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Como utilizar guest post em estratégia de marketing

O guest post, também conhecido como “artigo de convidado”, tornou-se uma das formas mais convencionais de conquistar autoridade para o seu site, além de diversificar os conteúdos, apostando em materiais altamente especializados.

É uma troca benéfica tanto para o blog que recebe o artigo quanto para quem escreve o conteúdo. Afinal, os profissionais podem usar o artigo para compartilhar seu conhecimento com uma audiência maior e, desse modo, contribuir com o marketing pessoal.

Por esse motivo, o guest post é cada vez mais popular e recorrente, sendo uma forma de melhorar a credibilidade das empresas, promover especialistas e, além disso, contribuir para o maior reconhecimento de marcas na internet.

No artigo de hoje, saiba como utilizar guest post em estratégia de marketing digital e conheça as principais características de um bom artigo de convidado. Acompanhe a leitura!

 

O que é um guest post?

Como dito anteriormente, o guest post nada mais é que um artigo de convidado. Ou seja, quando alguém que não é proprietário do blog é chamado para produzir um material informativo, geralmente sobre um assunto específico.

Por exemplo, uma empresa de segurança eletrônica pode chamar um advogado criminal para produzir um artigo a respeito do aumento da criminalidade nas grandes metrópoles e como se proteger contra esses atentados.

O guest post é considerado uma das estratégias de marketing de conteúdo, pois envolve o compartilhamento de informações ricas, relevantes e altamente especializadas, escritas por alguém que detém conhecimento sobre o tema abordado.

Afinal de contas, quando uma empresa de segurança do trabalho convida um engenheiro para tratar das especificações de uma determinada norma regulamentadora, o blog do empreendimento acaba conquistando maior relevância e credibilidade.

 

Feed Facebook (2)

 

Quais as principais vantagens do guest post?

O guest post é vantajoso para todas as partes envolvidas. Para as marcas, a estratégia é capaz de aumentar a relevância do blog e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico, com um crescimento notável no número de visitantes.

A seguir, separamos mais alguns benefícios do artigo de convidado. Confira!

 

Aumentar a audiência

Em geral, obter um grande número de pessoas interessadas na sua marca é um trabalho árduo e a longo prazo. Além disso, há uma grande concorrência envolvida.

Ao mesmo tempo que uma empresa de limpeza terceirizada investe em seu blog, outros empreendimentos fazem a mesma coisa. Ou seja, não é fácil ter um público grande e qualificado, mas também não é impossível.

Com o guest post, é possível aumentar o número de usuários no seu blog, justamente porque o convidado irá trazer uma audiência nova.

 

Ter parceiros estratégicos

O guest post é uma ótima maneira de conquistar parceiros estratégicos para o seu negócio, com boas chances de atração de leads qualificados e de vendas.

Por exemplo, as empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial podem firmar parcerias especializadas com indústrias e, desse modo, ambas se beneficiam do serviço uma da outra e ainda divulgam seus negócios na internet.

 

Melhorar o SEO

O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, consiste em um conjunto de técnicas de marketing para melhorar a classificação do seu site ou blog nos buscadores, especialmente o Google.

Sabe-se que a maior parte do tráfego é oriunda desse canal e, por esse motivo, obter um bom ranqueamento é a chave para conquistar um número maior de visitantes.

O guest post permite melhorar o SEO porque trabalha com o compartilhamento de conteúdo de qualidade, um dos fatores que mais influencia na classificação de uma página.

Afinal de contas, quando um usuário busca por restauração de tacos, por exemplo, ele está interessado em obter informações a respeito do serviço, não apenas anúncios e propagandas invasivas, como faz a publicidade tradicional.

Além disso, o guest post colabora com a estratégia de link building, outra técnica de SEO que consiste na menção de backlinks (hiperlinks) internos e externos, melhorando a experiência de leitura do usuário.

Claro que o SEO não se reduz a essas duas práticas. A estratégia envolve muitas outras diretrizes, como:

 

  • Uso de palavras-chave ao longo do texto;
  • Criação de conteúdo atrativo e cativante;
  • Navegação em dispositivos móveis;
  • Presença de ativos de marketing (fotos, vídeos, etc.).

 

O algoritmo do Google passa por algumas atualizações com certa frequência. Por isso, vale a pena ficar de olho nas mudanças do buscador, para atualizar as estratégias de SEO e garantir um bom posicionamento do seu blog.

 

Melhorar a autoridade do seu site

Trazer especialistas para tratar sobre um determinado assunto é a chave para obter autoridade e credibilidade na internet.

Afinal, o mundo online é repleto de informações, por isso, é preciso focar em conteúdos que realmente tragam conhecimentos ricos a respeito de um determinado tema.

