Dicas para melhorar o ticket médio de sua loja virtual
Calcular o ticket médio é importante para a evolução de qualquer negócio, principalmente das plataformas e-commerce.
O mercado está cada vez mais concorrido e as empresas têm buscado alternativas para atrair mais clientes, aumentar suas vendas e ganhar mais espaço no mercado.
Um negócio comum pode apostar em várias maneiras de se fazer isso, mas as lojas virtuais precisam fazer um trabalho especialmente valioso dentro do ambiente on-line.
Os esforços são concentrados, geralmente, em aumentar o ticket médio da marca, ou seja, o quanto cada cliente gasta em cada compra.
Calculá-lo é o primeiro passo para estabelecer um objetivo que a empresa quer alcançar em relação às suas vendas. Só que também é preciso entender bem o seu conceito e a sua importância.
Tendo essas informações em mente, fica mais fácil investir em estratégias que façam com que os consumidores gastem mais e comprem mais vezes. São ações simples e que farão toda a diferença para uma loja on-line.
Neste artigo, vamos abordar o conceito de ticket médio e como calculá-lo, explicar sua importância e dar algumas dicas para aumentá-lo.
O que é ticket médio?
Chamamos de ticket médio o valor gasto pelos clientes em uma loja em cada compra. Seu cálculo é bem simples, basta apenas dividir faturamento total pelo número de compras e um período determinado.
É importante ter acesso a essa informação para fazer um e-commerce evoluir. Isso porque esses dados podem ajudar a implementar estratégias que aumentem o valor do ticket médio, em outras palavras, que aumentem o seu lucro.
Não importa se você vende cortador e picador de legumes ou móveis planejados, o ticket médio é importante. Por isso, vamos explicar o motivo e as razões para usar essa estratégia.
Conheça a importância do ticket médio
Calcular o ticket médio é importante para fazer uma boa gestão de uma plataforma e-commerce.
Quanto maior ele for, mais dinheiro entra para o negócio, mesmo que você não conquiste mais clientes ou aumente o número de vendas.
O que importa é fazer com que os clientes que você já tem gastem um valor mais alto do que estão acostumados.
Então, para fazer isso existem algumas estratégias infalíveis, que vamos abordar no próximo tópico, confira.
Dicas para aumentar o ticket médio
Agora que você já entendeu o que é ticket médio, como calculá-lo e a sua importância, vamos mostrar algumas estratégias que podem aumentá-lo. Dentre elas:
Frete grátis
As compras pela internet têm aumentado muito, mas existem alguns fatores que impedem que elas cresçam ainda mais, como o valor do frete.
Dependendo do valor do produto que o cliente quer comprar, não compensa pagar o frete, e você já deve ter se deparado com essa situação.
Muitas marcas, em vista dessa situação, empresas de alimentação, começaram a investir em estratégias que amenizam os impactos do valor do frete. Elas criam regras para torná-lo gratuito.
Por exemplo, se o cliente fizer uma compra acima de um valor estipulado, ele tem frete grátis. Esse termo chama a atenção das pessoas, pois mesmo que elas tenham que gastar um pouco mais, não precisarão pagar para receber os produtos.
Inclusive, algumas plataformas e-commerce incluem o valor do frete na mercadoria e os clientes nem percebem. Só que é preciso muito cuidado ao adotar essa estratégia, calculando a margem de lucro com a entrega.
Descontos progressivos
Apesar de ser uma prática comum no atacado, funciona muito bem para o varejo. Trata-se na concessão de descontos que aumentam conforme os itens adicionados ao carrinho ou o valor da compra.
Antes de explicar um pouco mais dessa estratégia, é importante dizer que a loja precisa contar com um bom sistema de estoque, para garantir que todos os produtos comprados pelos clientes estejam disponíveis.
Um exemplo de sua aplicação seria: na compra de duas peças ganhe 5% de desconto, ao adicionar mais 2 itens ganhe 10%.
Mesmo dando descontos o ticket médio aumenta, pois o cliente estará gastando mais em uma única compra. Assim como na dica anterior, conheça bem a margem de lucro com os descontos para não sair no prejuízo.
Criar kits
As plataformas e-commerce de maior sucesso costumam criar kits de produtos que baixam o preço de cada um deles.
