Como se livrar dos ladrões de tempo em seu dia a dia

Se tem uma coisa que prejudica nossa produção ao longo do dia são os ladrões de tempo. Esses comportamentos que muitos de nós achamos inofensivos podem ser extremamente prejudiciais a nossa saúde e nossa carreira, precisando de um certo cuidado.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar como se livrar deles e ser mais produtivo em todos os aspectos de sua vida, tanto profissional quanto pessoal, mostrando os benefícios que se obtém ao conseguir lidar com eles e algumas dicas valiosas que podem te ajudar.

A era digital com toda certeza trouxe diversas facilidades e alternativas para a nossa vida, desde verificar rapidamente no celular uma locação de impressoras preço até mesmo realizar o pagamento de um boleto em pouco menos de um minuto.

Porém, sempre existem alguns contrapontos que podem acabar nos prejudicando, e muitos deles aparecem mesmo sem percebermos. 

Um bom exemplo é a internet, que ao mesmo tempo que nos conecta com pessoas do mundo todo, nos distrai a todo momento por oferecer o mundo inteiro como possibilidade a todo momento.

Em outras palavras, da mesma forma que podemos estudar muito e conseguir, junto da era digital, abrir a nossa própria empresa de informática SP, é possível também que nosso foco seja tirado a todo momento por causa de vídeos, músicas, jogos e as próprias redes sociais.

O grande problema deles é como algumas ações e atitudes, aos poucos, se tornam hábitos e começam a prejudicar nossas relações com outras pessoas, relações profissionais e até mesmo nosso desempenho em diversos aspectos de nossa vida.

Com isso, para facilitar a sua vida e te ajudar a entender melhor sobre os ladrões de tempo e ensinar você a identificá-los, nos tópicos a seguir serão abordados como evitá-los, quem eles são e como podem impactar até mesmo serviços de diarista. Confira.

Banner Remarketing 22

O impacto dos ladrões de tempo

Primeiramente, é importante entender quais ações são essas que estão sendo comentadas desde o começo do texto e porque elas acabam nos atrapalhando e influenciando tão negativamente no nosso dia a dia.

Podemos chamar de ladrões de tempo todos aqueles hábitos e comportamentos que nos desconcentram e interrompem nossa produção quando o fluxo de trabalho necessário precisa ser contínuo. 

De forma simples e direta, essas interrupções são compreendidas como desperdício de tempo.

Um funcionário que precisa entregar o relatório mensal de vendas das mochilas executivas para notebook pode ser facilmente distraído com notificações do seu smartphone, sejam elas de um amigo ou alguma curiosidade que o próprio algoritmo achou que ele gostaria.

Outro exemplo que também pode acabar acontecendo é a caixa de e-mail. Embora você precise ficar sempre atento a ela, para tudo tem um certo limite, por isso é preciso saber dosar a quantidade de vezes que se verifica a mesma e resistir a esse mau hábito.

Com uma rotina sendo interrompida continuamente por esse desperdício de tempo, alguns impactos negativos podem ser causados, mesmo que a produtividade esteja relacionada a manutenção de um sistema de emissão de boletos, como:

  • Demora no tempo para voltar ao foco;
  • Tempo desperdiçado que poderia ser utilizado em outra tarefa;
  • Menos tempo para descansar;
  • Maior estresse por ser mais cobrado no trabalho.

Explorando um pouco mais tais impactos, especialistas apontam que, toda vez que somos interrompidos durante uma tarefa no trabalho, para se recobrar totalmente o foco e a atenção e deixá-los no auge, é necessário cerca de 7 a 14 minutos.

Pensamos agora que, durante seu expediente em uma empresa de terceirização, você foi interrompido cerca de 10 vezes. Isso significa que está sendo desperdiçado cerca de 70 a 140 minutos do seu dia. Tempo esse que poderia estar sendo melhor utilizado.

Todo esse tempo não está nem sendo utilizado de forma produtiva e nem para que você descanse. Ele simplesmente foi perdido.

O simples pensamento que estamos perdendo um pouco mais de duas horas do nosso dia pode ser extremamente prejudicial, tanto para a carreira quanto para a saúde física e mental do indivíduo.

Sejam em empresas de folha de pagamento ou em grandes logísticas, todas possuem tarefas e demandas a serem entregues. As pessoas que se distraem muito ao longo do dia podem ter problemas para ficar em dia com suas obrigações profissionais.

