Conheça os 4 Ps do marketing digital e como aplicar no seu negócio
É muito provável que toda pessoa que trabalha com comunicação já ouviu falar sobre os 4 Ps do Marketing, não é mesmo?
Porém, com a chegada da transformação digital, algumas coisas se adaptaram. Como por exemplo, o surgimento dos 4 Ps do Marketing Digital. Estes novos termos apareceram com
a intenção de atrair e gerar maior relevância nas ações e campanhas da sua empresa.
Entendendo cada P do Marketing Digital e como utilizá-los.
Pesquisa
O primeiro P para uma estruturação de estratégia do Marketing Digital é a pesquisa. É aqui que nasce o estudo de comportamento da persona. Nesta etapa, é preciso entender quem
são os seus consumidores e para quem você deve se direcionar. Este passo é primordial para que você dê um direcionamento para todo o restante da estratégia.
Afinal, é impossível ter um bom resultado sem saber qual o perfil das pessoas que você deseja atingir.
Por exemplo, vamos supor que você não realiza uma pesquisa de qualidade e chega à conclusão de um dos principais termos que o seu cliente busca é “ aparelho invisível preço ”.
Porém, ao notar que suas campanhas segmentadas não estão dando muito efeito, você decide refazer alguns passos e só aí percebe que, na verdade, a busca é por “ quanto custa um implante dentário ”.
Mesmo que as duas buscas sejam sobre valores de procedimentos odontológicos, o foco do conteúdo é totalmente diferente. Entendeu a diferença?
Planejamento
O planejamento utiliza os dados da Pesquisa como base. Por exemplo, ao identificar que um grupo X busca termos como “ clareamento consultório ”, já podemos entender que essas pessoas se preocupam com a estética.
Portanto, chegou o momento de planejar estratégias de abordagem que podem ser utilizadas para captar este público. Os principais veículos para distribuir estes materiais são:
- Redes Sociais;
- Blogs;
- Sites;
- Plataformas de streamings;
Esta etapa é importante para que haja clareza quanto a prazos, objetivos e metas. Dessa forma, todas as pessoas envolvidas podem ter uma clareza maior quanto ao processo como um todo.
Também é válido planejar os custos de cada ação e o tempo necessário a ser investidos.
Produção
Assim como uma festa demanda diversos preparativos, uma boa estratégia de Marketing Digital também. Esta etapa serve exatamente para isso.
O P de produção serve para lembrar de todos os preparativos que você deve fazer para que o seu planejamento seja colocado em prática.
É aqui que você começa a separar todas as ferramentas necessárias. Precisará de publicações em massa? Já separou a lista de e-mails e contatos?
Vamos supor que você planejou uma estratégia de marketing digital com o objetivo de promover o serviço de implante dentário do seu consultório. Então você deverá se certificar se tudo está alinhado com este assunto e se o conteúdo final irá atingir a pessoa certa.
Esse é o momento de fazer um checklist de tudo o que precisa estar alinhado e programado para que aí entre o 4º P.
Publicação
O P de publicação é o momento em que você finalmente, coloca em prática. Após ter passado por todos os Ps anteriores, aqui você torna a sua estratégia pública.Lembre-se que sempre devem ser publicações atrativas e que façam sentido para a sua persona. Afinal, quanto mais relevante o seu assunto, melhor ranqueado fica a sua conta.
Mas por que é tão importante?
Fazer o uso desses 4 Ps do Marketing Digital é essencial para que você dê um norte para toda a sua estratégia de comunicação. Dessa forma, você não vai conseguir apenas atingir o seu público, mas também, irá ser capaz de fazer com que o lucro do seu negócio aumente.
Por isso que é tão importante saber diferenciá-los e não somente isso, mas também, colocar na prática. Afinal, não basta apenas conhecer em teoria, mas não saber fazer proveitos dos benefícios, não é mesmo?
Por fim,
Se certifique que a sua estratégia está alinhada com o nível do funil de vendas que a sua persona se encontra. Afinal, não adianta mostrar preços e catálogos de serviço se o seu público ainda nem descobriu que está precisando de uma solução.
Esteja sempre atento(a) para com o mercado. Afinal, como dissemos anteriormente, a internet está em constante mudança e para conseguir ser referência em sua área, é preciso ter um alto poder de atração e conversão.
Portanto, pesquise, planeje, produza e publique para que pouco a pouco, os resultados apareçam.
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