ser facilitada.
Além de otimizar fotos e vídeos (há plataformas online que ajudam nisso, convertendo tudo para formatos de última geração), é possível fazer o famoso “aproveitamento de cache”, que na prática facilita o tráfego entre o servidor e o navegador.
Aqui, trata-se da renderização dos conteúdos. Quando você carrega a página de um escritorio de arquitetura e design de interiores, o processamento precisa fazer a mídia “render”, ou seja, chegar à etapa final, daí o termo “renderização”.
Tal como no caso da otimização de multimídia, hoje existem plataformas online de desenvolvimento de sites que ajudam a eliminar recursos que impedem a renderização, em formato de plugins, que são acionáveis com alguns poucos cliques.
Por dentro das melhores ferramentas da área
Como vimos, boa parte do esforço de ter um site mais veloz vem do posicionamento nos buscadores como o Google. Então que tal uma ferramenta dele para testar a velocidade das suas páginas? Trata-se do PageSpeed Insights, um recurso gratuito.
Ao abrir o site, não importa se sua página é sobre onde fazer acupuntura ou sobre uma indústria de armas de guerra, a pontuação universal é de 0 até 100. Quanto mais próximo de cem, melhor a situação e menos pontos há para resolver.
Uma ferramenta que complementa essa é a do Lighthouse, também do Google e gratuito. Ele analisa a velocidade das páginas, mas vai além e já aponta a qualidade de vários elementos constitutivos do site, com uma auditoria prática e dicas claras do que fazer.
Última dica da plataforma Google: é o Chrome User Experience Report. A vantagem deste é que também é gratuito, tal como os outros; um ponto desafiador é que ele já é bem mais técnico, voltado para quem entende melhor de programação.
Que tal medir a velocidade de carregamento do seu site em comparação com outros sites, como da sua concorrência, por exemplo? É o GTMetrix, outra vantagem é que ele também dá um report com dicas sobre o que fazer ao fim da análise.
Agora, se você trabalha com empresas de seguros, viagens e soluções fortemente ligadas ao mercado internacional, você vai precisar do Pingdom, que além de comparar sua análise com a concorrência ainda realiza testes com foco em diferentes partes do mundo.
Ele não tem a vantagem de ser gratuito, já que se trata de um produto mais elaborado e mais técnico. De qualquer maneira, você contará com 14 dias de teste gratuito, para ver se é disso mesmo que precisa.
Minificação da linguagem e responsividade
A maioria de nós nunca ouviu falar no termo “minificação”. Mas certamente já passamos alguns apuros esperando uma página carregar por conta da falta desse processo no HTML, CSS ou Javascript do site, que são as linguagens de programação dele.
Na prática, quando o programador cria a página de uma empresa de terceirização de portaria, há uma série de elementos que não ficam visíveis para nós. Ocorre que deixar ali espaços em branco, quebras de linha e até comentários é algo negativo.
Aqui é que vem o papel de minificar esses excessos, tornando-os mais leves e mais enxutos, o que vai ajudar na velocidade de carregamento da página. Dos aplicativos gratuitos que fazem isso, o mais conhecido é o W3 Total Cache.
Uma dica que é duplamente útil tem a ver com o problema dos “redirecionamentos múltiplos”. Em si mesmo o redirecionamento é algo positivo, para que o visitante não caia numa página inexistente.
Ele é um algoritmo de SEO, que pode ajudar, desde que bem utilizado. O problema é que alguns o utilizam em excesso, como no caso de ter duas versões completas do site, uma para PC e outra para mobile (celulares e tablets), o que é desnecessário.
A dica é usar uma página com design responsivo. Assim, um site de serviços de contabilidade conta com apenas um versão estrutural, e não uma plataforma duplicada ou triplicada, de modo que a mesma página é que se adapta à tela do visitante.
O mais interessante, como dito, é que isso atende outro parâmetro de SEO, já que os conteúdos de sites que são responsivos e pensados para tecnologias mobile têm prioridade em relação aos demais que não dispõem disso.
Bônus: o que dizer sobre a hospedagem?
Não é possível falar sobre velocidade de carregamento de qualquer página que seja, sem falar na função dos servidores e da hospedagem do site.
A questão é muito simples. Se você vai investir num site para sua empresa de segurança eletrônica, priorize sempre a solução de hospedagem dedicada, e não a compartilhada.
Neste caso o servidor vai ser exclusivo para a plataforma que você vai criar, o que melhora consideravelmente a performance do site, especialmente no tocante ao carregamento.
Na prática, o seu site terá uma máquina aplicada de modo exclusivo. Ao passo que a hospedagem compartilhada utiliza o mesmo maquinário para vários sites, o que pode acabar afunilando o processo.
Assim, se seu negócio lida com assessoria imobiliária, por exemplo, considere colocar os gastos com a plataforma no balanço geral. O investimento vale a pena, já que você decidiu profissionalizar sua presença digital.
Com isso vemos como é possível melhorar a velocidade de carregamento do site, com dicas mais práticas e outras que podem ser implementadas gradualmente. Ao melhorar a experiência do seu usuário, sua marca cresce e seus resultados também.
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