Como sair do automático

Você acha que está vivendo no piloto automático todos os dias? Isso pode significar que está agindo no modo de baixa consciência, que é quando age e realiza atividades sem pensar realmente o que está fazendo. Esse estado mental tende a acontecer quando:

  • Existem muitos problemas para resolver;
  • Se está entediado;
  • Se está com preocupação excessiva;
  • Está com acúmulo de tarefas.

Acontece que o cérebro sai do momento presente e começa a agir de forma automática, sem muita racionalidade, o que é diferente de eficiência e agilidade nas tarefas.

Para exemplificar, quando alguém trabalha com um sistema de nota fiscal e repete todos os procedimentos do sistema diariamente, chega um momento que a pessoa age no automático, mas não significa que ela está em um estado mental de piloto automático.

Ou seja, no caso desse exemplo, é super vantajoso ela ter aprendido a usar o programa a ponto de não precisar pensar muito no que está fazendo, pois se torna algo natural executar o sistema. Ou seja, isso significa eficiência e inteligência de ação.

No entanto, é diferente quando alguém está em estado de piloto automático e realiza todas as tarefas do seu dia sem pensar no que está fazendo a cada ação.

Ou seja, neste caso, não é algo bom, pois significa que existe um acúmulo de problemas e tarefas na rotina que precisam ser solucionados.

Afinal, em qualquer atividade, seja com controlador de acesso empresas, realizando agendamentos de processos ou estruturando uma nova análise na empresa, é essencial que a atenção esteja adequada ao realizar essas ações.

Logo, é preciso identificar o que pode estar causando esse estado mental na rotina e começar a agir para viver de forma mais intencional.

Pensando nisso, preparamos essas dicas para você sair do piloto automático e começar a viver a vida de forma mais leve e intencional. Confira:

Banner Remarketing 16

Faça meditação

A meditação é a maneira mais comum e popular de evitar o estado mental de piloto automático. Isso porque, quando você medita, você foca sua atenção no momento presente e evita ficar agindo sem intencionalidade nas tarefas a serem executadas.

Toda vez que seu cérebro tenta sequestrar seu processo de pensamento e levá-lo para outro lugar, você o percebe e o corrige gentilmente. É isso que a meditação faz com que pratica todos os dias.

Nesse caso, é uma prática que traz muitos benefícios até mesmo para quem trabalha com outorga para uso de poço artesiano, por exemplo.

E o melhor é que você pode meditar em qualquer lugar! Você pode imaginar seu estado por dentro e abraçar sua "presença" no conforto de sua casa, na pausa do trabalho ou até mesmo em seu carro.

A meditação é uma ótima maneira de controlar suas emoções, limpar seus pensamentos e obter uma melhor compreensão de como sua mente funciona.

Deixe de lado as preocupações passadas e futuras

Como mencionado no início deste artigo, a preocupação excessiva é um dos gatilhos para o estado mental ficar em piloto automático.

Ou seja, quando uma pessoa se preocupa muito, ela começa a pensar obsessivamente em possíveis problemas futuros ou problemas que já se passaram e fica reproduzindo tudo isso repetidamente em sua mente.

Portanto, é preciso gerenciar essas preocupações e se permitir deixar esses pensamentos de lado. Uma dica é sempre pensar que o que importa é o presente momento e focar nele.

Por exemplo, ao ir trabalhar com assessoria contábil para abertura de empresa é preciso focar nos procedimentos a fim de que tudo ocorra bem.

Por isso é só pensar que, enquanto estiver trabalhando, ficará 100% focado e não cabe ter preocupações ali. Local de trabalho é local de trabalho.

Se você começar agir assim em todas as obrigações que precisa executar, o cérebro irá começar a se acostumar a dominar o momento de se preocupar e o momento de não se preocupar.

Portanto, sempre que uma preocupação perturbadora sobre o futuro ou o passado começar a surgir, volte para seu presente momento, anime-se e desafie-se a silenciar esse pensamento para ajudar a voltar sua atenção para o presente.

Desta forma você viverá com a máxima autenticidade, sem ficar acumulando pensamento preocupantes que não te deixam viver da melhor forma.

