Criação de Sites: Dicas de Identidade Visual

ARTIGOS 16 de agosto 2018

Já que estamos falando de dicas de identidade visual, não poderíamos deixar de fora o logo da empresa. Essa é, possivelmente, a primeira e mais importante peça que deve ser criada. Em cima dessa criação é que é possível ter uma base do que serão as outras peças, adicionando todas as demais informações necessárias para o seu negócio.

Criar esse logo pede o envolvimento de diferentes processos. É complicado falarmos a respeito de passo a passo, pois cada profissional tem suas próprias preferências, entretanto traremos dentro das dicas de identidade visual situações que podem ser muito bem aproveitadas, tornando o seu trabalho ainda mais incrível.

Melhores dicas de identidade visual

1 - Entenda a marca que será criada:

Sem esse primeiro processo, nada o que virá adiante terá sentido. É necessário encontrar a missão das empresas, a sua posição no mercado, seus valores e qualquer informação que seja pertinente para a sintetizar tudo em um único elemento. Até porque, apesar de ser composto só de tipografia e símbolo, ou apenas um dos dois, um logo ainda é um elemento.
O briefing é o grande responsável para conhecer corretamente a identidade que será criada, você será o responsável por realizar as perguntas corretas para o nascimento das respostas ideais.

2 - Pesquisar a concorrência:

Já sabemos que compreender a marca é essencial, mas compreender apenas o cliente é quase como correr sem sair do lugar. Entre as dicas de identidade visual, não podemos esquecer de citar a importância de pesquisar a concorrência. Identifique o que já foi feito pelos seus concorrentes diretos, seja estratégia ou visual.

O momento dessa busca é também a hora em que procurará as referências e excluirá algumas ideias que possam estar próximas demais a dos concorrentes. Isso te ajudará na criação da linha do pensamento.

3 - A tipografia conta muito:

É claro que boa parte dos clientes sonham com um logo de tipografia única, mas não são todos os designers que já possuem experiência o suficiente como tipógrafos ou ilustradores. Caso você faça parte dessa categoria não se desespere, é muito possível realizar um trabalho maravilhoso com fontes já prontas.

É muito comum gastar um tempo longo para achar a fonte perfeito, isso não é à toa, a escolha da tipografia é um processo vital para o bom resultado final e cada família tipográfica possua as suas próprias características.

Lembre-se de que suas ideias não precisam estar sempre presas às regras, se encontrar uma forma de utilizar determinada fonte em uma situação inusitada, mas mesmo assim conseguir passar a mensagem que deseja, não perca essa chance.

4 - O Simples e objetivo sempre vencem:

Como já dito não são todas as pessoas que consegue criar fontes rebuscadas e manuscritas. Às vezes, uma tipografia sem total personalização e formas simples podem, como todo o conjunto da obra, atender totalmente o pedido do cliente.

Simples não significa fraco ou feito de qualquer maneira. Guarde essas regras sobre o "simples" e terá um resultado incrível:
Todo logo precisa entregar uma mensagem. Quando não é um trabalho objetivo pode até passar uma mensagem errada e que não tenha nenhum sentido;

Ao utilizar estruturas e proporções definidas você ganha pontos, pois, ao olharmos uma imagem simétrica, é automática a sensação de achá-la mais refinada e bonita.

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