Funil de Conversão: Veja a Importância Para as Suas Vendas

ARTIGOS 16 de agosto 2018

Quando o assunto é vender, não podemos deixar de lado o Funil de conversão, pois sua função é extremamente importante na estratégia de conquistar mais clientes e diversificar maneiras de atrair novos visitantes para sua plataforma.

Podemos adiantar que essa ferramenta chamada funil de conversão pode ser fundamental para alcance maior de consumidores, sem contar com a vistoria de correções e aprimoramentos para novos atendimentos.

Conhecer para vender

O funil de conversão basicamente irá conhecer melhor seu cliente, fazendo uma análise sobre a busca de seus consumidores, qual produto mais chama atenção, quantos compradores desistiram ao final da compra, etc.

A estratégia do funil de conversão é usada para reconhecer os seus consumidores e propor melhorias nos atendimentos, buscando inovar e facilitar a vida dos clientes, além de permitir com maior efetividade a conversão de clientes em potencial.

Praticidade

A importância do funil de conversão para as vendas está ligada a praticidade oferecida aos consumidores. Isso ocorre devido ao contato entre usuário e site, onde colocar apenas informações importantes já se torna uma atitude respeitada, sem ficar forçando cadastros e leituras desnecessárias para compradores.

Hoje em dia, o tempo é tudo, portanto, as pesquisas apontam que os consumidores desistem de comprar algum produto que possui aglomerados de informações desnecessárias ou que forcem pré-cadastros e afins.

Estudando Mercado

Estudar o mercado é algo essencial para converter novas vendas. Com isso, o funil de conversão age como um coletor de informações referente as desistências de compras do seu site. Portanto, busque verificar a raiz daquele problema, o porquê dessa situação ter ocorrido. Na maioria das vezes, investir e estruturar um funil de conversão corretamente pode ser a saída para alavancar suas vendas e direcionar o produto para um grupo específico.

As fases do funil de conversão

O processo de funil de conversão possui diversas fases, cada uma com seu objetivo primário e um processo a ser concluído para iniciar a próxima fase. Ao se concluir todas as fases, teremos o cliente finalizando a compra.

1. Geração de Leads

Aqui é onde começamos o processo. Utilizando estratégias de marketing para atrair novos leads, começamos a somar o máximo de leads possíveis, que irão passar para a próxima parte do processo de conversão.

2. Qualificação de Leads

A qualificação é para auxiliar a entender quais leads estão na sua lista por impulso, e quais realmente estão interessados no que você tem a oferecer. O preenchimento de um formulário ou contato direto com esses leads é a forma mais efetiva de entender as intenções desse cliente. Aqui ainda não é para ser efetuada a venda, somente entender melhor o seu lead.

3. Apresentação de seu produto ou serviço

Já compreendendo bem o seu lead e o perfil dele, sua equipe de vendas tem o espaço que precisa para entrar em ação com tranquilidade. O trabalho nessa etapa é mostrar aos leads que o que você tem a oferecer é exatamente o que os leads buscam.

4. Amadurecimento

Nessa fase, ocorre o amadurecimento de seu lead, para que ele entenda o real valor do seu produto ou serviço. Aqui, ele irá comprar sua proposta com a concorrência e refletir sobre os prós e os contras. Essa fase deve ser acompanhada para auxiliar na conversão desse lead, porém o acompanhamento deve ser leve, somente tirando dúvidas dos leads.

5. Negociação

Caso um lead esteja bem atraído por sua proposta, ele começa a tentar negociar para tentar abaixar os custos para o lado dele. Firme sua posição sobre o preço dado ao produto ou serviço, reafirmando o valor que ele tem, sua experiência com esse processo e fazendo que ele entenda o potencial que aquilo tem para ele.

6. A conversão do lead

O fechamento é a parte mais importante do negócio. Não esconda nada sobre o processo, seja claro e transparente para que o lead se sinta confortável. Aqui, o lead irá finalizar o processo e ser oficialmente um cliente.

Cadastros Obrigatórios

Como citamos anteriormente, o foco é amenizar qualquer procedimento que leve tempo e solicite informações dos usuários. Para isso, o ideal é eliminar os cadastros obrigatórios e facilitar o máximo possível.

Atualmente, os sites aderiram uma nova estratégia de fidelizar o visitante, no caso são as instalações de plugins, sendo um notificador de novas publicações ou produtos liberados. Essa estratégia prontificou como eficiente, pois elimina qualquer solicitação de informação do usuário, seja CPF, RG, idade, e-mail e outros.


Para finalizar, podemos concluir que a utilização de funil de conversão é uma estratégia interessante para fidelizar novos clientes e proporcionar mais liberdade para os visitantes do site. Contando com um sistema inteligente, sempre em busca de converter os consumidores de produtos ou conteúdos digitais.

No entanto, alguns cuidados podem ser levados em conta, como eliminar cadastros supérfluos e contratempos desnecessários. O ideal é deixar a visualização o mais prática possível, além de investir em um grupo específico de consumidores, pois suas chances de conversão serão maiores, além de contar com um público fiel.

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