Infoprodutos: Como Definir o Preço do Seu Curso Online

Os infoprodutos são produtos digitais que ensinam os consumidores a fazerem alguma coisa. Sua intenção é transmitir conhecimento de maneira organizada, resolver uma necessidade, entreter e gerar engajamento.

Eles estão cada vez mais populares na internet por conta da revolução do meio digital e da aceleração da educação online. São ótimas opções para quem quer adquirir uma nova habilidade, pagando um preço mais acessível.

Na outra ponta, os infoprodutos são capazes de atender o empreendedor que possui um conhecimento específico e que pode monetizá-lo para criar uma renda extra ou até mesmo viver dessa forma.

Existem diferentes tipos de materiais que podem ser elaborados e vendidos na internet, como um e-book, podcasts, audiobooks, vídeos tutoriais, videoaulas, mentoria online, entre outras possibilidades.

Além disso, várias áreas são contempladas, como dinheiro e finanças, saúde e emagrecimento, relacionamentos e assim por diante.

Quem está começando a criar seus infoprodutos podem ter algumas dúvidas, e elas precisam de um esclarecimento para que o empreendimento funcione.

Pensando nisso, este texto vai mostrar os diferentes métodos de precificação em um curso online, como analisar a concorrência, como definir o valor percebido do curso, o que fazer para calcular os custos de produção e quais são as estratégias de precificação.

Métodos de precificação para curso online

Para precificar o curso online, o primeiro passo é avaliar os custos que ele envolve, e entre os aspectos que devem ser considerados estão:

  • Produção de conteúdo;
  • Hospedagem;
  • Marketing;
  • Suporte.

Os gastos com produção de conteúdo consideram o tempo e o esforço para desenvolver o material, como criação de materiais extras, gravação de vídeo e elaboração de slides.

Se um curso de acompanhante de idoso utiliza uma hospedagem, como plataforma de ensino online, o criador do conteúdo precisa considerar os custos mensais ou anuais para hospedá-lo.

Também é muito importante incluir gastos com publicidade, estratégias de marketing digital para divulgar o curso e produção de materiais promocionais.

Por fim, o suporte ao cliente também exige tempo e dedicação para que os alunos possam ter acesso a um atendimento de qualidade.

O segundo passo para precificar o curso online é conhecer o público-alvo, de modo a compreender suas necessidades, desejos, expectativas e condições financeiras.

Conhecer essas informações é importante para definir um preço aceitável e compatível com o valor entregue.

O criador do curso online também precisa analisar o valor percebido pelo público, pois ele se refere à percepção de benefícios e resultados que o aluno terá ao adquirir o conteúdo.

Depois de levantar essas informações, o empreendedor pode definir uma estratégia de precificação baseada nos custos, na concorrência, no valor percebido e nas características do público-alvo para cobrar um valor justo e acessível.

Como analisar a concorrência?

Para definir o preço de um curso de cuidador de idosos presencial, a escola deve fazer uma análise de concorrência, e a mesma circunstância se aplica ao precificar um curso online.

O primeiro passo é definir quem é o concorrente do negócio, e além de incluir as empresas que oferecem o mesmo tipo de curso, é necessário considerar aquelas que buscam o mesmo público.

Em seguida, o empreendedor vai estabelecer seu objetivo ao fazer a análise, como examinar os preços ou as campanhas de e-mail marketing das outras plataformas que oferecem os mesmos serviços.

Também é importante escolher os aspectos que serão analisados, como o volume de tráfego dos outros canais que oferecem o curso, a frequência das publicações, entre outros pontos relacionados.

Só então o criador do curso poderá determinar seu método de pesquisa e escolher uma metodologia para analisar as características mais importantes do negócio.

Como definir o valor percebido do curso?

É essencial definir o valor percebido do curso e garantir um preço justo para os alunos, e uma boa dica para fazer isso é pesquisar preços de cursos semelhantes para compreender o valor praticado no mercado.

Por exemplo, para vender um e-book sobre acupuntura veterinária domiciliar, o criador do conteúdo deve estabelecer um preço que reflita o valor de seu trabalho e conhecimento, mas que seja acessível para as pessoas.

Também é interessante oferecer diferentes opções de pagamento, como descontos à vista ou parcelamento, pois eles atraem mais alunos.

O criador do curso precisa estabelecer um bom relacionamento com os usuários e estar atento aos feedbacks e sugestões, visto que ajudam a melhorar a qualidade do material.

