Como ter mais FOCO nas suas tarefas?

Ter foco nas tarefas que são designadas para você é essencial para garantir um bom desempenho, e isso é um fato.

Contudo, o foco é fácil de ser conquistado quando você está sobrecarregado com as distrações diárias, uma longa lista de coisas para fazer e vários projetos que exigem a sua atenção.

Para algumas pessoas, o foco pode ser uma qualidade fácil de ser conquistada, mas na realidade não é.

Dentro de uma empresa de monitoramento, por exemplo, o foco é a base para que tudo ocorra bem. Ou seja, é através da concentração que a maioria dos problemas podem ser evitados.

Contudo, o nosso resultado só começa a surgir da atenção que conseguimos dar para as nossas tarefas prioritárias e principalmente na capacidade de compreender como manter o foco no trabalho nos momentos em que mais precisamos.

Em determinados casos, como você mesmo deve saber, o foco pode ser essencial para lidar com alguns problemas.

Por exemplo, lidar com um sistema para restaurante é importante para todo o negócio da empresa, e para isso o foco é necessário para não alterar itens desnecessários.

Dito isso, é certo dizer que todo mundo gostaria de obter esse nível de concentração, certo? Pensando nisso, reunimos 7 dicas que podem ajudar você a manter o seu foco nas tarefas diárias. Confira:

Banner Remarketing 13

7 dicas para manter o seu foco

Inicialmente, é importante dizer que estas 7 dicas estão relacionadas diretamente com algumas características da sua personalidade. Portanto, trata-se de um processo que envolverá uma certa dedicação da sua parte.

Sem mais delongas, conheça quais são estas 7 dicas que irão manter o seu foco nas atividades:

1. Aprenda a dizer não

Antes de tudo, você precisa definir o objetivo que almeja alcançar. Escolha deliberadamente o que você deseja fazer e coloque na sua lista de afazeres.

Se você possui o objetivo de colocar uma catraca de academia na sua unidade de treinamento, pense primeiro em concluir esse objetivo. Para isso, é necessário realizar uma boa administração do seu tempo, que nesse processo é o seu bem mais precioso.

Você também precisa esquecer os objetivos que não lhe servem mais. Aprenda a delegar e atribuir tarefas que não são mais o seu foco, e que não fazem mais parte da sua lista de prioridades.

Ter em mente quais são as tarefas prioritárias é importante até mesmo para estruturar um negócio. Ou seja, implementar um controle de acesso informatizado em uma empresa, por exemplo, é um dos aspectos de importância que um gestor precisa estar ciente.

A prática de abrir mão das tarefas que não são mais suas prioridades é tão importante quanto saber quais tarefas você precisa fazer. Por esse motivo, a gestão de tempo e produtividade é necessária para que você se torne uma pessoa mais focada.

É interessante que você considere 3 tarefas essenciais para serem completadas durante o dia ou 3 objetivos que precisam ser completados ao decorrer da semana.

Portanto, se você se deparar com uma tarefa que não faz sentido, não tenha medo de dizer “não, obrigado”.

Aprender a dizer não irá lhe dar mais tempo e espaço para que você possa se importar com as coisas que são realmente importantes. Tenha em mente que quem faz tudo para todos, dificilmente consegue se manter produtivo.

2. Ensaie mentalmente a sua tarefa

Para que você possa fazer esse ensaio mental, é necessário visualizar o processo ideal, e não ficar obcecado pelos resultados desejados. Tente imaginar você realizando uma atividade brilhante e com facilidade.

Na sua mente, crie um cenário onde você está superando obstáculos e as manobras necessárias para superá-los.

Imagine a sensação depois de ter concluído as tarefas, com certeza o sentimento será de felicidade e satisfação. Ou imagine a sensação de ir em busca de lavadoras automáticas ou qualquer outro tipo de produto, comprar um modelo e colocá-lo na sua empresa. 

Para que você continue focado com as suas atividades, use esses sentimentos positivos para inspirar a sua concentração.

3. Mantenha a sua energia para cima

Quando você está em um estado de realização de tarefas, é revigorante permanecer dentro delas.

Entretanto, quando você se esforça para manter o foco, é bem provável que você fique esgotado, e consequentemente seu trabalho, criatividade e produtividade serão prejudicados.

Logo, isso pode fazer com que um profissional de instalações de combate a incêndio, por exemplo, não consiga executar o seu trabalho da melhor maneira possível.

Procure realizar alguns intervalos de 5 a 15 minutos para que a sua mente entre em estado de tranquilidade. Fazer isso pode render maravilhas para a sua concentração.

