Etapas para a Criação de um Site

ARTIGOS 16 de agosto 2018

Hoje em dia, grandes empresas tem um site para facilitar o contato com o cliente. A era tecnológica criou a possibilidade de diminuir a ponte entre o cliente e a empresa. Por isso, esse artigo irá te ajudar nas etapas para a criação de um site de sucesso.

Necessidades- A primeira das etapas para a criação de um site

Entenda qual a necessidade da sua empresa. Pense no que você gostaria de falar para o cliente para que ele se aproxime da sua companhia.

Depois, pense se o seu site terá apenas informações, se é importante ter um blog para aumentar o fluxo de pessoas e se ele será um e-commerce que venderá produtos e serviços.

Refletir sobre esses aspectos é essencial antes de começar de fato as etapas para a criação de um site, já que será nela que você entenderá as suas necessidades.

Pesquisa de mercado

Agora que você já sabe o que quer, é hora de olhar a concorrência. Entre em sites dos seus adversários, avalie. O que te agrada naquela página? O que você gostaria que fosse diferente?

Pense que o seu site será a porta de entrada para seus clientes antigos e para novos clientes. Não adianta pensar em uma página que não tenha nada a ver com o que a concorrência faça, mas também não adianta apenas copiar. É preciso inspirar-se.
Nessa etapa para a criação de um site, a empresa que você escolheu para desenvolve-lo pode te ajudar mostrando protótipos do que já existe.

Design

Essa é a primeira das etapas para a criação de um site que a empresa escolhida mostrará serviço. O layout e o design irão transmitir visualmente a missão, valores e até mesmo a finalidade da sua companhia.

Essa etapa precisa ser pensada com calma e estudada, afinal, o design é o primeiro item que chama a atenção dos clientes e faz com que eles permaneçam ou não na sua página.

Quando mais limpa e harmônica forem as cores, mais atenção chamará de quem está navegando nela. Você pode pensar nas cores do logo da sua empresa ao montar o design, caso isso seja viável.

Não esqueça também da pesquisa da concorrência. Veja quais são as cores mais usadas e pense no que você poderia fazer de diferente e o que poderia copiar.

Programação

A programação é a hora da verdade. Isso porque o programador irá colocar todas as imagens do design feitos e tudo o que você pensou em um formato que seja lido e codificado pelo navegador de internet.

É possível que você escute nomes como HTML e CSS, mas não se assuste, é nessa etapa de criação de um site que as coisas ganharão forma. Esses nomes nada mais são do que códigos usados pelo programador para a montagem do site.

Testes e publicação

Depois que o programador montou seu site, é a hora dos testes. Essa etapa é essencial para encontrar erros, realizar mudanças e avaliar o que ficou bom e o que não funcionou. Provavelmente será um período um pouco mais longo, já que é preciso testar todas as funções escolhidas para o seu site.

Depois dessa verificação, é hora de publicá-lo. Através de um domínio, que é uma plataforma que será o endereço do seu site e também irá hospeda-lo, ou seja, tornar ele visível para qualquer pessoa que tenha internet, será feita a publicação.

Entre as etapas, essas são as principais que uma empresa séria irá seguir. Depois de montado, não esqueça que seu site precisará de manutenção periodicamente para aprimorar cada vez mais a experiência do usuário.

<div id="formulario-criar-site-e293e88804119912101e"></div>
<script type="text/javascript" src="https://d335luupugsy2.cloudfront.net/js/rdstation-forms/stable/rdstation-forms.min.js"></script>
<script type="text/javascript">
  new RDStationForms('formulario-criar-site-e293e88804119912101e-html', 'UA-45918016-1').createForm();
</script>
Deseja encaminhar para a área técnica?
Se você não tem acesso aos arquivos HTML do seu site, envie o código de incorporação e as instruções para o responsável pelo site na sua empresa.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.