Como utilizar chatbots em sua estratégia de marketing
A tecnologia se tornou indispensável para que várias companhias pudessem ter um melhor desempenho nas suas atividades, além de ajudar em diferentes aspectos de um estabelecimento.
Quem acompanha as principais novidades do mercado sabe que recursos interessantes surgem a todo o momento, de modo que é essencial que o empresário encontre entre esses lançamentos os que podem ser utilizados de maneira produtiva no seu negócio.
Os chatbots são ferramentas de grande importância atualmente. Eles podem ser utilizados com tranquilidade por empresas de engenharia elétrica, por exemplo, facilitando a rotina do local em diferentes pontos necessários para o funcionamento dessas companhias.
Uma dessas necessidades é, sem dúvida, o atendimento ao cliente. Quem nunca entrou em um site e precisou de mais informações, que precisariam ser solucionadas pela equipe da plataforma?
Em vez de ter que recorrer a uma ligação telefônica, ou mesmo ao envio de uma mensagem que pode ter um prazo maior de resposta, o chatbot entra no cenário como a solução para essas eventuais dúvidas que surgem para os visitantes.
Mas esse não é o único objetivo de um chatbot. Ele pode ser aplicado para vários outros usos, tornando a rotina da empresa mais dinâmica e produtiva.
Se você deseja potencializar as suas estratégias de marketing e quer saber mais sobre como utilizar os chatbots no seu negócio, siga na leitura deste conteúdo e conheça melhor essa ferramenta.
O que são os chatbots?
Quem já entrou em um site moderno de um fornecedor de fechaduras, ou de qualquer outro segmento do mercado, certamente notou que em alguma área do site se abriu um campo onde um assistente virtual oferece ajuda para o visitante.
Ao acessar esse espaço, abre-se uma tela bastante familiar, onde podem ser enviadas perguntas que terão a sua solução sugerida de acordo com o que for informado pelo visitante.
Esses são os chatbots: com base na Inteligência Artificial (IA), esse recurso atua de modo a oferecer suporte para os clientes de uma empresa, prestando o atendimento necessário, 24 horas por dia.
Levando em consideração que a grande maioria das pessoas podem possuir dúvidas bastante semelhantes, sejam elas ligadas ao preço de um serviço de consultoria aduaneira, cálculo de frete ou prazo de entrega, é possível otimizar o atendimento.
Sendo assim, um sistema desenvolvido com o intuito de responder perguntas simples e recorrentes pode ser um elemento importante para qualquer negócio, de modo que o chatbot entra como uma solução para essa necessidade.
Nesse sentido, eles também se tornam importantes para uma estratégia de marketing, gerando e qualificando leads, otimizando o atendimento ao público e coletando dados importantes sobre o mercado.
Quando um visitante utiliza o chatbot, ele se torna um lead do negócio, fornecendo os seus dados de contato e as informações necessárias para a qualificação dele.
Além disso, ao oferecer opções para o usuário, a ferramenta proporciona a otimização do atendimento, dispensando explicações muito longas e facilitando o processo.
Outro ponto importante é que, ao atender um determinado cliente, o chatbot pode ser usado para captar informações sobre perfil de compra e preferências, de forma que essas informações ajudem a empresa a entender melhor o mercado.
Dessa maneira, uma distribuidora de EPI consegue melhorar os seus processos, utilizando um recurso simples e de grande eficiência, tanto para aperfeiçoar o seu relacionamento com o público, quanto para aprimorar sua estratégia de marketing.
Como utilizar os chatbots?
Uma empresa que entenda a importância dos chatbots e deseja utilizá-los no seu negócio pode aplicá-lo em diversas funções, de acordo com os seus objetivos.
Algumas das principais formas de usá-lo são:
- Aperfeiçoar o atendimento;
- Levantar dúvidas e problemas frequentes;
- Oferecer respostas automáticas;
- Automatizar vendas;
- Programar entregas e agendar horários;
- Solucionar dúvidas.
01. Aperfeiçoar o atendimento ao público
Os chatbots podem oferecer um atendimento muito mais rápido e dinâmico para o seu público, de maneira que se um cliente acessa o chat para saber mais sobre um curso tecnico eletrotecnica ead, o robô prontamente interage com ele.
Isso não só aperfeiçoa o atendimento em relação ao tempo de espera, como também possui um padrão interessante, de acolhimento e de disponibilidade para qualquer dúvida.