Woman Practicing Yoga By A Lake

Mude a rotina diária

Quando todos os dias são iguais e se tem a sensação de que o dia de hoje foi igual ao de ontem sempre, o cérebro entra no modo piloto automático.

Portanto, isso significa que você está entediado ou que está muito confortável com a zona de conforto. Em outras palavras, você está acostumado com a rotina em sua vida diária.

E como nada de novo está acontecendo, seu cérebro não tem motivos reais para prestar atenção ou agir com mais intencionalidade nas atividade, afinal é tudo igual mesmo. 

Para trazer emoção e entusiasmo de volta à rotina da sua vida, você precisa mudar ela.

Faça algo novo, mesmo que seja apenas outra maneira de ir para o trabalho, como ir de bicicleta, ou mesmo participar de eventos ou participar do momento de alimentação corporativa, fazer novos amigos, desenvolver novos hobbies… A lista é infinita.

Faça coisas que você não costuma fazer. De repente você se encontrará vivo novamente. Você está fora do padrão.

Tenha um propósito

Você sente que não tem um propósito claro de vida? Sem dúvida, não ter um objetivo concreto a ser alcançado faz com que o cérebro entre em piloto automático para lidar com esse sentimento de falta.

Por exemplo, se você sempre quis empreender e abrir um negócio de serviço de catering, ou de qualquer outro tipo de empreendimento, mas por algum motivo desandou na caminhada, que tal retornar a esse projeto?

Portanto, comece a pensar sobre seu propósito e o que de fato você quer fazer com a sua vida, afinal, ela é única.

Existem muitas maneiras eficazes de descobrir, mas isso requer uma análise interna profunda. Quanto mais você pode alinhar sua vida com seu propósito, menos você quer viver no piloto automático.

Viva uma aventura de tempos em tempos

A aventura é uma das coisas mais importantes para evitar viver no piloto automático e sair da zona de conforto. Ou seja, a verdadeira aventura força você para viver de fato o momento presente e faz você se sentir vivo.

Pense em paraquedismo. No momento em que você sai do avião, você sente medo, ansiedade, excitação e adrenalina. Seu cérebro é incapaz de se preocupar com seus problemas e pensamentos diários.

Outras aventuras que você pode pensar para viver são:

  • Bungee jumping;
  • Parapente;
  • Jet ski;
  • Mergulho;
  • Viajar e explorar novos lugares;
  • Viajar com amigos;
  • Escalar montanhas;
  • Visitar uma das 7 maravilhas do mundo;
  • Fazer um safari.

Escolha a aventura que você pode viver e programe-se para viver pelo menos 2 vezes ao ano, assim você sempre se manterá focado e sentirá que sua vida ficará mais leve. As aventuras devem ser emocionantes, divertidas e diferentes.

E mesmo que você trabalhe com auditoria contábil, que é um ofício mais sério e que exige muita atenção, você ficará mais focado em suas atividades.

Banner Remarketing 26

Não viva resolvendo problemas

No trabalho, é importante resolver problemas, e na verdade isso é algo inevitável. Além disso, há momentos sérios na vida em que todo mundo deve resolver problemas, sejam familiares, financeiros, relacionamentos, etc.

No entanto, é necessário “não viver para resolver problemas”, e sim saber gerenciá-los para que eles não façam parte da sua rotina, mesmo que eles existam. Não fique pensando neles a todo momento.

Isto é, você não deve parar seu trabalho ou o que está fazendo para resolver um problema de um familiar ou viver a vida como se ela só fosse resolver problemas.

Sempre que você entra no “modo de resolução de problemas”, você se priva da capacidade de aproveitar o momento, e assim entra no piloto automático.

Você pode perceber que, quando está pensando em um problema por muito tempo, não consegue se lembrar do que aconteceu nas últimas horas, pois o problema consumiu toda sua atenção, dedicação e energia, até mesmo a energia de pensamento.

Você esteve tão absorto em seu próprio pensamento que se esqueceu de sua experiência consciente.

Portanto, você deve treinar-se para se controlar quando entrar no modo de resolução de problemas e trabalhar para voltar seu foco para o momento e aproveitar onde você está.

Por exemplo, se você trabalha com instalação de energia solar e um cliente está perturbando para verificar algum problema, agende o dia e horário que você poderá ir resolver e não pense nele até lá.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.