Exercícios para aumentar sua criatividade

Trabalhando os pontos certos é possível aumentar a sua criatividade sem demandar muito esforço ou perder um longo tempo na frente do computador esperando uma ideia interessante chegar, ainda mais dentro de um tempo de trabalho relativamente curto.

Dentro de uma rotina que direciona a criatividade como base para uma produção interessante, é bem comum que profissionais costumem se sentir frustrados e vazios.

Isso porque, assim como algo extraordinário chega à mente e impulsiona a concepção de uma campanha para uma empresa de confecção de uniformes, em outro momento é possível procurar diferentes maneiras para fazer um simples post para o Instagram.

Ainda que pausas de ideias e bloqueios criativos sejam totalmente comuns, é bem possível começar a desenvolver mecanismos para salvar seu trabalho em um momento urgente.

Ao longo do texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre a essencialidade da criatividade, e como crises dentro desse processo são mais comuns do que você imagina, finalizando com dicas para melhorar essa situação e aumentar suas fontes de ideias novas.

 

Banner Remarketing 13

 

Espaços onde a criatividade é essencial

Em grande parte dos trabalhos que vemos no mercado em geral, muitos profissionais precisam basear seus esforços em tarefas altamente repetitivas, onde o fundamento é seguir alguma regra ou um método que melhor traga resultados, sempre de forma rápida.

No entanto, nem sempre as profissões se baseiam apenas nessa modalidade, pelo contrário, muitas vezes é necessário ser mais criativo para realizar algum serviço.

E por mais que pareça fácil dizermos que a criatividade está apenas em agências de publicidade e propaganda ou departamentos de consultoria de marketing digital como a Cr Andrade, ao olharmos bem a nossa volta, podemos entender que ser criativo e pensar em ideias diferentes está mais perto do que achamos.

Por exemplo, podemos ter como princípio a criatividade em espaços de tecnologia, ao promover serviços e utilidades que façam alguma inovação nas rotinas de cliente.

Em outro plano, no caso de uma agência de arquitetura que está fazendo um projeto de laje treliçada, a criatividade vai fazer com que a equipe possa pensar em maneiras de concretizar um ideia boa e eficaz para aquele cliente, focando sempre no diferente.

Mas para além desses casos, se observarmos bem, a criatividade está mais próxima do que nunca, e se faz essencial para que possamos erguer uma ideia jamais pensada.

É o caso do computador que usamos no dia a dia. Para que ele pudesse chegar na versão que você comprou em uma loja, foi preciso que profissionais estivessem envolvidos em uma ideia totalmente inovadora e criativa, que pode ter sido o ponto de partida para tal feito.

Ser criativo e, mais do que isso, incluir a criatividade na vida diária, é uma maneira de sempre se destacar, onde quer que você atue e até mesmo dentro da sua vida pessoal.

 

Crises dentro do processo criativo

Como falamos a pouco, estar sempre em contato com a criatividade é uma ótima forma para encontrar soluções de problemas e até mesmo propor caminhos diferentes, principalmente quando falamos de um trabalho em gestão de condomínios.

Mas algo que poucas pessoas sabem é que os desafios para estar sempre em comunhão com a criatividade são mais comuns do que muitos imaginam, podendo chegar às crises.

Um bom exemplo disso é em um lugar mais tradicional para a publicidade, em uma agência onde se fazem campanhas para diferentes empresas. Neste local, um redator, responsável pelos conceitos das ações de publicidade, acaba se encontrando em meio a uma crise.

Isso porque, algo que era simples de acontecer, como uma nova ideia ou um jeito descontraído de conceber uma frase ou texto, agora parece não pertencer àquela realidade.

Ao contrário do que muitos pensam, passar por isso é extremamente comum, tanto que quem de fato trabalha nesses setores está mais do que ciente que essas pausas de criatividade acontecem, e que chegam sem avisar, em dias onde não poderiam acontecer.

Agora, falando em outros ramos de trabalho, vamos ver o caso de uma loja de pintura de fachadas que trabalha com criatividade, mas nem sempre precisa dela no dia a dia.

Uma pessoa dessa empresa que é responsável em montar as vitrines, colocando novas tintas e diferentes paredes que podem chamar a atenção do público, podem precisar naquele momento de uma ideia diferenciada, mas estar em meio à uma crise de ideias.

Nos dois exemplos acima, colocamos em evidência situações reais, que acontecem de forma rotineira, e que demandam uma criatividade, tanto urgente quanto mais suave.