Faça uma caminhada, troque uma ideia com um amigo, faça um lanchinho ou tome um pouco de ar para que o seu cérebro se sinta melhor.

Na ausência de uma renovação consistente, torna-se difícil ficar alerta e manter o foco nas atividades. Portanto, uma das principais dicas para manter o foco é definir uma rotina regular, e ter uma boa noite de sono para garantir as boas energias.

Você pode começar a se afastar de uma determinada tarefa, quando o seu interesse começar a diminuir. Você só deve voltar, quando sentir que está realmente com as energias necessárias para lidar.

Overworked Businesswoman Looking At Wristwatch Checking Time To Meet Deadline (2)

4. Não seja multitarefa

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, fazer várias coisas ao mesmo tempo ou alternar entre as tarefas é totalmente o oposto de ser focado.

Dito isso, é importante que você escolha qual a tarefa que deseja lidar, e tente se envolver para começar a criação da sua concentração.

O processo para se envolver é a base para que atividades como uma instalação de fibra óptica seja feita com excelência.

Antes mesmo de passar para a próxima atividade, faça uma pausa intencional, respire fundo e veja como você conseguiu concluir a atividade anterior com excelência.

Se você se sentir muito cansado com uma determinada tarefa, você pode definir um alerta para realizá-la em blocos de 15 a 20 minutos, alternando com uma pausa para tranquilizar a mente.

Por exemplo: escute os seus recados, faça ligações telefônicas, arquive seus documentos em tempos alternados. Tenha em mente uma coisa: se você fizer ou tentar fazer tudo, no fim acabará fazendo nada.

O mesmo acontece no marketing, afinal, de nada adianta ter um site com um bom design, se quando o usuário pesquisar “onde comprar sacolas de papel personalizadas” o site não estiver nas primeiras posições, sem um bom SEO aplicado.

5. Aumente a sua força de vontade

Quando o assunto é ter foco, também estamos falando de ter autocontrole, que é a resistência de tentações de curto prazo para ganhos de longo prazo.

Por isso, o yoga e a meditação estão entre as formas mais eficientes de aumentar a sua força de vontade e desenvolver uma mentalidade de sucesso.

Estas práticas naturalmente conseguem nos ajudar a ter consciência do que precisamos fazer, independentemente dos nossos pensamentos ou emoções.

Não é necessário acompanhar todos os pensamentos e as emoções, o processo é mais simples, basta se encontrar com as suas ideias e pensamentos, mas ao mesmo tempo não ser levado por eles.

Aprimorar a nossa força de vontade irá nos ajudar a manter o foco em vez de nos distrair com a vibração mental e sentimentos indesejados.

6. Aprenda a manter o foco no automático

Para aprender a colocar o seu foco no automático, é necessário criar hábitos regulares e rotinas simples para fazer de maneira mais natural. Separe as ferramentas necessárias para implementá-la e escolha um horário específico para cumprir.

Faça a configuração de lembretes para trabalhar com as tarefas no prazo determinado e se presenteie com recompensas quando conseguir atingir metas.

Quando agir começa a fazer parte da sua rotina, a tendência é que a nossa resistência diminua. Essa dica, por sua vez, ajuda a preservar o seu espaço, energia e atenção para as tarefas mais difíceis que não são facilmente automatizadas.

7. Crie um ambiente satisfatório

Como a grande maioria das pessoas já sabe, distrações e interrupções desnecessárias conseguem tirar totalmente o nosso foco em algo. Independentemente do lugar que você estiver, procure organizar os aspectos da melhor maneira possível.

Em outras palavras, se você estiver com um projeto para ser realizado, procure se desligar de todas as coisas que podem tirar o seu foco.

Combine as dicas para ser uma pessoa mais focada

A partir do momento que você combinar todas essas dicas, elas irão ajudar a superar a sobrecarga interna e reduzir as distrações, além de:

  • Ajudar a sua produtividade;
  • Colecionar bons resultados;
  • Se destacar;
  • Concluir tarefas com sucesso.

Se necessário, volte até este conteúdo para lembrar de todos os passos necessários para manter a sua concentração.

Banner Remarketing 17

Considerações finais

É fato que o foco é necessário para basicamente tudo que fazemos. Desde as atividades mais simples, como assistir um filme, até mesmo para conduzir um veículo.

Portanto, vale muito a pena colocar estas dicas em prática, considerando que elas podem influenciar a sua produtividade no ambiente de trabalho, colocando-o eventualmente em uma posição mais importante na empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.