Impulsione suas vendas através das redes sociais

Estar presente nas redes sociais para muitas empresas pode ser um grande desafio. Isso por que não basta estar nas redes sociais, é preciso ir além e ser visto. As redes sociais são mais que apenas curtidas e seguidores, elas servem também para auxiliar muitos consumidores que procuram por determinadas opiniões de produtos e serviços.
Saber utilizá-las corretamente faz a total diferença e pode trazer resultados positivos para a sua empresa, já que você consegue melhorar o seu branding e ganha credibilidade perante os usuários.

Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a vender através das redes sociais.

Conheça o seu público.

É importantíssimo que você tenha conhecimento o seu público, qual a idade ele tem, sexo, em qual região ele vive, suas preferências e etc. Assim, você saberá exatamente o que entregar, evitando publicar conteúdos irrelevantes e que não tenha ninguém interessado.

Conhecendo o seu público você saberá em qual rede social a sua presença é interessante, pois de nada adianta estar presente em uma rede social totalmente jovem e o seu público for um pouco mais maduro.

Se você já descobriu o que seu público gosta, em quais redes sociais está presente, coletou várias informações relevantes, então você poderá fazer um planejamento de conteúdo, pensando e preparando posts interessantes, anotando os locais e dias e horários que serão compartilhados, isso ajuda e muito na organização. Mais que isso, você pode planejar ações baseadas neste público, tentando entender e prever possíveis situações que podem afetar ou favorecer a sua marca.


Tenha uma meta.

Ter uma meta sobre o que você deseja atingir/conquistar pode servir também como uma motivação. Por exemplo: aumentar as vendas de determinado produto. Através de que forma você atingirá este objetivo? Quanto tempo levará? Com base nisso você saberá o que é preciso alcança-la e de que forma fará. Seus esforços para conquistar a meta, serão maiores.

 

Analise constantemente.


Faça uma análise dos concorrentes, verifique se eles estão presentes nas redes sociais, qual o tipo de comunicação que eles utilizam. O que costumam postar e com qual frequência. Assim, você conseguirá ter uma ideia sobre o tipo de postagens a se fazer, o tipo de comunicação para se utilizar, a frequência para realizar as postagens, enfim, você saberá qual caminho seguir.

Se planeje.

Tenha planejado o que e quando, você gostaria de postar nas redes sociais, lembre-se de manter uma periodicidade nas postagens, pois isso ajuda a manter suas redes sociais sempre atualizadas. Fique sempre atento para não postar sobre temas que não estejam alinhados com a sua marca e que de certo modo irão transmitir imagens negativas para o público. Caso seja conveniente e você decida postar temas polêmicos seja cauteloso, isso pode gerar comentários ruins.

Se relacione.

Manter o engajamento do seu público é essencial nas redes sociais, tenha ações criativas, que estimulam a interação e o engajamento dos seus seguidores, se ele te mandar uma mensagem, responda, tire as dúvidas, seja educado e esteja sempre à disposição caso ele precise de mais informações, se ele comentar em alguma postagem sua, também responda mesmo que seja um comentário negativo. Faça com que o público se sinta importante, faça com que eles percebam que significam algo para a empresa. Não deixe ninguém sem resposta, afinal, ninguém gosta de ficar falando sozinho. Redes sociais são propícias a utilização de emoticons/emoji, só não vale exagerar né?! Seja cauteloso. 

Mensure.


Saber os seus resultados é essencial. Faça uma mensuração das ações realizadas, assim você saberá quais foram as suas ações que tiveram um melhor desempenho, o que lhe trouxe maior interação e respostas, entender os pontos fortes e fracos, os caminhos a se seguir e os caminhos a se evitar. Além de saber se o seu método de divulgação é eficaz ou não.

Arrisque-se. 

Cada rede social tem funções e características que as diferem das demais, sabendo aproveitar e explorar a fundo cada uma delas, você verá os resultados.

Para marcas que vendem pela internet, existem redes sociais como o Instagram,que facilitaram a venda direta de produtos. Isso porque a rede social possui uma função chamada de Instagram Shopping. Quando uma imagem é postada, você pode adicionar marcações dos produtos que estão na imagem, adicionando o nome e valor do produto, e um link do site que vende o produto marcado. Isso reduz o tempo gasto respondendo a perguntas de preço e local de compra.

Ainda dentro desta rede social, outra função que pode ser explorada é o Stories. Espaço onde é possível o compartilhamento de imagens que serão exibidas por no máximo 24h. Como é uma área com tempo de vida útil, você pode ousar mais, vale utilizar enquetes, emoticons, cores, adesivos, gifs e outras funções que podem deixar seu produto ainda mais descontraído e atrativo.

No Facebook você pode aproveitar da função de transmissão ao vivo, para mostrar um evento de lançamento de um produto, um curso ou um sorteio por exemplo. Utilizando a criatividade você saberá como utilizar as funções a favor da sua marca.

Essas são apenas algumas ações que você pode executar e que irão ajudar a sua marca a se posicionar melhor na internet e aumentar o branding, com essas ações consequentemente as suas vendas irão aumentar gradativamente. Os poderes e benefícios das redes sociais começarão a ser notados, dificilmente você conseguirá deixar de investir esforços e orçamentos para este meio.


Esperamos que com estas simples dicas, você possa entender melhor como as redes sociais possa te ajudar a realizar ações melhores nas redes e que tragam bons resultados para a sua empresa

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