• Blog
  • E-books
  • Matérias
  • Seja um Representante
  • 2ª Via de Boleto
  • Área do Cliente
  • en flag English
  • bandeira br Português
Clikss Brasil
  • SOBRE
  • CASES
  • SERVIÇOS
    COMECE
    Criação de sitesSites para PizzariaSites para Restaurante JaponêsSites para HamburgueriasLojas VirtuaisClikcommerceCriação de MarcasMaterial gráficoCartões de VisitaCartão de Visita DIGITALGoogle AdsOtimização de sites (SEO)Gestão de redes sociais
  • BLOG
  • CONTATO

Conteúdos exclusivos sobre marketing digital e negócios? O Blog da Clikss Brasil te atualiza!

Como utilizar metas smart para o marketing

As metas smart são um conjunto de critérios que ajudam a definir objetivos, baseado em alguns fatores. Inclusive, estabelecer metas é muito importante, principalmente dentro de uma organização.

É dessa forma que direcionamos os esforços próprios e os esforços da equipe, em busca daquilo que se deseja alcançar. Ademais, elas ajudam a aumentar a produtividade dos funcionários, o que traz muitos benefícios para a empresa.

Só que é preciso cuidado ao estabelecer as metas, porque o objetivo é que elas estimulem o esforço e não que desanimem seus colaboradores. Daí a importância de entender o que são as metas SMART e como aplicá-las.

Elas funcionam como um atalho que aproxima os projetos daquilo que foi proposto para eles. Então, é possível aplicá-las de maneiras variadas, norteando melhor as decisões para o futuro.

As metas, em geral, são o caminho que você percorre até chegar ao objetivo final, sem elas, fica difícil saber o que é necessário fazer para chegar lá. E isso é algo que se aplica à vida pessoal e à profissional, e dentro das corporações.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que são metas SMART, como construí-las e daremos alguns exemplos. Confira.

 

Banner Remarketing 10

 

Metas SMART: O que são?

 

As metas SMART se tratam de uma metodologia que ajuda a definir os critérios para atingir um objetivo. Cada letra da sigla é atribuída à uma palavra em inglês, dessa forma, o esquema fica o seguinte:

 

  • Specific (específico);
  • Measurable (mensurável);
  • Attainable (atingível);
  • Relevant (relevante);
  • Time Based (temporal).

 

Quando uma empresa de serviços de consultoria contábil segue essas diretrizes, consegue definir suas metas de maneira inteligente e simples.

Na prática, devemos, primeiro, estabelecer um objetivo específico (specific), que é o resultado que se pretende alcançar, de maneira direta. Exemplo disso é uma loja que deseja aumentar suas vendas em 10%.

Observe que ela não deseja apenas “aumentar as vendas”, visto que isso seria algo muito subjetivo, mas, sim, aumentar as vendas em 10%.

Para definir uma meta específica, você deve saber o que espera alcançar com ela, sua importância, o responsável por ela e de que forma será alcançada.

Depois, é necessário definir uma meta mensurável (measurable), que possibilite que o progresso seja acompanhado, e assim identificar quando ela foi alcançada. Isso é importante porque o plano de ação só é válido se você puder acompanhá-lo.

Para definir uma meta mensurável, determine qual resultado é esperado, como pode ser mensurado e em quanto tempo deve ser alcançado.

Feito isso, é o momento de estabelecer uma meta atingível (attainable), ou seja, algo que realmente possa ser alcançado. Portanto, algo que esteja realmente ao alcance da sua empresa.

Exemplo disso é uma organização que deseja estar entre as 50 melhores empresas de factoring em SP. Trata-se de algo que ela pode conquistar, gerando satisfação e motivando ainda mais a sua equipe.

Para criar uma meta atingível, verifique se ela é viável do ponto de vista financeiro, se é necessário fazer investimentos, a opinião dos envolvidos a respeito dela e se algo semelhante já foi tentado antes.

Então, pode investir em uma meta relevante (relevant), sendo que ela é importante para motivar os colaboradores. É necessário dizer que esse aspecto é válido não só para o gestor, mas também para os funcionários. Ou seja, todos aqueles que estejam envolvidos.

Para definir essa meta, pense em como a empresa pode ser impactada por ela, se ela é relevante para todos os envolvidos, em que momento é preciso ir em busca dela e se alguma prioridade pode ser prejudicada nesse processo.

Por fim, é necessário criar uma meta temporal (time based), ou seja, algo que tenha um prazo para ser cumprido, evitando, assim, a procrastinação.

Infelizmente, é comum ter um objetivo e não ter data para realizá-lo, então, as pessoas acabam deixando tudo para o dia seguinte e vão empurrando com a barriga. No final das contas, não concretizam nada.

Contudo, lembre-se de estabelecer um prazo cabível, pois se ele estiver fora das possibilidades, vai gerar frustração e desânimo em todos.

Para estabelecer essa última meta, converse com os membros da equipe e veja qual a opinião de cada um e utilize um software para planejar e acompanhar o desenvolvimento das ações.

Agora que você já sabe o que são metas SMART e o que cada palavra significa, vamos dar algumas dicas para aplicá-la. Acompanhe!

 

Reuniao

 

Metas Smart: Como construir

 

Existem algumas dicas que, apesar de simples, ajudam uma companhia voltada a serviços de abertura de empresa ou qualquer outra a construir as metas do jeito certo, alcançando bons resultados.

