Como ser uma empresa inovadora?

Ser uma empresa inovadora vai além de apenas trazer tecnologias para o seu negócio, a inovação é um conceito que, antes de ser praticado, precisa ser entendido e abraçado por todos aqueles que compõem uma empresa. 

Vivemos em um mundo onde, a todo momento, surgem novidades e invenções da tecnologia que prometem mudar por completo a maneira como vivemos, trabalhamos, nos relacionamos e até mesmo consumimos. 

Prova disso foi a chegada da internet e das redes sociais, que no começo pareceu apenas mais uma inovação, mas com o passar do tempo tomou uma enorme proporção e hoje essa inovação faz parte das nossas vidas. 

Com isso, precisa ser bem entendido para que as pessoas saibam como lidar com os resultados que ela traz. 

Por exemplo, para que uma loja de roupas contrate uma fabrica de etiquetas de código de barras, ela precisa entender como funciona esse processo para aí sim colocá-lo em prática dentro do seu negócio. 

E se existe uma área que é beneficiada pela inovação, essa área é a empresarial, visto que grande parte das inovações que surgiram no mercado são voltadas diretamente para a melhora dos processos dentro de empresas dos mais diversos segmentos. 

Desde a criação de um sistema que organiza e trata dados até mesmo a implementação de uma inteligência artificial que atende os clientes automaticamente, tudo isso são provas de como a inovação tem mudado a realidade das empresas. 

O que há anos atrás parecia impossível, hoje é uma realidade em grande e pequenas empresas, isso graças a inovação, seu conceito e as facilidades que ela trouxe para o meio empresarial. 

Mas é claro que a inovação dentro de uma empresa de placas de sinalização de trânsito, por exemplo, é um conceito que precisa ser trabalhado com cuidado e atenção para que o negócio seja visto como inovador no mercado. 

Esse acaba sendo o grande desafio da maioria dos empreendedores, visto que vivemos em um mundo e em um mercado enorme, onde todos os dias novas empresas e inovações surgem. 

Por isso, se tornar e ser visto como um negócio inovador pode parecer um grande desafio para os empreendedores, mas hoje iremos te ajudar a fazer isso de maneira otimizada e simples através de dicas eficazes.

Banner Remarketing 13

Entenda o que é uma empresa inovadora

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é ser uma empresa inovadora nos dias de hoje, visto que vídeos em um mundo repleto de inovações, mas para entender isso, precisamos entender o que é inovação. 

Inovação nada mais é do que a característica atribuída àquilo que foge da mesmice e traz algo novo para determinada área. Por exemplo, uma empresa que trouxe caixas de papelão ondulado embalagens pode ser considerada uma empresa inovadora. 

Isso porque ela saiu da mesmice que era apenas caixas de papelão no formato quadrado tradicional e trouxe um novo formato e uma nova função para elas, que agora podem ser usadas como embalagens. 

Sendo assim, entendemos que inovação é tudo aquilo que sai da caixa, ou seja, aquilo que deixa o senso comum e o tradicional de lado e pensa em maneiras diferentes e tecnológicas de mudar completamente um produto, serviços ou processo. 

Uma empresa é tida como inovadora quando entende isso e pensa em maneiras diferentes de produzir produtos, serviços ou até mesmo de mudar seus procedimentos, sejam eles os de venda, atendimento ou marketing. 

Assim como uma fabrica de sacolas personalizadas inovou no segmento por trazer algo completamente diferente do comum, a sua empresa também pode inovar em seu nicho e fazer algo fora do que o público já está habituado a ver. 

A importância do conceito de inovação

Agora que você já entende o que é o conceito de inovação, é válido que também entendamos a importância dele dentro do mercado nos dias atuais, pois é muito mais do que apenas uma forma de trazer algo diferente para o seu segmento. 

Quando falamos de inovação, falamos de novidade, e isso inclui diversos processos e benefícios que podem mudar por completo a realidade de uma empresa e de um cliente, como:

  • Transformação;
  • Acessibilidade;
  • Personalização;
  • Segmentação;
  • Tecnologia;
  • Contextualização;
  • Conceituação;
  • Entre outros. 

Tudo isso envolve o processo de inovação e constrói a novidade que você deseja trazer para a empresa, seja um novo produto, serviço ou processo. E entender isso também nos traz à tona a importância da inovação nos dias atuais. 

