English Day! Clikss Brasil incentiva funcionários a dominar segundo idioma.
Assim como a Mafalda, todo mundo já se deparou alguma vez com termos em inglês e viu isto como um problema. A realidade é que o inglês já está inserido culturalmente no cotidiano da sociedade.
O problema é que nem todo mundo entende a língua inglesa. Porém, para quem deseja ter crescimento profissional e diferenciais competitivos de mercado, é fundamental investir no estudo desse idioma.
Aqui na Clikss Brasil, nossos profissionais estão diariamente expostos a informações que são transmitidas em inglês. O mundo dos negócios acontece em inglês, e o marketing faz parte deste universo empresarial.
Por isso, para melhorar a performance de comunicação em inglês dos 12 funcionários, que compõem o time da Clikss Brasil, implementamos no início de 2020, o English Day. Através desta iniciativa, nas quarta-feiras, os funcionários se comunicam somente inglês durante todo o período de trabalho na agência.
Por que falar inglês no ambiente corporativo é importante?
Falar outro idioma requer perder o medo de errar e focar em compreender o contexto da mensagem, traduzindo palavras que nem sempre existem em outro idioma.
Você já preparou uma apresentação? Estudou o tema, elaborou os slides, repassou mentalmente as suas falas, mas quando chegou na hora, travou? Pois bem, isto é o que acontece pela falta da prática.
Apesar de você dominar tecnicamente um assunto, a falta de experiência de falar sobre este tema em público, se torna seu inimigo. No ao vivo e a cores é necessário aprender a lidar com o nervosismo e a insegurança.
Buscamos desenvolver a habilidade de conversação em inglês nos profissionais da agência Clikss Brasil. Assim, eles e a agência passam a ter maior poder competitivo no mercado de trabalho.
A tarefa de propor e adequar os serviços de marketing com as necessidades de uma empresa é um caminho longo, que envolve muitos processos de comunicação e vários setores da agência.
Há uma série de atividades que acontecem internamente para a execução dos planos de marketing desenvolvidos pela Clikss Brasil.
Fazem parte dele a realização de reuniões para:
- Compreender o perfil dos diferentes públicos para o qual a marca do cliente deseja direcionar as estratégias de marketing;
- Entender os objetivos e resultados que o cliente deseja alcançar, a partir do investimento em diferentes ações de marketing;
- Apresentação de estudo das tendências de mercado aliadas às estratégias de marketing definidas no plano de marketing desenvolvido pela Clikss Brasil para atender as necessidades do cliente.
Neste processo, a falta de conhecimento e prática em falar inglês pode interferir na entrega do melhor serviço de planejamento e execução de ações de marketing.
Afinal, se a equipe envolvida não consegue se comunicar em inglês, pelo menos o básico, para atender o cliente e repassar as informações para o restante do time envolvido, perdemos a oportunidade de demonstrar os diferenciais e qualidade do nosso trabalho na elaboração e execução de ações de marketing.
Iniciativas como o English Day, implementada aqui na Clikss Brasil, colabora para criar uma cultura de prática de conversação em inglês no cotidiano do trabalho.
No nosso time temos pessoas que falam nível básico, intermediário e avançado de inglês. Há um clima de cooperação entre a equipe. Aqueles que já têm influência no idioma, colaboram com os demais.
Os funcionários da Clikss Brasil exercitam e aumentam o seu vocabulário em inglês, inclusive, na sua área de atuação. Esta interação entre eles ajuda a terem maior segurança na hora de se comunicar com nossos clientes em inglês.
Ler e ouvir outras pessoas falando inglês não é o suficiente para adquirir a habilidade de conversação.
É preciso falar em inglês para melhorar a aptidão de desencadear raciocínios longos no idioma.
Para alavancar esta cultura da prática do inglês, a Clikss Brasil também disponibiliza acesso à plataforma on-line de aprendizagem e prática do idioma. Quando surgem dúvidas sobre pronúncia ou escrita, eles recorrem à ferramenta.
Cr. Andrade, SEO da Clicks Brasil, destaca a importância do idioma para os profissionais da agência, que são especialistas quando o assunto é marketing, e por isso, precisam estar preparados para atenderem os clientes sem barreiras linguísticas.
“Nossa agência já tem contratos fechados com empresas que atuam no mercado internacional. Isto exige que nossos profissionais estejam cada vez mais preparados para expor ideias, negociar vendas, ler e produzir conteúdo em inglês”, explica Cr. Andrade.
Quais são os benefícios de praticar o inglês no dia a dia do trabalho?
Nem todo mundo sabe falar bem inglês, e mesmo quem fez cursos de idioma, pode ter dificuldades em se comunicar verbalmente. Desenvolver a habilidade de conversação em inglês exige prática e perda do medo de errar.
Confusões podem acontecer pela pronúncia errada de alguma palavra, mas é preciso ter jogo de cintura para sair tranquilo da situação. Ninguém aprende tudo só acertando, e no aprendizado de qualquer idioma, não é diferente.
Para enfrentar o desafio de aprender inglês é importante focar nas oportunidades que isto traz no desenvolvimento da carreira profissional. Tanto a empresa que investe na formação de seus colaboradores, quanto os profissionais saem ganhando.
O inglês é a língua mais falada do mundo, de acordo com a Ethnologe.
Imagine que ao falar inglês você abre a oportunidade de falar com 1.132.366.680 de pessoas pelo mundo. Terá a possibilidade de conhecer países e praticar o idioma em viagens e intercâmbios por um dos 35 países na qual o inglês é a língua oficial, reunindo uma comunidade de 379 milhões pessoas nativas na língua.
Além disso, falar inglês possibilita mais acesso à oportunidades de estudos, como mestrado, MBA, que podem exigir a influência ou compreensão de nível básico do idioma.
Por outro lado, ao falar inglês traz maiores chances de recolocação no mercado de trabalho. Fora a oportunidade de criar uma rede de networking internacional, seja através de viagens, congressos, conferências ou mesmo, instalando aplicativos de conversação com estrangeiros.
Na Clikss Brasil decidimos que não é mais possível traçar objetivos de crescimento da agência sem investir no crescimento dos nossos profissionais através do idioma.
Sabemos que o aperfeiçoamento deles significa mais poder de competitividade da agência, pela melhor qualidade e entrega de serviços. E você, o que está fazendo para sua empresa se tornar referência no mercado e expandir?
Gostou do conteúdo e quer saber mais? Clique nos links abaixo e assista às entrevistas com nosso CEO, Cleverson Andrade, sobre o assunto!
Entrevista 1:
https://www.youtube.com/watch?v=vMv42BkMJe0&t=157s
Entrevista 2:
https://www.youtube.com/watch?v=i5DwXO8beVk&t=311s
_
Sobre Cr.Andrade e Clikss Brasil
*Cr.Andrade é CEO da CLIKSS Brasil, especialista em marketing digital com ênfase no planejamento estratégico e oferece serviços que possibilitam que as empresas prosperem e se diferenciem no mercado. Apaixonados por estratégias, a Clikss Brasil preza pela excelência no atendimento e na prestação de seus serviços, oferecendo soluções completas para gerar resultados para os negócios. Entre os serviços oferecidos estão a criação de sites, criação de marcas, SEO, Google Ads, Lojas Virtuais, Gestão de Mídias sociais e Hospedagem.
Para mais informações, acesse: www.instagram.com/cr.andrade/