Por exemplo, um texto sobre paisagismo residencial escrito por um designer especializado tem muito mais valor, já que o profissional traz informações únicas a respeito do serviço e do ramo de decoração.

Além do mais, é uma forma de diversificar os conteúdos do seu site, trazendo uma pessoa nova para compartilhar conhecimentos, uma nova abordagem e linguagem.

 

Mulher Pesquisando Para Fazer Guest Post

 

Como conseguir parcerias de guest post?

 

Diante das vantagens do guest post, vários blogs trabalham em busca de parcerias relevantes para melhorar o seu conteúdo. Além disso, alguns profissionais também partem em busca de sites para publicar artigos, como estratégia de marketing pessoal.

Mas como conseguir parcerias de guest post? Abaixo, confira algumas recomendações.

Procure por blogs relevantes e similares

O primeiro passo é procurar por blogs que tenham afinidade com o seu tema. Por exemplo, um profissional especializado em manutenção de compressores pode escrever em um site industrial, pois são ramos de negócio parecidos.

Além disso, é importante focar em páginas que já tenham uma certa relevância. Com isso, o marketing pessoal do convidado pode ser aprimorado, pois o artigo é publicado em blogs com autoridade e reconhecimento na internet.

 

Construa uma relação amigável

O relacionamento entre o convidado e o proprietário do blog deve ser amigável. Até porque, o guest post é um parceria e, por esse motivo, ambos precisam compartilhar valores e ideias similares.

Essa relação pode ser construída através de um contato periódico, com troca de e-mails e interações frequentes. Lembre-se que manter uma proximidade é fundamental para obter novas parcerias e se destacar no mercado.

 

Escreva conteúdos inéditos

Ao ser convidado para produzir um artigo, é fundamental criar um conteúdo inédito, original e relevante. Afinal de contas, o proprietário do blog espera que o seu material traga diferenciais para o empreendimento e ganhe destaque em meio aos demais textos.

Além do mais, em hipótese alguma se deve plagiar o conteúdo. É uma prática considerada ilegal e muito mal vista pelo Google, prejudicando a autoridade e a classificação das páginas no mecanismo de busca.

Como escrever um bom guest post?

Após escolher adequadamente a parceria, chegou o momento de produção do guest post.

Para isso, vale a pena seguir algumas recomendações, visto que a qualidade do conteúdo é essencial para garantir uma parceria sólida com os blogs. Acompanhe as dicas abaixo:

 

1 - Adote a linguagem do blog

Ao escrever para uma empresa de impermeabilização de caixa d’água que tem um público-alvo altamente formal, é preciso adaptar o seu conteúdo para essa audiência.

Aqui, a questão da linguagem merece destaque. Afinal, é ela que desperta a identificação do público com a marca e, por isso, o convidado deve seguir a mesma orientação.

 

2 - Foque no conteúdo, não em propaganda

O guest post é uma oportunidade para fazer marketing pessoal, mas isso não deve ser o foco do seu artigo. Aliás, os usuários percebem quando um conteúdo foi criado somente com a intenção de propaganda.

Por isso, invista na produção de um texto de qualidade, com relevância e com informações precisas a respeito do assunto tratado.

 

3 - Use links com parcimônia

A estratégia de link building faz parte do guest post, mas ela deve ser usada com parcimônia. Até porque o excesso de menções também compromete a experiência de leitura do usuário.

Sendo assim, opte por backlinks com autoridade e reconhecimento, pois eles fazem toda a diferença na otimização do site. Com certeza, isso será imprescindível para um relacionamento de sucesso com o proprietário do blog.

 

Criacao De Logomarca

 

Conclusão

O guest post é uma estratégia muito eficiente para melhorar o reconhecimento dos blogs e para construção de um bom marketing pessoal. Não é à toa que há uma procura grande por parcerias.

Contudo, vale a pena ter cuidado com algumas publicações e convidar especialistas que realmente façam sentido para o seu negócio. O foco deve ser sempre a experiência do usuário, por isso, coloque-se no lugar dele.

 

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Sobre a Clikss Brasil

Fundada em 2005, por Cleverson Andrade - Cr.Andrade, a Clikss Brasil é uma empresa especializada em marketing digital e oferece serviços que possibilitam que micro e pequenas empresas prosperem e se diferenciem no mercado. Somos Apaixonados por estratégias, a  Clikss Brasil preza pela excelência no atendimento e na prestação de seus serviços, oferecendo soluções completas para gerar resultados para os negócios. Entre os serviços oferecidos estão a criação de sites, criação de marcas, SEO e Google Ads. 

Para mais informações, acesse: www.instagram.com/cr.andrade/

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