Uma empresa que produz brindes personalizados bloco de anotações para vender, inovou no seu segmento e isso é importante porque ela trouxe algo novo aos clientes daquela marca que, talvez, estavam saturados de sempre ver o mesmo. 

Sendo assim, entendemos que o conceito de inovação é extremamente importante para ambos os lados, tanto para a empresa que aplica o conceito, quanto para os clientes e pessoas que poderão desfrutar dele. 

Isso porque, enquanto uma empresa traz mais facilidade e praticidade para os processos de uma marca, os funcionários e clientes dela poderão usufruir de novidades que o tirem da sensação triste que era sempre ver mais do mesmo no mercado. 

Pexels Karolina Grabowska 7875901

Ações estratégicas para ter uma empresa inovadora

Partindo para a prática, chegou o momento de conferir algumas dicas simples, mas que farão toda a diferença no momento de trazer o conceito de inovação para a sua empresa, seja qual for o tamanho ou segmento dela. Confira: 

Seja eficiente 

A eficiência é uma característica daqueles ou daquilo que realiza o que precisa ser feito da melhor maneira possível. Por exemplo, uma gráfica para impressão de apostilas que é a melhor em sua região, é tida como eficiente no que faz. 

Isso porque, ela pode não ser a mais famosa do nicho, ainda, mas quando ela faz tudo, até os mínimos detalhes, com extrema, qualidade, isso prova que ela é extremamente eficiente no que faz. 

E se tem algo que a inovação preza é a eficiência, pois é melhor ter algo pequeno bem feito do que algo grande mal feito. Por isso, incentivar seus colaboradores a fazerem tudo com eficiência já é um ótimo passo para prepará-los para novidades no futuro. 

Preze pela produtividade 

Já a produtividade é uma característica daqueles que fazem tudo o que podem ou conseguem dentro do tempo que possuem e com os recursos à sua disposição, respeitando seu estilo de vida e rotina do momento. 

Por exemplo, a equipe de uma empresa de reforma de fachada que precisava fazer oito reformas na semana, mas só conseguiu realizar cinco, mesmo com chuvas e temporais, foi produtiva, pois fez o máximo que podiam em uma condição não tão favorável. 

A produtividade não está ligada a quantidade, mas a qualidade, e incentivar isso na sua empresa é uma maneira de inovar processos e organização de rotinas, prezando por aquilo que é viável e urgente a ser feito. 

Foque no cliente 

Por mais que a inovação seja um conceito que defende o uso e aplicação de tecnologias, é importante se lembrar que tudo o que envolve a sua empresa é criado, desenvolvido e designado para seres humanos. 

Sendo assim, focar em processos humanizados é essencial dentro da inovação, pois você consegue usar os benefícios da tecnologia para ajudar os clientes da sua marca a se sentirem mais engajados com o que você reproduz. 

Seja no fechamento do contrato entre a sua marca de etiquetas personalizadas e um distribuidor de etiquetas adesivas ou até mesmo na venda de kits para um cliente, focar no cliente e no que ele sente é essencial para o sucesso da sua marca. 

Inclua a inovação em sua cultura 

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar a importância de incluir o conceito de inovação na cultura da sua empresa, pois a cultura de um negócio é o que motiva os funcionários e os inspira a fazer algo melhor todos os dias. 

Por isso, inclua o conceito e os pilares da inovação nos princípios do seu negócio e sempre os mantenha atualizados, para que os colaboradores não os esqueçam e sempre estejam atentos às mudanças que poderão surgir no negócio.

Essas são dicas simples mas muito eficazes quando o assunto é incluir a inovação dentro da sua empresa, fazendo dela uma inspiração para muitas outras do seu segmento e do mercado como um todo. 

Banner Remarketing 26

Considerações finais 

A inovação é muito mais do que ver robôs trabalhando por você ou sistemas realizando processos, é um conceito que abrange a acessibilidade e a transformação de empresas, trazendo uma nova era para o mundo empresarial. 

Dessa forma, será possível construir empresas cada vez mais otimizadas e conscientes de seus processos, entendendo que os feitos da tecnologia servem para ajudar as marcas a irem cada vez mais longe. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.