Entenda a Diferença Entre Consumers e Shoppers

ARTIGOS 16 de agosto 2018

Ao entrar em uma loja muitas informações estão presentes, sejam elas as características dos produtos ou as formas de consumir aquele objeto, roupa ou marca. Com isso, surgem dois termos citados no mercado de varejos, os consumers e shoppers.

Mesmo parecidas, essas especificações de compradores se tornam diferentes quando o assunto é comprar determinado produto. Sendo assim, entenda a diferença entre consumers e shoppers.

Consumers

Consumers, cuja tradução literal significa “consumidores”, são, basicamente, como o nome dá a entender, os consumidores finais daquele produto adquirido. A atividade de consumer é extremamente importante para empresas dos ramos varejos e lojas online, pois geralmente é um comprador fixo e admirador daquela marca vendedora.

Shoppers

Os shoppers nem sempre são os consumidores finais, isso ocorre devido à compra de produtos para outras pessoas, o que torna sua classificação como shoppers. Para esclarecer essa descrição, vamos acrescentar um exemplo, digamos que um filho foi ao mercado comprar um shampoo para sua mãe, neste ato ele é consumer por comprar o produto, porém, ao mesmo tempo, é um shopper, por comprar um produto destinado a outra pessoa.

Ambos são compradores

As funções são semelhantes, mas todo consumer pode ser um shopper, e nem todo shopper será necessariamente um consumer. Pode parecer complicado, mas, levadas ao pé da letra, ambas classificações são compradoras, sendo assim, facilitando a diferença entre consumers e shoppers.

A estratégia das empresas é estudar as estatísticas em relação aos consumidores, fazendo assim um estudo e aumentar o investimento de mercado. Porém, quando falamos no âmbito de consumação, podemos diminuir esta diferença entre consumers e shoppers como funções semelhantes diante do produto adquirido.

Consumers e Shoppers podem agir pela emoção

Estudos apontam que os consumidores no geral, isso inclui consumers e shoppers, geralmente realizam compras através da emoção, e não pela real necessidade daquele produto.

Essa informação simplifica os estudos de amplitude de mercado das empresas, pois, se o meu consumidor está comprando por emoção e aparência estética de produtos, porque não investir em mais produtos com essas características?

Podemos levar em consideração sobre esse estudo que a diferença entre consumers e shoppers são mínimas, estando presente apenas no destino do produto, mas que ambos são consumidores e podem agir pela emoção no ato de comprar.

Curiosidades

Aos que buscam números referente à consumidores no geral, temos alguns números para comentar. Estudo realizado pela empresa Nielsen Media, cuja função é realizar pesquisas de mercado, aponta que grande parte dos consumidores são entre vinte e cinco a trinta e quatro anos, sendo maior pico de consumidores e fieis pelas marcas compradas.

Por outro lado, as pesquisas também informam que o público mais velho não costuma levar lista de compras para o mercado e que a grande maioria prefere fazer compras no meio da semana, com a intenção de poupar o tempo em filas.

Outro número interessante é que 67% consumidores compram mais do que o necessário quando vão ao mercado, isso devido aos novos produtos ou de estética atraente.

Para finalizar, podemos concluir que a diferença entre consumers e shoppers é somente pelo direcionamento do produto. No entanto, suas funções são basicamente as mesmas, sendo um consumidor final e estando em busca de comprar produtos, muitas vezes pela emoção ou pela aparência estética dos objetos disponibilizados nas vias varejo.

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