Como vencer a procrastinação, e fazer tudo o que precisa ser feito?

A procrastinação é um problema que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo e atrapalha a rotina de quem possui diversas demandas e precisa fazer muitas coisas em um curto período de tempo.

Nos últimos tempos, a procrastinação passou a ser uma pauta muito comentada entre as pessoas, pois passou a ser vista como a inimiga da produtividade, característica essencial para quem deseja se sentir útil e fazer mais coisas em seu dia.

Aqui é importante entendermos bem sobre o que se trata produtividade, pois muito se fala sobre o assunto e algumas pessoas pensam que ela diz respeito à ação de fazer tudo o que precisa ser feito, mas o seu significado é bem diferente disso.

A produtividade nada mais é do que a característica de se conseguir fazer o máximo possível de coisas que você puder, respeitando o seu cenário atual, suas condições e recursos disponíveis no momento.

Por exemplo, em um dia chuvoso e nublado, uma empresa de energia solar não consegue tocar os seus processos, e isso não é porque a empresa não é produtiva, mas porque a situação do momento não lhe permite ser produtiva da forma como é.

Quando trazemos isso para a rotina das pessoas não é diferente, pois em alguns casos, algumas não conseguem ser tão produtivas como gostariam quando estão doentes ou passando por uma fase difícil da vida.

Isso não é procrastinação, a procrastinação acontece quando você possui os melhores recursos e cenários para fazer o que precisa, mas ainda assim não consegue se organizar de forma adequada para realizar essas tarefas.

Hoje, a maioria das pessoas possui mais de uma demanda na vida e precisa dar conta de muitas pontas, o que gera uma grande bagunça caso a pessoa procrastine algumas tarefas. Na rotina de um jovem adulto, por exemplo, é preciso lidar com várias áreas, como:

  • Trabalho;
  • Escola;
  • Faculdade;
  • Curso;
  • Família;
  • Saúde;
  • Burocracias.

Com os constantes avanços da tecnologia, não é à toa que um especialista em automação industrial começou a ser cada vez mais procurado no mercado, pois permite um aumento da produtividade dentro das empresas.

Tendo isso em vista e entendendo como, na maioria das vezes, é preciso fazer o que precisa ser feito, hoje iremos entender mais sobre como a procrastinação pode te atrapalhar e como se livrar dela.

Banner

Como a procrastinação pode ser ruim no dia a dia?

Como bem vimos anteriormente, a procrastinação é conhecida por ser uma forma de atraso nas tarefas essenciais que precisam ser feitas por um indivíduo. Ela faz com que a pessoa se distraia facilmente, e com isso atrase todas as suas funções.

Hoje, com a era digital, o uso de celulares e as redes sociais, nunca foi tão fácil de distrair e acabar gastando horas e horas vendo os conteúdos nessas plataformas e se esquecendo completamente do que precisa ser feito.

Seja uma tarefa simples, como a procura por uma fábrica de transformadores ou até mesmo a realização de um exame médico, a procrastinação pode atrapalhar por completo a vida de uma pessoa.

Quando o indivíduo não consegue reconhecê-la e aplicar táticas para se livrar dela, a procrastinação faz com que a pessoa se sinta atolada de coisas para fazer em um curtíssimo período de tempo.

Existem estudos que afirmam a relação direta da procrastinação com o aumento da ansiedade, pois ao se dar conta de que atrasou diversas tarefas e precisará fazer todas em um curto período de tempo, alguns tendem a se sentir ainda mais ansiosos e estressados.

Isso significa que a procrastinação é um problema que afeta diretamente a saúde mental das pessoas, fazendo com que elas se sintam péssimas consigo mesmas e comecem a se culpar pela falta de foco e produtividade.

É claro que, em algumas funções que não são de sua alçada, é sempre bom contar com profissionais e pessoas para ajudar, como uma empresa especializada em limpeza de caixa d’água para fazer a higienização da caixa de sua residência.

Entretanto, quando se trata de funções que apenas você pode realizar, não há para onde fugir, é preciso encontrar formas de acabar com a procrastinação e fazer o que precisa ser feito para que você não se sinta arrependido depois.

Em suma, podemos entender que a procrastinação é um problema comum entre a maioria das pessoas, e você não deve se sentir culpado por vivenciar ela, mas saber reconhecê-la já é o primeiro passo para se livrar desse atraso.

