Como otimizar seu e-commerce com SEO
De acordo com o estudo chamado Perfil do E-Commerce no Brasil realizado em 2015, existem mais de 450 mil lojas virtuais no país.
Essa quantidade tão grande mostra a força que este tipo de venda tem no Brasil, mas também, deixa explícito o alto volume da concorrência existente.
Para que de alguma forma, o seu negócio se destaque quando comparado aos demais, utilizar técnicas de SEO em seu site pode ser de grande ajuda.
Entender como funciona o ranqueamento nos buscadores deixou de ser uma questão de inteligência e tornou-se essencial.
Neste texto vamos te ajudar como otimizar o seu e-commerce através do SEO. Vamos lá?
O que é SEO?
Quando traduzido do português, SEO significa Otimização de Mecanismo de Busca e é justamente para isso que as técnicas dessa estratégia são utilizadas pelas empresas.
Através do SEO, conteúdos de sites e blogs conseguem ter um melhor ranqueamento nos buscadores quando comparado com os demais.
Se utilizado corretamente, seus conteúdos terão um ranqueamento muito melhor do que os de sua concorrência.
Com certeza, é o sonho de qualquer dono de site estar na primeira página, não é mesmo?
Imagine que você tenha postado um artigo sobre implante dentário respeitando todas as técnicas de SEO. Quando uma pessoa pesquisar por implante dentário valor médio, o seu blog estará entre os primeiros links, aumentando a chance de acessos.
E quando se trata de e-commerces não é diferente. Quanto melhor posicionado, melhor será os resultados de venda.
Aprenda como funciona na prática
Os buscadores possuem a missão de entregar informação de qualidade. Quantas vezes já escutamos a frase “O google sabe tudo que eu preciso”, não é mesmo?
Isso é porque existem sites que fornecem publicações de qualidade, originais e verdadeiras que entregam conteúdos capazes de solucionar os problemas dos usuários.
Dessa forma, os sites que fizerem isso da forma mais coerente e bem estruturada, aparecerão primeiro de forma orgânica.
Pensando nisso, preparamos esta lista com as principais dicas para te ajudar a otimizar o seu e-commerce com as técnicas em SEO. Confira:
Preste atenção nas URLs
É essencial que a URL de cada produto anunciado em seu site tenha relação com o item. Por exemplo, se você estiver vendendo uma moldeira para clareamento dental, é preciso que a sua url tenha algo como “loja.com.br/procedimentos/moldeira-para-clareamento”.
Gerar uma URL de fácil compreensão é extremamente importante para que o seu item esteja bem posicionado e o buscador consiga entender do que se trata aquele anúncio.
Capriche na velocidade do seu servidor
A cada dia que passa, os consumidores estão mais imediatistas. Não é à toa que pesquisas apontam que as pessoas não ficam esperando uma página da web carregar.
Ou seja, se o seu site demorar mais do que 5 segundos para apresentar as informações, mais de 60% dos usuários podem fechar a guia e procurar o mesmo produto em um concorrente.
De acordo com um dos maiores buscadores da atualidade, o Google, o tempo ideal para uma página carregar é de 2 a 3 segundos.
Seja original
No momento de descrever um produto, certifique-se de que será uma legenda criativa e original. De forma alguma, copie o nome ou descrição de terceiros.
Além de perder a credibilidade, os buscadores costumam penalizar sites que fazem uso do plágio, fazendo com que o seu posicionamento fique longe da primeira página de resultados.
Crie um blog
Produzir conteúdos para um blog é uma das maneiras mais eficientes de atrair mais visitantes para o seu site.
Mesmo que o seu foco seja vender produtos, publicar artigos que tenham relação com o segmento do seu e-commerce pode auxiliar na atração de potenciais consumidores.
Por exemplo, você realiza procedimentos como extração de dente, você pode produzir conteúdos para blog que aborda curiosidades sobre a extração de dente, como funciona, alimentos que ajudam após a extração.
Aposte em publicações multimídias como infográficos, vídeos e resenhas dos produtos nos quais você oferece.
Esteja aberto para feedbacks
Disponibilizar um espaço para que os usuários façam uma avaliação do produto adquirido é uma forma de garantir que aquilo que você oferece é de qualidade e principalmente, irá chegar ao destino.
Sabemos que muitas pessoas têm receio de fazer compra online e acabar caindo em algum tipo de golpe. Por isso, ter avaliações sobre o produto, o tempo de entrega e o atendimento são tão importantes de serem divulgadas.
Agora que você já sabe como otimizar o seu e-commerce através de técnicas de SEO, que tal colocar em prática?
Dessa forma, sua loja virtual estará na frente da concorrência e será possível alavancar os seus resultados!
Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Clínica Ideal
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