Entenda a importância do design gráfico no marketing digital
O design gráfico é um dos maiores aliados do marketing digital, justamente pela sua capacidade de atrair a atenção do público, com o uso estratégico de cores, formas, linhas e disposições de elementos visuais.
Até porque vivemos em um mundo com forte apelo imagético. De acordo com uma pesquisa de rastreamento ocular feita pela Nielsen, as pessoas chegam a gastar 10% a mais do tempo olhando para imagens de um site, do que lendo o conteúdo.
Por conta disso, o design gráfico aparece como uma área imprescindível para quem deseja se destacar da concorrência. Afinal de contas, embora a internet tenha aberto várias oportunidades para as marcas, ela também é um ambiente de grande fluxo e com um número maior de concorrentes, pois não há limites geográficos.
Ou seja, mais do que criar um bom conteúdo, o marketing digital precisa ficar atento às imagens - e é aí que entra o design gráfico.
No artigo de hoje, entenda a importância do design gráfico no marketing digital e confira algumas área de atuação do designer dentro da comunicação para empresas. Acompanhe a leitura!
O que é o design gráfico?
O design gráfico consiste em todo processo de comunicação visual, incluindo o uso de cores, imagens, desenhos, disposição textual e, até mesmo, estratégias capazes de aguçar alguns sentidos, como audição, tato e olfato.
Por exemplo, quando as empresas de engenharia elétrica investem em uma propaganda que simula “sons de raios”, essa é uma iniciativa pensada pelo design gráfico.
O universo dessa área é muito extenso e oferece várias oportunidades para abusar da criatividade e da liberdade estética.
No campo do marketing digital, é difícil pensar em qualquer estratégia que não use algum recurso visual, ainda mais com a grande predominância de imagens na internet. Todo conteúdo disponibilizado nos ambientes digitais tem um toque do design gráfico para despertar o interesse do público.
Mas o design vai muito além. Ele também envolve o planejamento de ações com função sensorial. Ou seja, a área é responsável por criar soluções através de um projeto.
Diante disso, o designer deve desenvolver uma linha de raciocínio acerca de um “problema” que se pretende resolver e, assim, pensar nas possíveis iniciativas que podem solucionar a demanda, antes de executar um bom trabalho.
Por exemplo, uma empresa especializada em limpeza de vidros pode contar com o trabalho do designer gráfico na composição do branding, uma vez que além da composição de um logo, é necessário criar recursos visuais que transmitem os valores do negócio.
Nesse sentido, o designer vai projetar o que se espera da marca, levando em conta as concepções afetivas e de identidade que devem ser transmitidas ao público.
Quais as vantagens do design gráfico para o marketing digital?
Quando tratamos das estratégias de marketing, é necessário ir além do conteúdo textual, mas também envolver o público com recursos imagéticos e sensoriais. É o velho ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
No marketing, tanto a imagem quanto as palavras devem trabalhar em sintonia. Afinal de contas, de nada adianta um e-book muito bem produzido, em termos informativos, sobre conserto e manutenção de ar condicionado, se o material não conta com nenhum elemento visual capaz de gerar a atração dos leitores.
Abaixo, confira as principais vantagens do design gráfico para o marketing digital e o porquê você deve usá-lo em suas campanhas de divulgação na internet.
Aumenta o interesse do público
Os blog posts com recursos visuais têm um excelente desempenho nas mídias sociais. De acordo com o BuzzSumo, publicações com uma imagem a cada 100 palavras têm o dobro de compartilhamento quando comparadas aos textos sem nenhum elemento visual.
Isso porque o design gráfico é capaz de aumentar o interesse dos leitores no conteúdo, devido à sua própria dinâmica visual, mais chamativa que o texto.
Aumenta o engajamento
Quanto maior é o compartilhamento do conteúdo, maior é o engajamento do público. Dessa forma, é possível conquistar uma nova audiência e tornar o seu material visível para outras pessoas (que podem ficar potencialmente interessadas no seu negócio).
Por exemplo, quando um usuário compartilha uma publicação de uma empresa de engenharia de segurança do trabalho, como um artigo interessante sobre como diminuir acidentes, outros internautas da sua rede social vão conhecer o empreendimento.
Só para termos uma ideia, o conteúdo visual é capaz de aumentar em até 37% o número de seguidores e assinantes das redes sociais.
