Como trabalhar com palavras-chave em seu site?
Para uma boa estratégia de marketing, trabalhar com palavras-chave do jeito certo é essencial. Elas são termos usados pelos usuários para realizarem pesquisas acerca dos mais variados assuntos.
As marcas precisam escolher aquelas que mais têm a ver com o seu segmento, bem como as que são muito procuradas pelo público, para que as empresas possam ser encontradas nos resultados de pesquisa.
As palavras-chave estão diretamente relacionadas ao SEO, ou seja, uma prática orgânica que faz toda a diferença para o crescimento de um negócio.
O objetivo é otimizar as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de busca em sites como o Google.
Se o seu negócio aparece entre as primeiras posições, então ele terá mais chances de ser visualizado, o que aumenta as oportunidades de conversões e até mesmo de vendas.
A base do SEO é o uso correto das palavras-chave, ou seja, empregar em suas páginas os termos mais procurados pelo seu público. Mas nem todos sabem como conseguir isso.
Pensando nessa necessidade, neste artigo, vamos explicar o que é palavra-chave, a importância dela para o site, seus tipos e dar algumas dicas para usar esses termos corretamente. Se você tem alguma dúvida, leia até o final.
O que são palavras-chave?
As palavras-chave são termos que ajudam o usuário a encontrar conteúdos sobre determinado assunto. Por exemplo, o dono de um negócio pode digitar no Google o seguinte termo “escritório de contabilidade em São Paulo”.
Ou, então, pode usar “contabilidade São Paulo”, portanto, mesmo que não exista a composição de uma frase completa, é possível encontrar diversos materiais com base nos termos usados.
Com base nessa afirmação, as marcas usam essas palavras em seus conteúdos, dando destaque a elas durante toda a extensão do texto, vídeo, etc.
É por meio do emprego desses termos que o usuário encontra o que procura, bem como a empresa aparece como uma solução.
Existem dois tipos de palavras-chave, conhecidas como head tail e long tail. É importante conhecer suas diferenças para que você possa dominar melhor o seu uso.
Head Tail
Os termos head tail são aqueles de cauda curta, ou seja, compostos apenas por uma ou duas palavras. Por exemplo, uma pessoa pode pesquisar “refrigerante diet” no Google, e daí encontrar conteúdos dentro deste termo.
Apesar de trazerem uma quantidade maior de resultados, eles possuem um volume grande de busca por conta de sua simplicidade. Para os negócios, são mais concorridas e difíceis de serem ranqueadas.
Long Tail
Por outro lado, as long tail são as palavras de cauda longa, compostas por duas ou mais palavras. Um exemplo desse tipo seria “pesquisa sobre engajamento”, ou seja, um assunto mais específico do que apenas “pesquisa” ou “engajamento”.
Esses termos são aplicáveis para que o usuário possa ser mais específico quanto ao que deseja encontrar, e para os negócios é a oportunidade de serem encontrados por um público mais segmentado.
Apesar de o volume de busca ser mais baixo, a concorrência é menor, o que permite que a sua página seja encontrada mais facilmente.
Importância da palavra-chave para os sites
Os conteúdos que você publica dependem do bom uso das palavras-chave, caso contrário, eles não serão encontrados. Então, se seu objetivo é aumentar o tráfego, é preciso investir em estratégias de uso dos termos adequados.
Uma boa estratégia nesse sentido prova para o Google a relevância do seu material e ainda ajuda os usuários a resolverem problemas. Isso porque todo mundo que faz uma pesquisa tem algum tipo de dúvida, certo?
Isso significa que mais do que possibilitar um número maior de acessos, você estará entregando verdadeiras soluções.
Em outras palavras, a intenção não deve ser apenas lucrar, mas também melhorar a vida das pessoas de alguma maneira. O aumento dos seus lucros será apenas uma consequência do bom uso das palavras-chave.
Para saber qual usar, é necessário fazer uma lista dos termos mais prováveis, revisar, pesquisar e investir tempo na busca pelas palavras ideais.
Erros na escolha das palavras-chave
Existem algumas práticas errôneas que as empresas de maior sucesso, como uma fabricante de camisetas sublimadas personalizadas, evitam ao escolher esses termos. São eles:
- Palavras-chave irrelevantes;
- Usar apenas head tail;
- Usar termos extremamente específicos;
- Não monitorar tendências de pesquisa.
Essas práticas devem ser evitadas porque elas não trarão os resultados que você espera e ainda podem prejudicar suas páginas e seus conteúdos. Então, de que maneira empregar os termos? Veja a seguir.
