Estúdio de Podcast pode lhe ajudar no marketing do seu negócio?

A popularidade de streamings voltados para a publicação de podcast vem crescendo, principalmente a partir de 2020, sendo uma das principais tendências tecnológicas que envolvem pessoas, empresas, ouvintes e um público vasto a se explorar.

Muitos influenciadores digitais, assim como celebridades, encontraram na formalização do próprio podcast uma oportunidade de trabalho, com assuntos variados sendo discutidos.

Dessa forma, o podcast se mostra uma mídia apropriada para uma campanha de marketing digital para as marcas que sabem aproveitar as oportunidades que estão disponíveis, utilizando a tecnologia e a facilidade de acesso em um mundo cada vez mais digitalizado.

 

O que define um podcast?

Um podcast pode ser um programa de áudio digital, distribuído por plataformas de streaming, com uma série de episódios que podem tratar dos mais variados assuntos, como:

  • Cinema e TV;
  • Documentários
  • Entrevistas;
  • Quadrinhos;
  • Séries policiais.

 

Pode-se dizer que o podcast é um rádio em formato digital, geralmente gratuito, em que é preciso apenas uma conexão com internet e um equipamento eletrônico, como um smartphone ou um assistente virtual, para produzi-lo.

Contudo, a área também vem se especializando, o que faz com que seja necessário o investimento em equipamentos adequados para as gravações e disponibilização, bem como contar com ferramentas para edição e para “alocação” do conteúdo.

 

 

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A história e os números do podcast

O desenvolvedor de software Dave Winer e o apresentador Adam Cury começaram um podcast em 2014, em um plataforma de streaming, mas o termo foi dado por Ben Hammersley ainda em 2004.

No Brasil, a população com acesso à internet está conectada em diferentes plataformas, estando entre os 3 maiores consumidores de podcast do mundo.

Essa popularidade crescente desperta o interesse de muitas empresas, visto que é uma excelente opção de mídia para implementar o marketing digital. 

 

Produção de conteúdo para aumentar tráfego de site

O podcast é uma mídia abrangente que permite atrair tráfego e ampliar os formatos de conteúdo para um site ou canal de e-commerce. Assim, as possibilidades de atrair, reter e engajar o público - bem como ser encontrado - são aumentadas.

Em conjunto com postagens de blog em forma de texto, infográficos e vídeos, é possível criar materiais mais dinâmicos e complexos, possibilitando a interação com os usuários, bem como desenvolver ações mais específicas considerando apenas esse formato bastante encantador. Tudo para chamar a atenção de leads, os clientes em potencial. 

Para atrair esses leads, o podcast pode manter episódios semanais e até desenvolver novas séries sobre temas que os potenciais clientes se interessam e consideram valiosos - e que faça sentido para a marca.

Um programa nesse modelo de streaming pode aumentar o tráfego do site por meio de downloads de podcast, assim como o compartilhamento de episódios em redes sociais.

Também pode servir como link de referência incorporado ao próprio podcast, ou em postagens de um blog. Nesse conteúdo em texto o episódio pode receber novos detalhes, como fotos e imagens.

 

 

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Podcast serve para construção de parcerias

Uma empresa que produz um podcast pode se conectar com outras marcas que se alinham a um mesmo público-alvo, permitindo que se trabalhe em conjunto em um produto, ou um projeto em particular. 

O marketing digital proporciona a possibilidade de backlinks que podem ser inseridos em textos de blogs de terceiros. 

Uma parceria de negócios pode ser mutuamente benéfica para as empresas envolvidas, pois dá acesso a ouvintes de uma marca, expandindo o alcance de um negócio, com exposição abrangente.

 

Marketing de relacionamento associado ao podcast

Além do marketing digital, o podcast permite constrói relacionamentos com clientes e parceiros comerciais.

Os ouvintes de um podcast sentem que conhecem o locutor em nível pessoal, o que facilita a formação de uma conexão emocional junto à marca e os negócios promovidos.

Dessa forma, os relacionamentos formalizados por meio do podcast ajudam a garantir negócios futuros. 

Um ouvinte sempre retorna ao site, fazendo compras de uma marca após criar um relacionamento com a marca por causa, simplesmente, do podcast.

 

Criação de conteúdo gera confiança e credibilidade

A produção de um podcast também é um caminho para que empreendedores possam estabelecer a credibilidade de um negócio, bem como criar confiança junto aos ouvintes.

Um podcast criativo, com conteúdo envolvente, se transforma em marketing digital sem que o ouvinte perceba, ou seja, longe de um anúncio tradicional e que quebra um segmento.

Tudo se torna mais orgânico e natural, mesmo que de forma coloquial, fazendo com que o ouvinte queira aprender mais por meio do podcast, seja sobre os produtos, serviços e os negócios em geral, ou os temas relacionados a área e que são abordados pelo host e seus convidados.

 

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Conclusão

Para responder à pergunta inicial, vale dizer que sim, um estúdio de podcast pode ajudar no marketing digital, fornecendo uma variedade de benefícios para o seu negócio. 

Um podcast precisa ser planejado e produzido com todo o cuidado, servindo como fonte de conteúdo de alta qualidade que impulsione os esforços de SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca, por meio de palavras-chave adequadas. 

Por fim, o podcast aumenta o reconhecimento da marca, fortalece o relacionamento com parceiros e fornecedores, assim como com os clientes. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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