Por exemplo, uma loja de roupas pode montar um look que saia num valor abaixo do que seria, caso as peças fossem compradas separadamente.
Eles devem ser criados com base no interesse de seu público-alvo, pois de nada adianta tentar vender um conjunto de produtos que não os atrai.
Essa estratégia pode ser aplicada para qualquer segmento de mercado, mesmo assim, conte sempre com bons serviços de logística para dar conta da demanda.
Produtos complementares
Essa prática é comum nas lojas físicas, como quando você vai ao shopping e o vendedor oferece uma opção melhor do que a que você estava interessado ou produtos que complementem a sua escolha.
O segredo aqui é conhecer muito bem os produtos que você vende, para encontrar aqueles que combinam entre si. Sabendo o que combina, fica mais fácil oferecer ao cliente.
Além disso, vale relacionar produtos com diferentes preços entre si, para que eles se encaixem em categorias como “regulares” e “Premium”.
Na prática, podemos usar como exemplo uma empresa de automação comercial, em que o cliente esteja apenas interessado em automatizar a iluminação.
Ela pode oferecer a ele a automação de som, para quando for assistir seus filmes e séries preferidos, tenha em mãos uma iluminação personalizada e uma melhor qualidade em som.
Outro exemplo é uma cliente que esteja comprando uma pulseira, a loja on-line pode oferecer a ela uma de valor mais agregado, que ofereça custo-benefício melhor.
Apesar de ser uma ação simples, ela geralmente traz excelentes resultados que, sem dúvidas, aumentam o ticket médio do negócio.
Brindes
Oferecer brindes, além de estimular a compra ainda fortalece a relação entre a marca e seu cliente. Você pode fazer isso oferecendo um brinde para compras acima de determinado valor.
Mesmo que ele tenha que gastar mais, a hipótese de ganhar alguma coisa é sempre muito atraente e faz com que o consumidor sinta que é importante.
Só que existem alguns momentos que são inoportunos para fazer isso, por exemplo, quando o cliente está fazendo o check-out dos produtos.
Uma boa dica é usar a tela de visualização do carrinho, mas sem ser insistente. É dessa forma que uma loja de máquina de café automática, por exemplo, consegue levar o cliente para o login ou cadastro, obtendo algumas informações dele.
Programas de fidelidade
Todo consumidor gosta de um programa de fidelidade, por isso essa estratégia é amplamente usada por empresas dos mais variados setores.
Mais do que aumentar o ticket médio do negócio, ela ajuda a estabelecer um relacionamento promissor entre a marca e o cliente.
Um exemplo de programa de fidelidade é oferecer um bom desconto na segunda compra. Pode ter certeza de que ele se lembrará disso quando precisar comprar algum item que você venda, como almofadas personalizadas.
Para apostar nessa prática do jeito certo, é preciso definir alguns aspectos, como:
- Quantidade de pedidos;
- Benefício do cliente;
- Valor mínimo do pedido;
- Porcentagem de descontos.
Organizar a loja
A maneira como a sua loja é organizada também define se o cliente compra e quanto gasta. Uma dica é fazer com que produtos complementares fiquem juntos.
Conheça bem onde o seu cliente costuma navegar em suas páginas, assim, você mostrará a ele o que está procurando e também algum outro item que possa ser do interesse dele.
Por exemplo, uma loja virtual de empresas de uniformes em que o cliente esteja olhando camisetas pode mostrar a ele calças que complementam o item.
Para colocar essa estratégia em prática, é importante usar ferramentas que mostram os mapas de calor do site, pois são neles que serão inseridos esses itens complementares.
Essa ação é muito comum, por exemplo, nas lojas físicas que colocam guloseimas como chocolates, balas e outros doces próximos ao caixa. Enquanto o cliente aguarda, ele pode se sentir atraído e comprá-los.
Conclusão
Aumentar o ticket médio do seu negócio virtual não é tarefa de outro mundo, são ações simples, mas que farão toda a diferença.
Você não precisa investir rios de dinheiro para conquistar novos clientes e vender mais produtos, basta apostar em soluções como as mostradas aqui para fazer com que os seus clientes gastem valores maiores.
Adeque as melhores estratégias ao seu negócio e veja os seus lucros aumentarem consideravelmente. Além de incentivar os seus clientes a gastar mais, você conquista a preferência deles e uma relação duradoura.
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