Isso também ajuda a fazer os ajustes necessários no valor cobrado, considerando as necessidades e expectativas dos estudantes.

Como calcular os custos de produção?

Calcular os custos de produção é importante para trabalhar um valor em cima dela e evitar prejuízos. Só que um dos erros mais comuns entre os desenvolvedores de infoprodutos é pular essa etapa.

Por exemplo, supondo que alguém criou um curso online para colocação de piercing masculino tragus trabalhando em casa, deverá considerar os custos de sua instalação e dos equipamentos usados.

Mesmo que o infoprodutor não inclua o preço total do material, precisa calcular seus custos pelo tempo de utilização, e uma maneira de fazer isso é se basear no preço do aluguel dos equipamentos.

Também é recomendável incluir gastos com aluguel, internet, energia elétrica e manutenção das máquinas. Outros pontos também fazem parte desse cálculo, como a hospedagem de sites, comissão de afiliados (se houver), entre outros.

Estratégias de precificação psíquica

A psicologia do preço reúne diversas estratégias de precificação que ajudam a aumentar as vendas. Entre as melhores opções estão:

Ancoragem de preço

A psicologia mostra que determinados números influenciam inconscientemente o consumo, e na ancoragem, o valor de um produto mais caro próximo a um produto mais barato traz a ilusão de que a opção mais em conta é mais justa.

Mesmo que esse produto tenha um valor caro, se estiver perto de outro item com valor maior, vai convencer o consumidor a comprá-lo.

Preços terminados em 7 e 9

Uma casa de recuperação de drogados pode usar a estratégia dos 0,99 centavos em sua mensalidade, uma vez que a diluição de 0,1 centavo torna o preço mais atrativo para o cliente.

No entanto, o número 9 está sendo substituído pelo número 7. Por exemplo, em vez de cobrar R $99,00 por um produto, a empresa pode cobrar R $97,00. Isso porque, ao visualizar o número 99, automaticamente o cliente interpreta como 100.

A intenção dessa técnica de preço é atingir o subconsciente das pessoas para que pensem que os valores e descontos são mais vantajosos.

Comparação entre 3 produtos

Quando os clientes são apresentados a dois produtos similares, mas com preços diferentes, muitos acabam optando pelo mais barato.

Um fornecedor de gelo em cubos pode incluir uma terceira opção porque ela complica a decisão de compra, fazendo com que a maioria dos clientes escolha o produto mais caro, devido à sensação de fazer o melhor negócio.

Descontos com um bom motivo

As liquidações e promoções são ótimos recursos de marketing e geram grandes impactos nas vendas, mas é possível maximizar os lucros que as promoções rendem.

O primeiro passo é relacioná-las a eventos específicos, novos designs, novos lançamentos, aniversários, feriados e datas especiais.

Só que o cliente não pode ter a impressão de que vai conseguir um desconto nos produtos por qualquer motivo, pois isso acaba depreciando a reputação da marca e provoca o efeito contrário daquele que a organização quer alcançar com a promoção.

Um lar particular para idosos que está com desconto na matrícula precisa fazer com que as pessoas entendam que o desconto é único e que elas devem aproveitar.

Mas se tudo isso não tiver um bom motivo, o consumidor pode pensar que a promoção é algo rotineiro na loja e que poderá aproveitá-la em outro momento.

Outra coisa importante é limitar a disponibilidade da promoção e definir uma data limite, e esse período não deve durar muito tempo.

Um fim de semana é o máximo de tempo em que a organização pode baixar os preços, pois isso faz com que as pessoas realmente queiram aproveitar.

Ao fazer isso, um fabricante de película térmica automotiva 3m vai encorajar uma ação imediata por parte dos consumidores. Mas se a companhia der mais de 3 dias, acaba aumentando as desistências e o público se esquece da promoção.

Considerações finais

Os infoprodutos são uma opção cada vez mais popular na internet, pois possibilita o acesso a habilidades e informações importantes para as pessoas, por um preço mais acessível.

Mesmo sendo uma solução mais barata do que muitas outras opções de conteúdo, ainda assim é um tipo de produto rentável, desde que o infoprodutor saiba precificá-lo.

Uma precificação justa é aquela que atende às possibilidades do cliente, sem desvalorizar os custos de produção necessários para oferecer algo de qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Não perca as melhores dicas para seu negócio decolar!
Preencha abaixo e receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.