Gratidão: Desperte esse sentimento na sua empresa

Gratidão é um sentimento muito poderoso e importante para o convívio social e pessoal de cada um e, quando pensamos nisso, muitas empresas tentam ao máximo desenvolver esse tipo de sentimento dentro de seus domínios e política interna.

Mas, embora seja uma excelente forma de promover o bem e fazer com que as pessoas se sintam melhor referente a sua marca, essa tarefa não é nem um pouco simples e fazer com que se sintam assim pode ser mais desafiador do que se imagina.

Porém, é uma atitude válida que deve ser buscada ao máximo, independentemente se estamos falando sobre uma grande logística ou uma empresa de consultoria ambiental. Isso porque sempre é necessário que se viva sendo mais grato a tudo.

Com esse pensamento em mente, o texto de hoje desenvolverá como a sua empresa pode tentar desenvolver a gratidão em seu colaborador, principalmente em termos de saúde e bem estar, e como cada um pode fazer para valorizar o lado bom das coisas.

A gratidão nada mais é do que um sentimento que cria um bem estar e uma sensação de agradecimento por algo que aconteceu, podendo estar ou não relacionado a sua vida pessoal, com sua família e amigos, ou a profissional, em sua empresa de tradução juramentada.

Tal sentimento nos permite valorizar aquilo que é bom e agradecer por tudo de positivo que acontece conosco e, mesmo quando algo negativo vier a ocorrer, saber apreciar a fase sem perder sua essência, pois, a vida é feita de bons e maus momentos.

Muitos acreditam que esse sentimento é transformador e, a forma como ele surge, pode variar e ser muito pessoal. Você pode ser grato por uma promoção na empresa, por acordar e estar vivo, ou até mesmo pelo simples fato de estar com saúde.

E uma coisa que nem todos fazem é agradecer pelo seu dia, pela sua vida, pelo seu emprego de gestão de frota de veículos, e estudos apontam que profissionais mais felizes, mais gratos, tendem a realizar um melhor trabalho e desenvolver melhores resultados.

Por essa razão, muitas empresas buscam melhorar o ambiente e a cultura de sua marca para promover esse sentimento em seus colaboradores, não só por causa do rendimento melhor, mas porque isso cria um clima de trabalho melhor para todos.

Os tópicos a seguir irão falar um pouco mais sobre a importância de ser grato, explorando seus benefícios e vantagens, assim como dicas de como uma empresa de segurança do trabalho, ou de qualquer outro ramo, pode ajudar seus colaboradores nessa jornada.

Sem mais delongas, confira.

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A importância da gratidão

Ter gratidão melhora a vida das pessoas de diversas maneiras, e muitas delas estão diretamente relacionadas à saúde, que pode ser influenciada de acordo com a forma como seu corpo e sua mente estão, e isso impacta tanto na vida profissional quanto pessoal.

Pessoas mais gratas tendem a se relacionar melhor com outras pessoas, desempenhar tarefas e ações de forma mais concentrada e assertiva, assim como vivem mais felizes, pelo simples fato de enxergarem o lado bom mesmo quando algo ruim acontece.

Isso significa que, mesmo que realize um exame de retorno ao trabalho, alguns benefícios podem ser usufruídos dessa atitude, como por exemplo:

  • Redução no nível de estresse;
  • Auto estima mais elevada;
  • Relacionamentos melhores desenvolvidos;
  • Saúde física melhor;
  • Maior otimismo.

Quando pensamos então no ambiente de trabalho, as empresas buscam cada vez mais melhorar o clima organizacional e, uma excelente forma de fazer isso é através de práticas e estratégias que tragam o colaborador para a essência do negócio.

É uma questão lógica, quando alguém está triste, deprimido ou seu ânimo não está dos melhores, é normal que seu rendimento no trabalho diminua e, quando isso acontece com frequência, pode acabar comprometendo alguns setores ou tarefas de sua empresa de medicina do trabalho.

Porém, empresas não preparadas e que não visam o bem estar do funcionário, além de não ter um ambiente tão propício para a saúde do mesmo, provavelmente irá puni-lo sem ao menos entender o que está acontecendo.

E, para garantir que a sua empresa saiba o que precisa ser feito e que promoverá gratidão para seus colaboradores, é só ler o tópico a seguir, onde algumas dicas serão disponibilizadas e que podem ser de grande ajuda.