02. Levantar dúvidas e problemas que são frequentes
Usar os chatbots na sua plataforma pode ser importante ao se levar em consideração que muitas pessoas podem apresentar os mesmos questionamentos relacionados a uma compra ou um processo do seu site.
Ao identificar essa necessidade, a sua plataforma pode ser revista, com o intuito de diminuir essa dificuldade frequente apresentada pelo público.
03. Oferecer respostas automáticas
Se os potenciais clientes do seu negócio costumam acessar o seu site após o horário comercial, pode ser que a sua equipe de venda não esteja mais atendendo no momento, o que poderia ser um fator que impacta negativamente nas vendas.
Nesse sentido, uma empresa que presta serviço de tradução e utiliza o chatbot pode fornecer respostas automáticas para os visitantes que apresentam dúvidas e recorrem ao uso do atendimento ao cliente.
Além de estar disponível por 24 horas e por 7 dias na semana, o chatbot contribui para que o visitante receba um retorno rápido por parte da empresa, criando uma ponte de contato rápida e direta.
04. Automatizar vendas
Outra funcionalidade interessante dessa ferramenta é a possibilidade de automatizar vendas, sendo essa uma estratégia importante de marketing.
Se o cliente de uma fabrica de camisa polo para revenda quer fazer um pedido, mas não encontra o link do produto no site, o robô envia para ele o endereço web, já agilizando o processo para que ele possa entrar no carrinho e fazer o pagamento.
Dessa forma, ao oferecer um atendimento bem mais direcionado para o público, o chatbot contribui para vendas mais assertivas, uma vez que oferece exatamente aquilo o que o cliente procura.
05. Programar entregas e agendar horários
Outro mecanismo interessante do uso de robôs no atendimento ao cliente é disponibilizar algumas ferramentas como a programação de entrega, que atende às necessidades de ambos os lados.
O chatbot pode oferecer alternativas em relação ao horário e data para que o cliente receba o produto, de modo que o consumidor consegue se programar para receber o seu pedido.
Dessa forma, evitam-se problemas com destinatário ausente, além de tornar automático mais um processo que certamente ocupava grande parte da rotina da sua equipe de atendimento.
Para quem trabalha com a execução de serviços, o procedimento pode ser o mesmo, indicando ao cliente que acesse o chat para agendar o melhor horário conforme a sua disponibilidade.
06. Solucionar dúvidas
Uma empresa de móveis planejados que possua um e-commerce certamente oferece um catálogo bastante completo de itens, que pode ter pequenas variações de quantidade, de tamanho ou de aplicação.
Quando um cliente acessa a loja mas não entende a diferença entre os artigos vendidos, a dúvida que ele apresenta pode ser respondida de maneira prática pelo chatbot.
Nesse sentido, essa ferramenta pode ser indispensável para reduzir índices de abandono de carrinho, uma vez que soluciona questões simples que podem impactar no número de vendas do e-commerce.
Essas são apenas algumas das principais funcionalidades de um chatbot, que pode se tornar uma solução indispensável para empresas dos mais variados segmentos
Dicas para incluir os chatbots no atendimento ao cliente
Se você já está convencido da eficiência que um chatbot pode trazer para o seu negócio, o próximo passo é saber como incluí-lo no seu atendimento ao cliente.
Identifique as necessidades do seu negócio
Saber em quais aplicações essa ferramenta pode ser importante para a sua empresa é fundamental. Por isso, identifique quais pontos do seu estabelecimento precisam de automação, e não deixe de incluí-los no uso do chatbot.
Organize o fluxo de mensagens
Definir as mensagens que serão enviadas ao cliente de modo autônomo é parte do processo de instalação do chatbot.
Justamente por isso, é indispensável organizar esse fluxo de mensagens, de modo que a conversa entre cliente e robô tenha coerência e efetividade, ajudando de fato no atendimento ao público.
Defina o tom de voz e a abordagem do robô
A melhor linguagem e o tom de voz mais apropriado para desenvolver as suas mensagens precisa estar diretamente relacionada com a identidade da sua marca.
Sendo assim, é preciso definir de forma correta se a abordagem no chatbot será mais informal ou formal, garantindo que os seus clientes se sintam em contato com um atendente do seu negócio, e não apenas com uma máquina.
Ao implementar essas dicas no uso do chatbot para o seu negócio, certamente haverá maior assertividade no uso da ferramenta, de modo que o seu site oferecerá uma boa experiência ao consumidor no que diz respeito ao relacionamento com o público.
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