De qualquer forma, o mais interessante para essas pessoas que trabalham com isso é focar no trabalho da mente, buscando por alternativas que as levem de fato para a soluções em internet que precisam, para moverem seus trabalhos e alcançarem sucesso.

Para isso, nada melhor do que saber, já de antemão, formas de incentivar a mente e a criatividade, por meios fáceis e práticos, que podem ser facilmente colocados na rotina.

 

Yellow Light Bulb Over The Paper Cutout Brain On The Outline Face Made With Chalk Over The Blackboard

 

Dicas para trabalhar o aumento da sua criatividade

Pra que você possa passar com mais tranquilidade pelos momentos de falta de criatividade, ou até mesmo nem ter que chegar ao ponto de ficar sem ideias no seu trabalho com camisas personalizadas, veja abaixo algumas das maneiras de despertar a criatividade:

 

1. Caminhe para áreas e olhares diferentes

Embora o seu trabalho gire em torno de um assunto ou uma metodologia própria, tente sair dessa caixa e explorar outras formas de exercício, entendendo campos diferentes dos seus, com olhares distintos para os trabalhos que desenvolvem no dia a dia.

É importante que haja uma possibilidade de sair um pouco daquilo dito como usual, ainda que você nem mesmo note isso durante seus afazeres diários, em frente ao computador.

Ter uma visão diferenciada pode trazer, sobretudo, uma forma de pensar distinta, propondo, por exemplo, uma nova ideia de pintura industrial baseada em uma tecnologia.

 

2. Trabalhe focando no caminho inverso

Se você precisa de uma ideia criativa agora, para que seja utilizada dentro de uma composição de uma campanha de Dia das Mães e te falta ideia, o melhor é fazer o caminho inverso daquilo que está sendo necessário para sua equipe.

Ou seja, procure caminhar diante das ideias que levaram até aquela demanda, procurando encontrar um ponto que coloque a compreensão real do referencial solicitado, como:

 

  • Maiores vendas;
  • Mostra da marca;
  • Diferenciação da concorrência;
  • Lançamentos.

 

Uma boa maneira de colocar isso em prática é perguntando mais sobre as expectativas da demanda, e entendendo o que de fato pode ser compreendido como ponto de partida.

 

3. Faça pesquisas aleatórias na internet

Ainda seguindo dentro do que dissemos sobre sair da base do seu pensamento e entrar em outro, é interessante que você comece a fazer pesquisas na internet, não apenas sobre o tema no qual trabalhará, como automação predial, mas indo de encontro a outros.

É em meio a essa navegação que quase sempre encontramos diferentes possibilidades e surgimos com ideias essenciais para o projeto no qual estamos trabalhando.

Muitas pessoas dizem que, ao se distanciar do ponto onde está, procurando uma ideia, é possível se conectar com o que de fato vale a pena e é necessário.

 

4. Sempre esteja acompanhado de músicas

Você já deve ter ouvido o quanto o poder musical é essencial para quando estamos em um processo de busca criativa. Afinal, é um impulso cheio de ideias e descontraído.

Por isso, algo que pode te ajudar na busca por uma ideia ou um caminho criativo é procurar por músicas que possam te ajudar a trabalhar, ou até mesmo indo por meio de um caminho em que as próprias músicas possam te influenciar a tomar uma decisão.

Por exemplo, se você está pensando em uma campanha para o lançamento de um carro, que tal procurar uma playlist no streaming que você mais usa com essa temática?

 

5. Se possível, esquematizar o que precisa

Os esquemas, ainda que em um processo criativo, são essenciais para que você possa de fato não se perder em meio a muitas ideias ou até mesmo nenhuma.

Faça uma resolução, seja em um caderno ou em um documento online, sobre tudo o que você precisa para concluir sua campanha, e foque nesse caminho, mesmo em meio a buscas. Isso vai te ajudar a continuar dentro de uma linha, ainda que possa ir longe.

 

Banner Remarketing 14

 

Considerações finais

Ainda que muitas vezes o processo criativo possa parecer um pouco difícil de ser acertado, ou até mesmo que suas ideias demorem a surgir, mesmo que dentro de um prazo definido, é sempre possível correr atrás da criatividade por meio de formas palpáveis.

Assim você terá muito mais tempo para correr atrás do que necessita dentro do seu trabalho, sem ter que perder muito tempo ou ficar desesperado em uma crise criativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.