Busy Businesswoman Working At Home Office

Dicas de como vencer a procrastinação

Assim como qualquer outro problema, a procrastinação pode ser evitada e até mesmo tratada por parte da pessoa, mas para isso é preciso ter paciência, determinação e aplicar algumas dicas fundamentais para tal, como:

Faça uma lista de tarefas

A primeira dica é justamente a realização de uma lista de tarefas com tudo o que você precisa fazer no dia, desde as mais simples, como limpar a casa, até mesmo as mais importantes, como procurar por um conteúdo de sustentabilidade ambiental para estudar.

Fazer essa lista irá te ajudar a ter uma maior visão sobre tudo o que precisa fazer naquele dia, e assim não abre brechas para possíveis distrações até fazer tudo o que precisa fazer naquele dia.

Saiba quais são suas prioridades

Mesmo com uma lista de tarefas, existem algumas funções que precisam de mais prioridade do que outras, ou seja, existem aquelas atividades que não podem ficar para depois e que você precisa fazer o mais rápido possível.

Sendo assim, após fazer a sua lista de tarefas, é válido usar uma caneta vermelha para marcar as tarefas mais urgentes, pois assim você foca nas mais importantes primeiro, e depois realiza o restante das tarefas que não possuem tanta urgência assim.

Separe motivação de disciplina

Motivação e disciplina são coisas completamente diferentes. Por mais que muitos as confundam, é a disciplina que faz uma loja de EPI ser a melhor do mercado, mas também é a motivação que a inspira a fazer um trabalho cada vez melhor.

Em suma, a motivação é aquela sensação de êxtase que te inspira a fazer as coisas, já a disciplina é a ação de fazer o que precisa ser feito, mesmo que você não esteja com vontade. Saber entender ambas é essencial para que você faça o que precisa ser feito.

Realize pausas regulares

Focar nas coisas que precisam ser feitas é extremamente importante, mas descansar é tão importante quanto, pois é através do descanso que a sua mente e o seu corpo poderão recuperar as energias para voltar com mais foco para as atividades.

Por isso é recomendado que, após um bom tempo de foco em atividades, você separe 10 ou 15 minutos para andar um pouco, se alongar, tomar uma água ou um café e fazer algo que te permita respeitar um pouco antes de voltar para a produção.

Se mantenha longe de distrações

Todos nós sofremos com algum tipo de distração, seja no meio da aula da faculdade ou até mesmo durante a procura por um serviço de laudo elétrico residencial. É fácil perder o foco e acabar gastando minutos e até mesmo horas no que não é o nosso objetivo.

Normalmente isso acontece quando as pessoas mantêm o celular por perto e não deixam de checar as redes sociais, por isso o recomendado é que você deixe o seu celular e quaisquer outras distrações bem longe de você durante a sua produção.

Aposte na técnica pomodoro

A técnica pomodoro é muito famosa no mercado da produtividade e para quem deseja vencer a procrastinação. Trata-se de uma técnica que se baseia em blocos separados entre momentos de foco total e descanso para que você consiga ser ainda mais produtivo.

O bloco mais famoso é o de 50 minutos de foco total no que precisa ser feito e 10 minutos de descanso, o que fecha um ciclo de 1 hora. Você pode repeti-lo quantas vezes quiser até terminar o que precisa, e é uma ótima forma de se colocar em um estado de foco.

Se recompense ao fim de tarefas

Por fim, mas longe de ser menos importante, após a realização de todas as tarefas do seu dia com o mínimo de procrastinação possível, se presenteie com algo que você queira ou precise muito, seja uma manutenção predial ou até mesmo um lanche delicioso.

Essa é uma forma de avisar o seu cérebro que o que você fez naquele dia foi bom e que precisa ser repetido nos outros dias para que você obtenha resultados ainda melhores e consiga ser o mais produtivo possível.

Essas são apenas algumas dicas que já fazem toda a diferença em sua rotina e que te farão ver a procrastinação como um simples problema que pode e que será solucionado da melhor maneira possível.

Banner Remarketing 11

Considerações finais

Dessa forma você verá que a procrastinação está longe de ser um bicho de sete cabeças, mas um problema que será vencido aos poucos e que servirá como exemplo para que você possa ajudar outras pessoas que estejam passando pelo mesmo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.