Dicas para usar as palavras-chave
O uso das palavras-chave não é aleatório, visto que existem maneiras mais corretas de se fazer isso. Pensando nisso, separamos algumas dicas voltadas ao assunto principal. Confira as mais comuns:
Selecionar os termos corretos
O primeiro passo é descobrir quais palavras-chave são boas estratégias para a sua empresa. Isso porque aqueles que servem para as melhores empresas de factoring em SP não são bons para uma loja de roupas, por exemplo.
Pense em quais são as palavras usadas pelas pessoas na hora de procurarem o que precisam. Uma das maneiras de se fazer isso é digitando uma frase que tenha a ver com a sua organização no Google.
Além de poder descobrir enquanto está escrevendo, o Google mostra alguns termos no rodapé da página de resultado.
São eles que o buscador considera mais relevantes, sendo que ele faz essa sugestão para ajudar os usuários quanto aos resultados mais específicos.
Usar ferramentas de SEO
Também existem ferramentas que podem te ajudar a encontrar as melhores palavras-chave. Elas mostram uma lista de termos que você pode inserir em seus conteúdos, ajudam a analisar a plataforma e também sugerem melhorias.
Uma dessas plataformas é a SEMrush, uma ferramenta paga, mas de alta precisão, e o Google Keyword Planner, que é totalmente gratuito e também pode ajudar muito todas as empresas que apostam nessa estratégia.
Usar nos lugares certos
Uma empresa de limpeza piso, por exemplo, sabe quais termos usar, mas também onde usá-los. Ela emprega as palavras em locais como meta-títulos, ao longo do conteúdo, na descrição da página, em meta descrições, imagens Alt, títulos e subtítulos.
Para empregar os termos em cada uma dessas opções, você pode usar alguns plugins, que são gratuitos para usuários de algumas plataformas.
Preferir caudas longas
Como falamos, as long tails são indicadas para pesquisas mais específicas e permitem que suas páginas sejam mais bem qualificadas pelo Google e facilmente encontradas pelos usuários.
São menos concorridas e geram tráfego qualificado, visto que trazem respostas exatas para aquilo que o usuário está pesquisando.
Esses termos podem ser ainda mais vantajosos para as plataformas e-commerce, pois direcionam os resultados aos usuários que têm alguma intenção de compra, por exemplo, quando pesquisa “melhor empresa de dedetização telefone”.
Em outras palavras, ao criar conteúdos que contenham palavras-chave longas, o negócio recebe contatos interessados.
Produção de conteúdo regular e contínua
Mesmo no caso de uma plataforma de vendas, o Google valoriza conteúdos robustos e completos, que contenham de 1000 a 1500 palavras.
Só que, além de investir nessa quantidade de caracteres, é necessário priorizar a qualidade dos materiais.
Para garantir a relevância do que você produz, inclua algumas práticas como links internos e externos, pois eles agregam mais informações aos usuários.
Outra boa estratégia é a criação de e-books e webinars que são ótimos na captação de leads para o seu negócio.
A produção dos materiais deve ser contínua, ou seja, você não pode deixar seu canal parado, sem atualização ou com conteúdos muito ultrapassados.
Uma boa empresa especializada em construção civil, por exemplo, adiciona páginas regularmente ao site, sempre empregando as melhores palavras-chave.
Para garantir a continuidade de suas postagens, é recomendável usar uma ferramenta de automação de marketing.
Essas plataformas possuem funcionalidades importantes, como criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing de maneira estratégica, painel com uso de palavras-chave, dentre outras possibilidades.
Nesse painel, é possível escolher os termos que, de fato, contribuem para o crescimento do seu negócio. Isso é feito por meio de indicadores importantes que ajudam a obter o melhor posicionamento no rankeamento de buscas.
Também é possível acompanhar e analisar a evolução do posicionamento de todos os canais que seu negócio utiliza, de acordo com a palavra-chave usada.
Dessa forma, tanto uma empresa de trabalho temporário quanto qualquer outra estará sempre bem posicionada no Google.
Conclusão
Você encontrou este conteúdo porque pesquisou as palavras-chave que usamos aqui, ou seja, está em contato com o resultado do bom emprego de termos que são relevantes para você.
É dessa maneira que funciona o uso das palavras-chave, para que as pessoas que se interessam pelas suas soluções possam encontrar seus materiais com mais facilidade.
Ao trabalhar bem essas palavras, você será encontrado pelo seu público-alvo e essas pessoas terão a oportunidade de solucionarem suas dúvidas e problemas.
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