Diferenciação do conteúdo
O design gráfico irá alinhar o conteúdo textual com recursos estéticos, seja adicionando uma imagem, propondo uma tipografia, ou escolhendo as melhores cores. Dessa forma, o material será muito mais rico, completo e agradável aos leitores.
Consequentemente, o público passará a reconhecer mais o conteúdo produzido pela sua empresa, o que é um grande diferencial perante à concorrência.
Desperta gatilhos mentais
O design gráfico faz uso de diversos gatilhos mentais, capazes de aproximar o público da decisão de compra ou da conversão. Entre eles, destaca-se a psicologia das cores, que utiliza diversas tonalidades para despertar sensações. Conheça alguns exemplos:
- Vermelho: paixão, calor, romance;
- Amarelo: alegria, harmonia, diversão;
- Azul: plenitude, harmonia, tranquilidade;
- Verde: natureza, sorte, prosperidade;
- Entre outros.
É importante não esquecer de seguir a identidade visual das marcas. Nesse sentido, se uma empresa de coleta de lixo hospitalar tem como cores básicas o azul e o vermelho, os conteúdos podem usar outras tonalidades, mas dar preferência para tons do branding.
A importância do designer gráfico para as empresas
O design gráfico é uma área muito ampla, tanto que por conta disso, o profissional do ramo (designer) pode se especializar em diferentes modalidades. Algumas das principais atuações são:
- Web design (criação de sites);
- Motion graphics (animação);
- Tipografia (criação de fontes);
- Diagramação de impressos;
- Modelagem 3D;
- Ilustração e desenho;
- Branding (conceito de marca).
Embora na formação de designer todo profissional tenha contato com essas áreas, é importante focar na especialização, uma vez que esse conhecimento será o grande responsável por garantir o diferencial para a sua empresa.
Por exemplo, se uma fábrica de camisetas lisas precisa investir na criação de um site, o ideal é buscar um webdesigner, ao invés de um ilustrador.
A falta de conhecimento técnico específico pode prejudicar a sua empresa e até comprometer as futuras estratégias de marketing. Afinal de contas, sem uma profissional adequado para a criação de sites, como no exemplo, a sua página web não terá uma boa usabilidade, o que atrapalha a experiência do usuário.
Inclusive, muitas empresas negligenciam o trabalho dos designers, achando que o profissional de marketing é o responsável por tudo dentro da produção de conteúdo. Mas isso não é verdade - o design gráfico é fundamental para pensar as estratégias de comunicação visual além texto.
Por esse motivo, se uma fabrica de etiquetas adesivas quer ter os melhores resultados com as estratégias de marketing digital, é necessário contar tanto com um produtor de conteúdo quanto com o designer.
Importante ressaltar que o design gráfico engloba outras iniciativas não só digitais, mas também outras mídias tradicionais, como flyers, outdoors, cartões de visita, etc.
Nestes casos, também é importante avaliar qual o objetivo de cada campanha. Por exemplo, se a intenção é criar um mascote para um evento, talvez a figura do ilustrador seja o ideal.
Assim, a partir do desenho, a ilustração pode ser usada em várias mídias, como no painel para eventos.
Na contratação de um designer para a sua empresa, vale a pena buscar por profissionais experientes e com conhecimento na área.
Alguns amadores, que geralmente não são formados em design gráfico, podem até ter noção de algumas ferramentas, mas o seu trabalho não trará o engajamento necessário.
Isso porque o designer vai muito além de saber como escolher as melhores ferramentas ou imagens, mas sim, em como trabalhar com esses recursos em conjunto com as estratégias de marketing e com o conteúdo, para melhor experiência do usuário.
Conclusão
Vivemos em um mundo em que as imagens têm uma grande potência. O tempo todo estamos rodeados de ilustrações, fotografias, cores, formatos e desenhos, que transmitem mensagens, valores e são fundamentais para o processo de comunicação.
Por esse motivo, as estratégias de marketing também devem incorporar elementos visuais, para atrair a atenção do público e conquistar o engajamento necessário.
Dentro disso, o trabalho do designer gráfico é fundamental, uma vez que este profissional é o grande responsável por pensar o planejamento imagético, levando em conta os objetivos das campanhas e os valores da empresa.
Ou seja, o designer é uma peça essencial em toda e qualquer estratégia de marketing - seja ela nos ambientes tradicionais ou digitais.
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