Como usar o Instagram a favor da sua empresa

O Instagram é uma rede social que possui cerca de 50 milhões de usuários ativos, isso somente no Brasil, a rede apresenta um crescimento constante, mas você já se perguntou como a sua empresa pode aproveitar deste meio como forma de divulgação e crescimento?

 

Embora pareça muito tentador e interessante estar presente no Instagram, é preciso parar, colocar os pés nos chão e pensar o quão interessante é para a sua marca estar presente lá, pensar se o seu público encontra-se nesta rede social e se a sua empresa terá disponibilidade de tempo e de mão de obra para abastecer essa rede social com conteúdos atrativos. Diferente de outras redes sociais, no Instagram não é possível inserir links através das postagens, isso porque ela é uma rede social focada em compartilhamento de conteúdos visuais. O único espaço que permite que o usuário insira links é no local destinado às informações da página e para algumas contas com grandes quantidades de seguidores os links podem ser colocados através da função stories.

 

Diante disso, você deve estar se perguntando como é possível aproveitar das funções do Instagram, então, vamos lá.

Primeiramente, sua marca precisa ter um perfil comercial no Instagram, evitando postar conteúdos pessoais. Pense em um nome de usuário, é muito comum que eles sejam o nome da marca, ou o mais próximo possível disso. Para a imagem do perfil, dê preferência por utilizar o logo da sua marca. Essas características ajudam a fortalecer a identidade visual.

Outro fato que você não pode se esquecer, é de preencher as informações básicas da sua empresa, como endereço e as formas que os usuários podem entrar em contato com você. Caso você tenha uma loja física, os usuários vão gostar de saber onde podem te encontrar.

Agora que você já realizou a primeira etapa e tem um perfil, já pode começar a pensar nos conteúdos que irá postar. Como citamos anteriormente, o Instagram é uma rede social voltada para o compartilhamento de imagens, e esse é um fator muito importante para a produção do seu conteúdo.

Invista em boas imagens dos seus produtos, para que agradem visualmente os usuários, pois se fizer o oposto, passará uma imagem de marca despreparada e sem credibilidade.

Vale pensar em alternativas de conteúdos, apostando em imagens descontraídas, ou pedindo para os seus seguidores enviarem fotos utilizando o seu produto, assim você pode compartilhar as mesmas, e deixar o perfil ainda mais amigável. Mas, atenção, lembre-se de não postar apenas imagens do seu produto, pois o conteúdo se tornará repetitivo e maçante.

Hashtag

Nesta rede social, é muito comum o uso das hashtag, elas também são conhecidas como (#) “jogo da velha”, e servem como marcadores de posts, normalmente costumam ser relacionadas com o tema publicado. Ao clicar em uma hashtag todo o conteúdo marcado com ela, será mostrada. A exibição é feita das postagens mais recentes para as mais antigas, por isso não resolve colocar hashtags em postagens antigas, pois elas dificilmente serão vistas.

Vale criar uma hashtag para a sua marca, isso vai ajudar no seu branding. Destacamos aqui, que é preciso ter bom senso e não abusar dessa técnica, pois o uso excessivo é visto como algo negativo pelos usuários do Instagram.

 

Função Stories.

Aqui você pode publicar imagens e vídeos que serão exibidos por um período de no máximo 24h, então, poderá investir em vídeos curtos e imagens, inserir gif, mencionar usuários, utilizar emoticons e textos para deixar mais divertido. Vale colocar uma sequência de posts de modo que chamem a atenção dos usuários, enquetes para ajudar no seu engajamento, mostrar os bastidores da sua empresa, um almoço descontraído dos colaboradores, use e abuse da sua criatividade. Demonstrar a parte “real e humanizada” da empresa, é algo muito apreciado, invista neste tipo de conteúdo nesta função do Instagram. A quantidade de postagens através desta função pode variar conforme as características do seu público alvo, mas alertamos que o excesso pode ser negativo, use com sabedoria.

Publicou algo no stories, mas que você gostaria que ficasse disponível por mais de 24h? Isso também é possível. Use a opção “destaques” e deixe visível em seu perfil os conteúdos que você acha mais relevante e que vale a pena receber uma atenção especial. Dentro do próprio stories, no canto inferior direito de cada história, existe um botão próprio para “destacar”, existe também a opção de criar destaques através do perfil, logo acima das suas fotos, selecione os stories que gostaria de destacar, dê um nome para o seu álbum e prontinho seus seguidores poderão ver os stories sempre que desejarem.

 

Uma dica para caso você não tenha ideia do tipo de conteúdo que seria legal de publicar, vale perguntar ao seu público, além de ser uma forma de engajamento, você construirá um relacionamento forte e compartilhará conteúdos específicos, conteúdos que os usuários realmente possuem interesse em visualizar.
Você também pode visualizar o perfil dos seus concorrentes e ver o tipo de conteúdo publicado por eles, ver quem são seus seguidores e como eles interagem, com isso você terá uma linha de comunicação mais assertiva, e como já esta acessando as redes sociais dos concorrentes, dedique um tempo extra para visualizar o perfil dos seguidores de seus concorrentes, deixe um like, um comentário ou talvez até siga, assim o usuário entrará em seu perfil e visualizará o conteúdo, e as chances de ter um usuário interessado por sua marca e ser visto pelo o público certo, é ainda maior.

 

Comentários.

No espaço de comentários é um local para conseguir engajamento dos seus seguidores, eles podem deixar as opiniões, dúvidas e sugestões. Ao publicar algum conteúdo, solicite que os usuários deixem comentários sobre determinado assunto em alguma publicação do feed. Mas aqui, vale destacar que é importante não deixar os usuários sem resposta, ninguém gosta de interagir sozinho. Aproveite este espaço para realizar sorteios, fazendo com o que o usuário que comente algo e siga as regras do sorteio passe a concorrer o prêmio. Esta é uma boa alternativa para melhorar a visibilidade da sua marca.

Dica Extra.

Outra ação que ajuda na visibilidade da sua marca é tentar “copiar” o comportamento do seu público, pois afinal, se ele gosta de se comportar de determinada forma, certamente gostará de marcas que se comportam igual.
Uma forma de realizar esta ação é reproduzindo a imagem que os usuários postam com o seu produto, isso irá te ajudar a transmitir a maior naturalidade possível.

O Instagram permite que os usuários façam marcações de outros perfis em suas postagens de imagens, ou que mencionem o perfil em alguma legenda de post. Essa é uma boa forma de você se relacionar com os usuários da sua marca de modo muito fácil e rápido e ainda fidelizar o mesmo.

 

Esperamos que você tenha aprendido formas de aproveitar o Instagram a favor da sua empresa, e deixamos destacado aqui, que caso você não se sinta preparado para atuar nesta rede social ou se não tem conhecimento o suficiente, a gestão de redes sociais pode ser feita por meio de profissionais capacitados que podem te auxiliar.

 

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