Porém, assim como muitas coisas que acontecem ao longo de nossa vida, tais hábitos podem ser corrigidos com um pouco de esforço e força de vontade. E para conseguir fazer isso e otimizar ao máximo o seu tempo, confira as dicas nos tópicos a seguir.

Otimizando Velocidade

  1. Entenda quem são os seus ladrões de tempo

Desde uma empresa administradora de condomínios até mesmo uma de projetos de desenvolvimento de T.I (Tecnologia da Informação), cada pessoa possui seus próprios ladrões de tempo que podem variar dependendo do ambiente e das demandas que a mesma tem que realizar ao longo do dia.

Faça uma análise quais os motivos pelos quais você é interrompido ao longo do dia e anote-os em um lugar. 

Por isso, realize esse processo durante alguns dias e conseguirá concluir quando foram as vezes que te interromperam, facilitando na hora de encontrar uma solução para os problemas.

A partir do momento em que identificar os seus ladrões de tempo, comece a buscar as soluções necessárias para evitar ao máximo que eles aconteçam. Vez ou outra, é completamente normal, mas em excesso eles se tornam extremamente destrutivos.

  1. Comunicação é a chave

É muito normal identificar que um dos ladrões de tempo mais comuns são colegas e amigos próximos no ambiente de trabalho. 

Ser interrompido por motivos de trabalho não é tão ruim quanto ser interrompido por simples entretenimento ou para jogar conversa fora, mas ainda assim, é mais um tempo que pode ser destrutivo na hora de tirar o seu foco.

Converse com as pessoas que trabalham com você e peça para respeitarem e não te interromperem em alguns horários específicos. Combine um sinal como, por exemplo, quando estiver com fones de ouvido para que ninguém te interrompa.

Essa simples atitude pode fazer com que ganhe um tempo valioso de produtividade e caracteriza apenas chamadas mais importantes por parte de seus colegas. Isso ajuda não somente você a ser mais produtivo mas aos seus colegas de trabalho também.

  1. Separe um tempo para verificar o e-mail

Muitos reclamam que perdem muito tempo de distração durante seu expediente no trabalho por causa do e-mail, que devem ficar atentos a ele, pois estão no aguardo de uma reunião. Porém, é extremamente comum verificar que nada está na caixa de entrada.

Uma boa alternativa é criar um horário de produtividade e um de verificação que sejam proporcionais. Dessa forma, é possível ficar atento a caixa de entrada e ser produtivo ao mesmo tempo. 

Por exemplo, a cada 20 minutos de produtividade, você verifica a caixa de entrada e responde os e-mails durante 5 minutos.

Ainda que os e-mails que aparecerem sejam menos importantes, você ainda estará sendo produtivo. Uma opção também é olhar o e-mail a cada hora e ficar um pouco mais de tempo respondendo-os e realizando suas demandas.

  1. Separe um tempo para não produzir

Muitos querem ser uma máquina de produtividade, mas a verdade é que somos humanos e não máquinas. Em algum momento, será normal que se estresse ao extremo e não consiga mais produzir, sendo muito pior do que se tivesse se distraído um pouco ao longo do tempo.

Sendo assim, separe depois de um certo período de produtividade alguns poucos minutos para olhar suas redes, verificar as mensagens. Permita-se ter picos de satisfação ao longo do dia, para que assim, não acabe sendo uma bomba relógio e acabe se prejudicando.

É aconselhável que utilize os horários de pausas e almoços para isso, mas caso verifique que o dia está um pouco mais tranquilo e que é possível se dar a esse luxo, faça-o. É garantido que sua produtividade será muito maior e que os ladrões estarão bem contidos.

Banner Remarketing 11

Considerações Finais

O texto de hoje abordou como se livrar dos ladrões de tempo em seu dia a dia, explorando os diversos impactos negativos que eles podem trazer junto de todos os seus processos produtivos, criando hábitos que não são nem um pouco saudáveis para a sua carreira ou para a sua vida pessoal.

É preciso muita força de vontade para mudar tais hábitos que muitas vezes estão tão enraizados em nosso ser, mas é preciso, seja para se tornar mais produtivo ou simplesmente para utilizar esse tempo de forma que te traga um maior descanso ou lazer.

Portanto, defina os seus ladrões de tempo e comece a se auto avaliar e garantir que não está perdendo para eles, otimizando ao máximo o seu tempo e a sua produtividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.