A primeira é monitorar o desempenho de cada ação, ou seja, o gestor e sua equipe precisam acompanhar como cada meta traçada está se desenvolvendo.

Se o prazo estabelecido é de 6 meses, por exemplo, é preciso avaliar o resultado obtido ao final desse período. Crie uma periodicidade de acordo com as ações e avalie.

Durante esse processo, um profissional de coaching executivo pode querer mudar os planos, mas ele só vai conseguir, caso identifique rapidamente tudo aquilo que precisa ser alterado.

Outra dica é manter o timo todo envolvido, afinal, o sucesso de uma meta depende do empenho do time todo. Para que todos se comprometam, delegue responsabilidades a cada membro, de acordo com suas possibilidades.

O gestor também deve conscientizar os colaboradores de que a meta só será alcançada com a ajuda de todos.

É dessa forma que o engajamento dos funcionários de uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, por exemplo, melhora consideravelmente, bem como a satisfação deles, visto que o sucesso será compartilhado.

Por fim, apresente os resultados, aliás, faça isso sempre que uma meta for alcançada. Isso mostra o quanto a equipe se empenhou e superou as expectativas. Essa é uma forma, inclusive, de valorizar o trabalho e esforço de todos.

 

Metas SMART: exemplos na prática

 

Agora que você já sabe como aplicá-las, vamos mostrar alguns exemplos de metas SMART na prática. Veja:

Se um escritório de contabilidade em São Paulo deseja aumentar o tráfego de seu site em 10% no ano vigente, como meta específica ele deve definir o percentual esperado de crescimento, neste caso, 10%.

A meta mensurável diz respeito às métricas específicas para acompanhar a evolução do tráfego durante o ano que está em andamento.

A meta atingível, por sua vez, depende de algumas ações, mas é sempre algo realizável. A relevante é o aumento da visibilidade do escritório na internet, e a temporal determina que esse crescimento deve ser conquistado ainda no ano em questão.

Outro exemplo são duas empresas de prestação de serviços de contabilidade que planejam contratar 5 novos contadores cada uma em 6 meses.

Como meta específica elas estabelecem o total de contadores que pretendem contratar, neste caso, 5 cada uma.

Como meta mensurável, elas consideram o número atual de contadores, podendo mensurar o total de colaboradores incorporados no prazo, que neste caso são 6 meses.

A meta atingível vai depender dos cálculos das contratações, a relevante significa a possibilidade de atender um número maior de clientes e a temporal determina que tudo isso deva ser alcançado em 6 meses.

Outro exemplo seria as empresa de uniformes que desejam ampliar em 10% o número de clientes fixos no primeiro semestre de 2021.

Como meta específica está o percentual exato que se deseja ampliar, neste caso, 10%. A meta mensurável exige conhecimento acerca da carteira de clientes atual, para que seja possível mensurar a chegada dos novos até o final do semestre.

A meta atingível, por sua vez, exige um esforço compatível com a capacidade da companhia. A relevante diz respeito ao consequente aumento da receita e à maior estabilidade da organização em seu mercado de atuação.

Por fim, a meta temporal é o tempo em que tudo isso deve ser feito, neste caso, os 6 primeiros meses do ano.

Por fim, outro exemplo é uma empresa que deseja investir 10% a mais em marketing de conteúdo no ano.

Nesse caso, a meta específica é o aumento de 10%, enquanto a mensurável diz respeito ao controle do que é investido atualmente, para que a companhia consiga mensurar as mudanças.

A meta atingível se prende ao orçamento disponível para investir em marketing de conteúdo, para saber se o objetivo final é viável.

Quanto à meta relevante, esta é a expectativa de obter um retorno sobre os investimentos melhorados, e a meta temporal é o prazo para conseguir esses feitos até o final do ano em questão.

 

 

Banner Remarketing 11

 

Conclusão

 

Estabelecer metas é uma necessidade para qualquer tipo de empresa, mas esse trabalho fica muito mais fácil usando a metodologia SMART.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ela, como aplicá-la e viu exemplos que, com certeza, vão ajudar o seu negócio a alcançar seus propósitos.

 

 

_

Sobre a Clikss Brasil

Fundada em 2005, por Cleverson Andrade - Cr.Andrade, a Clikss Brasil é uma empresa especializada em marketing digital e oferece serviços que possibilitam que micro e pequenas empresas prosperem e se diferenciem no mercado. Somos Apaixonados por estratégias, a  Clikss Brasil preza pela excelência no atendimento e na prestação de seus serviços, oferecendo soluções completas para gerar resultados para os negócios. Entre os serviços oferecidos estão a criação de sites, criação de marcas, SEO e Google Ads. 

Para mais informações, acesse: www.instagram.com/cr.andrade/

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Converse com a Clikss Brasil
e venha tomar um café

Vamos conversar? A Clikss Brasil está aqui para te ajudar!

Telefone, e-mail, chat ou WhatsApp. Você escolhe e a gente te atende. Basta escolher a melhor opção, enviar sua mensagem e dentro de minutos, nossos consultores retornam o contato. Será um prazer te atender e ajudar nos desafios do seu negócio.

Ligue
(41) 3095-5695
WhatsApp
(41) 9 9685-0109
E-mail
contato@clikss.com
Endereço
Rua João Bettega 2043
Portão, Curitiba, PR
Siga-nos
icone
icone EM QUE POSSO
TE AJUDAR?
AGENDE UMA REUNIÃO ABRIR CHAT ON-LINE WHATSAPP WEB