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Promovendo gratidão

Agora que ficou um pouco mais claro como é importante que sua empresa de portaria e limpeza, assim como de outros ramos também, promova gratidão, chegou o momento de entender como fazer isso na prática. Confira os tópicos a seguir.

01 - Promova as conquistas dos funcionários

Por menor que seja a maneira de comemoração ou de validação, o ser humano gosta de atenção e gosta de ver que as pessoas, inclusive aquelas que são importantes para elas, estão vendo suas conquistas. O reconhecimento é muito importante.

Portanto, sua empresa deve buscar maneiras de mostrar para o funcionário que ele importa e que suas conquistas devem sim ser comemoradas e que fazem parte da empresa, que a organização se sente bem por tê-la ajudado a chegar onde está.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, pode ser um e-mail mostrando todos aqueles que conseguiram uma promoção por causa do esforço, pode ser através de uma bonificação em dinheiro como até mesmo um dia de folga. Estude as maneiras que possam fazer isso e que reflitam a realidade do seu negócio. Apenas não deixe passar em branco.

Uma empresa de portaria pode realizar um café com as pessoas que foram promovidas, ou até mesmo incentivar que o setor faça uma pequena comemoração no dia com as pessoas que conquistaram algo. Acredite, isso faz a diferença.

02 - Alinhe metas com os colaboradores

Quando falamos em metas, deve ficar bastante claro que nem sempre as metas da empresa são as mesmas que dos colaboradores e, apesar de algumas serem estipuladas, elas estão ligadas a produtividade, não a gratidão.

Porém, quando as pessoas estão focadas no trabalho, muitas delas sentem-se bem quando um objetivo é conquistado e, se alinhado com as pequenas conquistas que foram mencionadas no tópico anterior, isso apenas impulsiona ainda mais esse sentimento.

Sem mencionar que, quando um funcionário consegue atingir várias metas, ele demonstra um melhor desenvolvimento tanto pessoal quanto dentro da organização, podendo ser enxergue certo potencial dentro dele, o aproximando de uma bonificação ou promoção.

Por isso, é importante que os responsáveis de cada setor estejam acompanhando de perto tal evolução, pois, isso gerar um poderoso sentimento de gratidão no funcionário, principalmente o mesmo consegue se superar após certos desafios e obstáculos.

03 - Auxilie com programas corporativos

Se tem uma coisa que faz as pessoas se sentirem mais gratas é quando lhes é dada uma oportunidade de subir na vida. Por isso, uma excelente forma da sua empresa promover mais gratidão no seu ambiente corporativo é através de alguns programas que visem esse tema.

Uma bolsa para a faculdade para algumas pessoas que conseguem resultados melhores é um excelente exemplo de como promover gratidão e ainda sim conseguir produtividade dentro da sua organização, ou até mesmo cursos e treinamentos de capacitação.

Sua marca tem que ter em mente que deve preparar o colaborador para o mercado de trabalho, não apenas para a sua empresa. Quanto melhor o funcionário for, mais grato ele será e é provável que não queira sair da empresa por se sentir bem pelas oportunidades que a mesma deu a ele.

Existem outros programas que promovem cursos menores, oportunidades de viagem, entre diversas alternativas. Basta que a empresa analise qual as possibilidades e qual mais faz sentido para a sua realidade de negócio.

04 - Promova o dia da gratidão

Por ser um sentimento extremamente poderoso, a gratidão pode ser promovida de diversas formas e, uma delas, é quando a empresa promove um dia para que os funcionários mostrem pelo que são gratos e ajudem a melhorar o clima e o ambiente organizacional.

Portanto, ter um dia no mês para isso pode ser extremamente positivo. Não é necessário parar a empresa inteira para isso e cada área pode fazer isso dentro do seu próprio setor. Isso faz com que as pessoas estejam mais abertas e que também melhore o relacionamento entre os colaboradores da área.

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Considerações finais

O texto de hoje abordou como o sentimento da gratidão é precioso e poderoso, mostrando os benefícios e vantagens de ser grato, a importância da sua empresa promover o máximo de gratidão possível, assim como promover isso dentro da organização.

Busque sempre entender que os colaboradores são humanos, não máquinas e que precisam ser estimulados e cuidados. Isso aumenta muito a vontade deles de produzir e criar uma empresa muito mais agradável. 

Portanto, pense em formas de fazer isso com a sua marca para que ela se destaque mais no mercado de trabalho e tenha pessoas mais engajadas e gratas trabalhando nela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, com a colaboração do Cr.Andrade em parceria da Agência de Marketing Digital Clikss Brasil onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

 

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